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Como se faz uma tese? Curso Metodologia de Pesquisa - Aula 3 Gilberto Câmara.

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Apresentação em tema: "Como se faz uma tese? Curso Metodologia de Pesquisa - Aula 3 Gilberto Câmara."— Transcrição da apresentação:

1 Como se faz uma tese? Curso Metodologia de Pesquisa - Aula 3 Gilberto Câmara

2 O que é uma Tese de Doutorado? Título de referência oferecido pela Universidade Doutor  aprendeu a fazer pesquisa  realizou uma contribuição em seu campo  sabe comunicar seus resultados de forma efetiva  pode orientar alunos em trabalhos científicos  Com excelência em sua área de atuação Doutorado  90% transpiração, 10% inspiração

3 O que é uma Dissertação de Mestrado? Título de qualificação técnico-científica Mestre  domina as técnicas de investigação  produziu um resultado novo (ou relevante)  comunicou seus resultados de forma efetiva Diferença entre Mestre e Doutor  tempo de investigação  profundidade da pesquisa  qualidade da formação Mestrado nos EUA  parte de um programa de Doutorado  qualificação adicional à graduação (1 ano) – Diploma Thesis

4 Mestrado no Brasil História  Cursos de mestrado para suprimir a demanda por formação avançada  Aparece antes do doutorado (INPE: MsC – 1974, Dout – 1999)  Processo intermediário na formação de doutores Mestrado no Brasil, doutorado no Exterior Processo Atual  Disponibilidade de doutores (cerca de 6.000 doutores/ano)  Redução de bolsas para o exterior  Criação de cursos de doutorado no Brasil

5 Dilema da Pós-Graduação no Brasil Objetivo da pós-graduação  Formação profissionais de excelência Exterior  Grupos de pesquisa avançados  Temas no estado-da-arte  Publicação facilitada Brasil  Como é que avaliamos a pós-graduação no Brasil?  Qual é o valor das teses e dissertações no Brasil?  Como sabemos se a tese tem valor?

6 Doutores para que? Exterior (EUA, Europa, Japão, Coréia)  Maior parte dos doutores não está na academia  Indústria absorve 50% a 70% dos doutores Brasil  Maior parte dos doutores tem destino acadêmico Raiz do problema  Globalização – empresas concentra P&D em poucos centros, e fabricação em outros lugares  Fabricação – onde fica mais barato  P&D – onde há clima de inovação (concentração de recursos)

7 Quem faz P&D no Brasil? Estatais ou ex-estatais  Petrobrás, Embrapa, Vale, Embraer Centros de pesquisa de multinacionais  Aproveitam profissionais qualificados (Campinas, Curitiba, São Carlos) Empresas privadas  Joint-ventures (capital brasileiro, tecnologia importada)  Pólos tecnológicos (Campinas, SCarlos, SJCampos)  Em muitos casos, não há desenvolvimento próprio

8 Potencial Enorme da Pós-graduação Brasil  Tem 100.000 alunos de pós-graduação  2/3 Mestrado, 1/3 Doutorado Potencial emergente de qualidade Dilemas  Política industrial – absorção de doutores pela indústria  Política científica – qualidade dos formandos

9 O Valor de uma Tese/Dissertação Contribuição para a sociedade?  Resultado da aplicação de uma metodologia Mapeamento de uma área sem informação  Benefício direto para a comunidade Conteúdo inovador?  Aplicação em si não é o mais importante  O que é importante é avançar na metodologia Qual é o produto da tese? Documento ou aluno?

10 Para que se faz pós-graduação? Produção de teses e dissertações  Componente fundamental no avanço do conhecimento e nas aplicações da ciência Formação de pessoal com qualidade  Experência modeladora de como fazer P&D  “Risco” Exigir demais do aluno de PG Submestimar o potencial do candidato

11 Contribuição ou Inovação? Mais importante  O quanto o assunto exige de você Contribuição para a sociedade  Não pode reproduzir “algo pronto”  Mais importante – formular uma hipótese (fazer as perguntas certas) Inovação  “epsilon paper” – contribuição incremental minúscula  Muitas situações – correndo poucos riscos

12 Um caso concreto Dissertação de Mestrado  Mapeamento de Cobertura de Solo em Áreas de Montanha usando Imagens de Alta Resolução Passos  Análise de produtos de restituição digital  Imagens Quickbird  Segmentador + Classificador (e-cognition) Resultado “não deu certo”  Interpretação Visual Produziu um mapa de uso de solo  Indicador de sensibilidade ambiental Uso de AHP para cruzamento de mapas

13 Análise do Trabalho Qual a hipotese que serviu de base para o trabalho? Ou seja, o que estamos querendo demonstrar ou explicar? Caso genérico  Mostrar a potencialidade do sensor X para a aplicação Y na área Z  Mostrar o potencial das imagens de alta resolução para áreas de conservação  Quais os limites do uso de imagens de alta resolução para mapear áreas de conservação em regiões montanhosas?

