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PublicouDina Pinto Gil Alterado mais de 8 anos atrás
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Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior e exterior. Constituem elementos de uso quotidiano e imediato.
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Funciones do mobiliário urbano Delimitar. Separar ou conectar. Sinalar o identificar. Isolar. Apoiar o descanso e as funções fisiológicas. Iluminar. Apoiar a manutenção da limpeza. Informar e comunicar. Estabelecer adequadas relações de escala entre o homem e o espaço.
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Classificação do mobiliário urbano Utilitária: hidrantes, bebedouros, tomadas de energia, bancos, caixas de correio, telefones. Comunicativos: itinerários de ónibus, rótulos de ruas, planos de cidades, sinais de trânsito, anúncios, carteis, sinalizações. Recreativos: suportes luminosos que brindam imagens ou cine. Sanitários: lixeiros, cinzeiros. Estéticos: esculturas, fontes, canteiros, cercados, rejas.
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Utilitários
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Bancos
12
Luminárias
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Bebedouros
19
Comunicativos
20
Anuncios
23
Sinalética
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Carteis
27
Sanitários
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Cestos
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Estéticos
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Vasos
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Esculturas e fontes
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A escala urbana
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A natureza, perfeita obra de arte.
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Arte e desenho ambiental Inclui a obra artística, a gráfica e a sinalética. O desenho ambiental deve lograr novidade e surpresa. Estudar o efeito visual que se gera ou a capacidade da cena para atrair a atenção. As obras devem possuir valor artístico notável.
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O homem de bronze caracteriza o espaço. Escala humana.
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O médio natural como elemento escultórico.
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Formas vegetais modeladas até converter-se em obras de arte
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Reinterpretação do legado cultural de uma nação
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Tipos de iluminação - iluminação ascendente. - iluminação descendente. - iluminação pontual. - iluminação de sendeiros. - outros tipos de iluminação (de lua, contraluz)
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Iluminação descendente. Fundamentalmente para sítios de actividade nocturna. Para mitigar suavemente sombras duras produzidas por fortes escoras.
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Iluminação ascendente. Produze efeitos espectaculares quando se aplica sobre grandes árvores. Ideal para cobrir grandes superfícies sem deslumbrar ao observador.
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A Iluminação ascendente com projectores
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Iluminação pontual
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Iluminação de sendeiros. Esta técnica deve utilizar-se com subtileza e precaução pois seu efeito tende a acaparar a atenção do observador. Indicada também para a Iluminação de pequenas esculturas o prantas.
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Outros efeitos luminosos. Simula uma noite cheia de estrelas.
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Iluminação para jerarquizar acesos.
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Luz de fonte Podem iluminar ao ritmo da música Luz flutuante Espécie de borbulha
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Luz cascada Enfoca um sector. Também se localizam debaixo das cascadas.
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Se incrementa a sensação de profundidade
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Direccionalidade e movimento
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Se destacam zonas de interesse dentro de um conjunto
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Jerarquia do edifício
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Se produze a reflexão do volume na água. A Iluminação consegue destacar os acesos da edificação.
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Se destacam os elementos tipológicos do edifício
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Jerarquia da escala urbana. O relógio, o edifício y o ornamento dialogam e compitem.
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A luz destaca o entorno construído
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Luzes flutuantes
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A luz para ressaltar a forma arquitectónica
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Atmosfera de serenidade. Transição do espaço.
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Pavimentos Elementos de urbanização para revestir superfícies e lograr nelas firmeza, lisura, comodidade para o trânsito e permitir o aceso e uso dos espaços. A selecção do material depende do estilo do entorno construído, practicidade, custo, resistência ao desgaste, cor, textura, estética, entre outros factores.
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Classificação dos pavimentos Rígidos. (betão, pedra natural, loiças, cerâmicas) Semi-rígidos. (peças ou elementos estendidos sobre uma base e unidos com argamassa) Betuminosos. (flexíveis e contínuos, estendidos em camadas sobre base) Amortecedores de impacto. (peças o materiais soltos)
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Desenhos geométricos
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Combinação de materiais e cores em uma composição original
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Pavimento de roliços para sendeiros
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Pavimento natural de troncos. Para sendeiros.
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Loiças cerâmicas. Cor e textura.
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Muito útil para cobrir grandes áreas.
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Desenho e cor reforçam a direcção da circulação.
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A forma do desenho suaviza a distancia e move a circulação.
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Muito útil para cobrir grandes áreas. A mudança de cor evita a monotonia.
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A diagonal que se produz faz perceber menor a distancia em circulações muito extensas.
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Os pavimentos podem converter-se em elemento fundamental da composição.
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O pavimento consegue integrar a circulação ao médio natural.
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Superfície em movimento. Forma e cor.
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Ideal para zonas de jogo de crianças. Combina-se com outros materiais para os sendeiros.
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Os agregados soltos proporcionam sensações de repouso no ambiente.
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Melhora o conforto ambiental
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