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Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo

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Apresentação em tema: "Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
Danças Folclóricas e Populares Profª Danúbia Aires

2 Definindo conceitos Afinal o que é dança?
“ Apesar de parecer simples, o número de definições para a palavra “dança” é quase infinito. Isto mostra a complexidade e as divergências existentes nesta área.” (Neves, 1987)

3 “A dança em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só se extinguirá quando esta deixar de existir” (Faro, 1986)

4 Mas afinal o que é cultura?
Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

5 Cultura, segundo Jr. Ribeiro (1982) consiste num conjunto global de modos de fazer, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve.

6 A cultura é uma dimensão da realidade social, a dimensão não-material, uma dimensão totalizadora, pois engloba os vários aspectos da realidade do qual são construídas pelas ações dos próprios homens.

7 A Cultura Popular segundo Jr. Ribeiro (1982, p. 85).
(...) se considerarmos cultura como sendo do povo isso nos, permite assinalar que ela não pertence simplesmente ao povo, mas que é produzida por ele, enquanto a noção de popular é suficientemente ambígua para levar a suposição de que representações, normas, atos encontrados entre as classes dominadas são isso facto do povo.

8 Mas a cultura também segue o caminho do erudito, que se origina na burguesia, mas que inclui também setores intelectuais da pequena burguesia, privilegia o momento da produção, entendida como criação individual.

9 Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição
Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição. (CASCUDO, 1984).

10 Folclore A palavra Folclore provém do neologismo inglês folk-lore (saber do povo) cunhado por Williem John Thoms, em 1846, para denominar um campo de estudos até então identificado como "antiguidades populares" ou "literatura popular".

11 O estudo do folclore é fundamental para caracterizar a formação cultural de um povo e de seu passado, além de detectar a Cultura Popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época. Portanto, pode-se dizer que o estudo do folclore, devidamente planejado, selecionado e bem trabalhado, contribui para a formação cultural e patriótica de um povo.

12 A cultura popular é produzida pela classe trabalhadora que, através desta cultura, representam seus interesses e objetivos, não no consumo mercantil, mas na utilidade prazerosa e produtiva dos objetos e elementos culturais que cria.

13 Megale (2000), afirma que, além de trazer os benefícios culturais, o folclore ajuda também a compreender os problemas da sociedade, por refletir os conhecimentos aceitos pelos antepassados e transmitidos à geração moderna, que é ao mesmo tempo fiel ao passado e alerta às solicitações do presente. Para esse autor, o folclore preserva e sedimenta o principal distintivo de cada povo.

14 O folclore é o retrato da cultura de um povo!
Nesse sentido amplo de "saber do povo", a idéia de folclore designa muito simplesmente as formas de conhecimento expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade. Não apresenta autor conhecido, é obra do povo que a cria. As danças folclóricas e populares vão passando de geração à geração, valorizando e perpetuando a tradição de uma cultura.

15 Um pouco da história... Rudolf Laban (1990) conta que as danças folclóricas dos países europeus tem origem na idade média. Sendo provenientes dos bailes e danças campestres. O povo dançava a sua maneira, sendo o objetivo principal a diversão.

16 Danças Folclóricas Brasileiras
Segundo PINTO (1983), os folcloristas classificam as danças brasileiras por suas origens: De inspiração ameríndia ( indígena americana), como a caboclinha, caipó, cateretê e caruru ou cururu; De inspiração européia ( espanhóis, holandeses, portugueses), como bumba-meu-boi, chegança, quadrilha, chula, fandango e frevo; De inspiração africana, como baião, batuque, coco, jongo, maxixe, samba, congada e lundu, maracatu.

17 A maioria das danças folclóricas, se constituem dos significados que então estavam diretamente ligados a vida das pessoas: - Religiosos ( místicos); - Guerreiros ( as guerras faziam parte da vida de praticamente todos os povos durante um grande período histórico); - A produtividade nas colheitas.

18 Felícitas (1988) destaca que o folclore brasileiro, é sem dúvida, o mais exuberante e o mais original do mundo inteiro, devido a grande variedade dos povos que trouxeram as tradições dos seus países de origem, que vieram aqui se caldear com os índios.

19 Referência CORTÊS, Gustavo, Pereira. Dança, Brasil!: festas e danças populares/ Gustavo Cortês, - Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000.

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