14 Análise do Trabalho O que há de diferente com uma imagem de alta resolução?  Resolução radiométrica (aquisição digital)  Dados multiespectrais de alta resolução (?)  Novas metodologias de classificação digital Uso de segmentadores

15 Análise do Trabalho Como a hipótese feita avança o conhecimento? Que explicações anteriores são refutadas e/ou ampliadas pelo trabalho? Idéia – Novas técnicas de classificação  Classificação orientada-a-objetos  Entender porque funciona? Faltou espírito crítico (aceitar a “caixa-preta”) Problema típico  Predominância da relevância sobre a excelência  Reprodução x inovação

16 Dilemas do Aluno de Pós-Graduação Comprometimento com financiadores  Querem um resultado final Posicionamento com relação ao orientador  Aceitar as diretrizes de pesquisa sem questionamento  Qual é o tamanho do risco que você quer correr? Ênfase no conteúdo inovador  Medida – publicação indexada Revista científica ou congresso com política editorial  Avaliação externa

17 Análise do Trabalho Nas Conclusoes: (c) Como os resultados produzidos corroboram a hipotese postulada no inicio? Os experimentos conduzidos foram propostos de forma a poder refutar a hipotese de base?

18 Análise do Trabalho O que, afinal, foi produzido como corpo de conhecimento? O objetivo proposto foi alcancado? Quais as limitacoes das solucoes propostas? Qual o poder de generalidade do resultado?

19 Porque Fazer uma Tese? Perspectiva do aluno  Como parte de um aprimoramento profissional Profissional qualificado para o mercado Pesquisador Perspectiva do orientador  Teses e dissertações são base de novos resultados de pesquisa  Suporte a publicações e protótipos Perspectiva da ciência  Reprodução do conhecimento exige esforço e produção própria  Formação de escolas

20 Como NÃO fazer uma Tese? Desenvolver idéias sem coloca-las no papel Esperar que outros façam sua tese Acreditar que seu orientador tem a solução do seu problema Não acreditar na visão geral do seu orientador Tentar resolver todos os problemas do mundo num único documento Achar que não há mais nada para ser investigado Achar que alguem já resolveu seu problema antes

21 Como NÃO fazer uma Tese? Reduzir a tese a um protótipo computacional Reduzir a tese a uma aplicação de técnicas já estabelecidas Não estabelecer um vínculo entre teoria e prática no seu documento Não considerar que a pesquisa é atividade cooperativa

22 Atitude de Pesquisador Busca racional do conhecimento Generalizar  base de teorias explanatórias  conhecer os limites de seu reducionismo Manter a mente aberta  Lutar para encontrar as perguntas certas  Discutir suas ideias com seus pares

23 Tipos de Tese e Dissertação Pesquisa Exploratória  forte componente teórico  avançar os limites do conhecimento Pesquisa Explanatória (teste)  encontrar os limites e aplicações de teorias estabelecidas Pesquisa Dirigida  identificar problema a ser resolvido  solução pode ser interdisciplinar

24 Comunicando suas Idéias Escreva papers  submeta revistas e conferências  mande cópias de versões iniciais para colegas diminua o ciclo de comunicação Faça apresentações  Reúna um grupo de colegas  Organize um conjunto de seminários

25 Questões Psicológicas Você vai ficar exausto Você vai sentir-se isolado Você vai odiar seu assunto de tese Você vai ficar frustado a ter de se limitar a um tema Você vai ter “bloqueio de escritor” Você vai ficar mais interessado ao perceber que conhece o tema melhor que seu orientador Solução: estabeleça um grupo de suporte

26 Como gerenciar seu orientador? Expectativa do orientador  que o aluno seja independente  que produza escritos de qualidade  que seja a força motriz do relacionamento Dicas  conquiste sua atenção com resultados periódicos  mantenha-o informado sobre seus avanços  envie a ele versões preliminares de seu trabalho

27 O que você terá no final Uma tese completa com qualidade acadêmica Papers publicados em conferências internacionais Maior experiência profissional Um sentido de realização pessoal e profissional

28 Algumas Questões que Toda Tese Deveria Responder Qual a hipótese que serve de base para o trabalho? O que estamos querendo demonstrar ou explicar ou construir? Como a hipótese feita avança o conhecimento? Que explicações anteriores podem ser refutadas e/ou ampliadas se o trabalho tiver sucesso?


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