A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SEVERINO CABRAL PORTIFÓLIO COORDENADORA: JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO SUPERVISORA: ÉRICKA ARAÚJO SANTOS BOLSISTA: GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS CAMPINA GRANDE - PB DEZEMBRO

2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA PIBID INTRODUÇÃO
INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA DAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO (1ª “B”) CONSIDERAÇÕES FINAIS AGRADECIMENTOS

3 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral localiza-se na Rua Gláuber A. Guimarães, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande/PB.

4 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

5 O PIBID... O programa tem por objetivo contribuir para a formação inicial de professores de Geografia desenvolvendo reflexões teóricas e ações que assegurem uma base sólida para a construção de uma prática pedagógica autônoma e sintonizada com as atuais necessidades do ensino desta disciplina, além da busca pela dinamização das aulas de Geografia através da atuação dos bolsistas com intervenções de acordo com o conteúdo do livro didático ministrado pelo professor regente, levando para sala de aula novas alternativas didático pedagógicas objetivando a desconstrução do conceito de Geografia pelos discentes, onde a maioria define como sendo uma disciplina voltada para o conhecimento de generalidades sobre os aspectos físicos e humanos sem utilidade prática em seu cotidiano.

6 INTRODUÇÃO A EEEM Severino Cabral está entre as escolas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - neste ano de A instituição se localiza na cidade de Campina Grande PB, no bairro de Bodocongó. Por causa de período em greves, paralisações, falta de merenda, problemas estruturais (vazão de esgoto e falta de energia elétrica), a instituição tem funcionado com limitações a mais no ano em questão, dificultando o desenvolvimento de algumas ações do PIBID na escola.

7 INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA TURMA DA 1ª “B”
Fonte: Geneva H. de M. Santos, 2015.

8 27/02/2015 ( 01 aula ) Dinâmica “Quanto tempo eu tenho?”, onde os alunos, em círculo, deveriam passar um objeto ao som de uma música e, à medida que esta parava, quem estivesse com ele deveria responder uma pergunta. O tempo que se tinha para responder era o queimar de um fósforo. Para finalizar, distribuiu-se balas. Anexo

9

10 02/06/2015 ( 02 aulas ) Apresentação à turma de músicas e cordéis sobre Dinâmica Climática e sua Interferência Humana envolvendo questões como: seca, água, gestão política e poluição. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. 05/06/2015 ( 01 aula) Construção de músicas e cordéis. Anexo

11

12 16/06/2015 ( 02 aulas ) Apresentação à turma das músicas e cordéis produzidos pelos alunos para acompanhar o que eles vinham compreendendo sobre as aulas relativas à Dinânica climática e sua Interferência Humana . Anexo

13

14 11/08/2015 ( 02 aulas ) Uso de texto complementar construído por um conjunto de trechos do artigo “A problemática dos resíduos sólidos urbanos e os instrumentos de gestão do meio ambiente na cidade de Campina Grande/PB” de Pereira (2009), que fora utilizado em uma aula sobre impactos ambientais com o intuito de causar reflexão e discussão em sala. Uma tentativa de agregar mais conhecimentos aos alunos. Disponível em:

15 01/09/2015 ( 02 aulas ) Com o objetivo de incentivar a turma à pesquisa e à discussão dentro das temáticas de Impactos Ambientais e Sustentabilidade, e ampliar a troca de conhecimentos, os alunos foram organizados em seis grupos para promover debates, nos quais cada equipe ficou responsável de pesquisar e apresentar sobre sub-temas pré-definidos pelos mesmos para gerar discussões. Antes do final de todas as apresentações, ocorreu o sorteio dos sub-temas, onde nenhum grupo poderia receber o assunto que já tivesse apresentado, na finalidade de, em pouco tempo (cerca de uma semana), cada equipe produzir um relatório com base nas apresentações dos colegas. A idéia de fazer o sorteio com os temas já apresentados – requisitando o material produzido (relatório) num curto prazo – estimulou para que os grupos prestessem atenção e participassem, de fato, às mesas redondas uns dos outros.Mesas redondas com as sub-temáticas “Impactos ambientais do solo” e “Impactos ambientais da água”.

16 08/09/ 2015 ( 02 aulas ) Mesa redonda com a sub-temática “Sustentabilidade da água”. 15/09/2015 ( 02 aulas ) Mesas redondas com as sub-temáticas “Impactos ambientais no ar” e "Impactos Ambientais na Caatinga" 18/09/2015 ( 01 aula ) Mesa redonda sobre”Impactos ambientais no Cerrado”. Anexo

17

18 28/10/2015 ( 02 aulas ) Aula sobre “Rochas”, ministrada pela bolsista.
Disponível em:

19 10/11/2015 à 17/11/2015 Produção de cartas topográficas e de maquetes de altitude das proximidades da escola para alcançar a análise e compreensão da turma sobre as variações de relevo no bairro onde moram. Anexo

20

21

22

23 27/11/2015 ( 02 aulas ) Dinâmica "Jogo de percurso: RETROSPECTIVA GEOGRAFIA 2015, onde os alunos foram divididos em grupos, de acordo com a demanda que quis participar. Cada grupo jogou o dado uma vez para determinar quem iniciaria, pois, deveria ser a equipe que acertasse uma pontuação maior. A partir disto, as peças relativas a cada grupo deveriam ser movidas de acordo com as subsequentes pontuações obtidas no dado. Em alguns pontos discriminados havia o desafio de responder às perguntas elaboradas com auxílio de dicas feitas pela bolsista. Em caso de resposta errada, a peça deveria voltar duas casas. Ao fim do percurso, o grupo que chegasse primeiro ganharia uma caixa de bis. Fora distribuído pirulitos de "prêmio de consolação". Anexo

24

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com base nas experiências vivenciadas no PIBID pela bolsista, possibilitou-se uma maior aproximação com o seu iminente campo de atuação. O programa tem um papel de grande importância e contribuição, pois facilita a união da teoria à prática, colaborando na construção de formação de docentes e de uma Geografia funcional nas escolas.

26 AGRADECIMENTOS As autoras agradecem o apoio concedido, mediante bolsas, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID; à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, por viabilizar a existência de tais iniciativas; e à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, que acolheu os participantes deste subprojeto.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google