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Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.

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1 Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert

2 Videoaula 7 CUSTEIO VARIÁVEL

3 3 Nesta metodologia, apropriam-se aos produtos e/ou serviços somente os custos variáveis, sendo que os custos fixos são separados e considerados como despesas do período. Os custos variáveis são, em geral, características intrínsecas dos produtos/serviços, ou passíveis de identificação, uma vez que representam os componentes (insumos) diretos dos produtos e/ou serviços. Como resultado disso, tem-se que a mensuração dos custos dos produtos e/ou serviços é composta de menor arbitrariedade e de melhor comparabilidade que a sistemática do custeio por absorção. Definição e origem do custeio variável

4 4 Necessidade de análise da rentabilidade dos produtos e/ou serviços isenta de subjetividade. Foca no “não rateio” dos custos. Alguns argumentos favoráveis a esta metodologia:  Os custos fixos pertencem à empresa  Subjetividade dos critérios de rateio  O custo depende do volume de produção Definição e origem do custeio variável

5 5 MC = Preço de Venda – Custo Variável Representa a capacidade que o produto tem para cobrir Custos Fixos e contribuir para o lucro do período Vendas........ (-) CV........ = MC........ (-) CF........ = Lucro........ Demonstração do Resultado Margem de Contribuição

6 6  Não é aceito pelo fisco brasileiro;  Apropria somente os custos variáveis (ou diretos) aos produtos e/ou serviços;  Não atende aos conceitos de administração por responsabilidade, uma vez que não aloca custos aos departamentos;  Não possui subjetividade quanto a alocação dos custos diretos aos produtos e/ou serviços;  Atende aos aspectos gerenciais voltados para o âmbito econômico de curto prazo; e  Devido a simplicidade, é de fácil entendimento por parte dos tomadores de decisão. Principais características do custeio variável

7 O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Itens de custo Produto (cerâmica) ABCD Massa28.12518.75026.25011.250 Esmalte11.4007.60013.3005.700 Mão-de-obra direta22.50018.00015.7509.000 Total62.02542.35055.30025.950 7 Custos diretos de produção Quadro 17 – pág. 115

8 O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Itens de custo Produto (cerâmica) ABCD Massa28.12518.75026.25011.250 Esmalte11.4007.60013.3005.700 Total39.52526.35039.55016.950 Quantidade Total (m 2 )30.00020.00035.00015.000 Custo Variável ($/m 2 )1,3175 1,1300 8 Custos variáveis de produção Quadro 18 – pág. 115

9 O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Produto (cerâmica) ABCD Preço de Venda Unitário6,804,805,203,70 Custo Variável ($/m 2 )1,3175 1,1300 Margem de Contribuição5,48253,48254,07002,5700 Ordem1º3º2º4º 9 Margem de Contribuição unitária por produto Quadro 19 – pág. 116

10 O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Ordem de Lucratividade Produto ABCD Rateio dos custos indiretos com base na MOD 2º4º1º3º Rateio dos custos indiretos com base na Massa 1º3º2º4º Rateio dos custos indiretos com base na soma dos custos diretos 2º3º1º4º Custeio por Absorção com Departamentalização 1º3º 2º4º Custeio Baseado em Atividades 2º3º1º4º 10 Resumo: Quadros 20, 21 e 22 pág. 117 e 118


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