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UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE” O Programa Bolsa Família (PBF) integra uma estratégia política nacional de superação da fome e da pobreza econômico-social, visando assegurar a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas camadas populares. Nesse cenário, ações de educação nutricional crítica vêm se mostrando necessárias para se integrar ao PBF, no sentido de contribuir com a promoção da alimentação saudável numa perspectiva transformadora, articulada com a superação das desigualdades sociais e incentivadoras do saber e cultura popular. Com isso, o Projeto de Extensão Universitária “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta como um dos seus objetivos aprimorar as ações educativas inerentes ao PBF desenvolvidas em parceria com as comunidades de Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca, em João Pessoa-PB. As atividades educativas foram realizadas a partir do grupo comunitário “Lá Vêm Elas!” e tiveram como ponto de partida curiosidades levantadas pelas próprias participantes. Assim educadores populares, estudantes e docentes universitários criam ações visando fortalecer a consciência crítica e participativa, capaz de problematizar diversos temas, como: a higienização e manipulação dos alimentos, os mitos e tabus alimentares, o aproveitamento integral dos alimentos, e o direito a alimentação. Para debater tais questões, foram utilizadas estratégias incentivadoras da criatividade, como a elaboração de uma esquete de rádio interativa, demonstrações de receitas, dinâmicas de reflexão e integração, painéis educativos e rodas de conversa, onde a capacidade de análise e elaboração de pensamentos por parte dos comunitários eram estimuladas.  Durante este período, surgiram dificuldades como a falta de recursos para um melhor desenvolvimento de determinadas atividades e a discreta participação da USF no desenvolvimento do grupo. Tal situação foi superada pela vontade de progredir presente em cada uma das participantes, assim como o empenho dos estudantes em prol da qualificação do grupo como mais um elemento para a transformação da difícil realidade social da comunidade. Certamente, podemos afirmar que o grupo logrou sucesso em consolidar um coletivo de convivência comunitária, permitindo criar espaços de diálogo e participação social naquele território, estimulando uma nova percepção do cuidado em nutrição e da educação nutricional, mais imbuída de criticidade e geradora de autonomia. O grupo continua ocorrendo quinzenalmente, e por demanda das próprias participantes vem irradiando para outros setores do local, com pouca cobertura de assistência a saúde, o que corroborou também para a decisão de criar uma associação de moradores. TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB Islany Costa Alencar¹; Renata Duarte Moreira²; Maria das Dores Costa Brito³; Pedro José Santos Carneiro Cruz 4. 1Estudante UFPB; 2 Estudante UFPB; 3 Mestrando UFPB e Educador Popular; 4 Educadora Popular ALGUMAS CONSIDERAÇÕES CONTATOS: Islany – lany_alencar@hotmail.com; Blog- pinabufpb.blogspot.com; pinab.ufpb@gmail.com CONTEXTO INSPIRADOR CAMINHOS PERCORRIDOS REPERCUSSÕES Atividades realizadas O PINAB busca, junto à população, uma melhor reflexão e compreensão do processo saúde- alimentação. Esta experiência gerou um aprendizado mútuo e contínuo, re-alimentando a disposição de seus protagonistas em elaborar ações transformadoras do PBF e da realidade sócio-econômica ali vivenciada. Grupo comunitário e estudantes da UFPB ACERVO: PINAB,2009 ACERVO: PINAB,2010 ACERVO: PINAB,2009


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