Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWalter Aldeia Valverde Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SEVERINO CABRAL PORTIFÓLIO COORDENADORA: JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO SUPERVISORA: ÉRICKA ARAÚJO SANTOS BOLSISTA: GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS CAMPINA GRANDE - PB DEZEMBRO
2
SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA PIBID INTRODUÇÃO
INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA DAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO (1ª “B”) CONSIDERAÇÕES FINAIS AGRADECIMENTOS
3
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral localiza-se na Rua Gláuber A. Guimarães, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande/PB.
4
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA
5
O PIBID... O programa tem por objetivo contribuir para a formação inicial de professores de Geografia desenvolvendo reflexões teóricas e ações que assegurem uma base sólida para a construção de uma prática pedagógica autônoma e sintonizada com as atuais necessidades do ensino desta disciplina, além da busca pela dinamização das aulas de Geografia através da atuação dos bolsistas com intervenções de acordo com o conteúdo do livro didático ministrado pelo professor regente, levando para sala de aula novas alternativas didático pedagógicas objetivando a desconstrução do conceito de Geografia pelos discentes, onde a maioria define como sendo uma disciplina voltada para o conhecimento de generalidades sobre os aspectos físicos e humanos sem utilidade prática em seu cotidiano.
6
INTRODUÇÃO A EEEM Severino Cabral está entre as escolas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - neste ano de A instituição se localiza na cidade de Campina Grande PB, no bairro de Bodocongó. Por causa de período em greves, paralisações, falta de merenda, problemas estruturais (vazão de esgoto e falta de energia elétrica), a instituição tem funcionado com limitações a mais no ano em questão, dificultando o desenvolvimento de algumas ações do PIBID na escola.
7
INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA TURMA DA 1ª “B”
Fonte: Geneva H. de M. Santos, 2015.
8
27/02/2015 ( 01 aula ) Dinâmica “Quanto tempo eu tenho?”, onde os alunos, em círculo, deveriam passar um objeto ao som de uma música e, à medida que esta parava, quem estivesse com ele deveria responder uma pergunta. O tempo que se tinha para responder era o queimar de um fósforo. Para finalizar, distribuiu-se balas. Anexo
10
02/06/2015 ( 02 aulas ) Apresentação à turma de músicas e cordéis sobre Dinâmica Climática e sua Interferência Humana envolvendo questões como: seca, água, gestão política e poluição. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. 05/06/2015 ( 01 aula) Construção de músicas e cordéis. Anexo
12
16/06/2015 ( 02 aulas ) Apresentação à turma das músicas e cordéis produzidos pelos alunos para acompanhar o que eles vinham compreendendo sobre as aulas relativas à Dinânica climática e sua Interferência Humana . Anexo
14
11/08/2015 ( 02 aulas ) Uso de texto complementar construído por um conjunto de trechos do artigo “A problemática dos resíduos sólidos urbanos e os instrumentos de gestão do meio ambiente na cidade de Campina Grande/PB” de Pereira (2009), que fora utilizado em uma aula sobre impactos ambientais com o intuito de causar reflexão e discussão em sala. Uma tentativa de agregar mais conhecimentos aos alunos. Disponível em:
15
01/09/2015 ( 02 aulas ) Com o objetivo de incentivar a turma à pesquisa e à discussão dentro das temáticas de Impactos Ambientais e Sustentabilidade, e ampliar a troca de conhecimentos, os alunos foram organizados em seis grupos para promover debates, nos quais cada equipe ficou responsável de pesquisar e apresentar sobre sub-temas pré-definidos pelos mesmos para gerar discussões. Antes do final de todas as apresentações, ocorreu o sorteio dos sub-temas, onde nenhum grupo poderia receber o assunto que já tivesse apresentado, na finalidade de, em pouco tempo (cerca de uma semana), cada equipe produzir um relatório com base nas apresentações dos colegas. A idéia de fazer o sorteio com os temas já apresentados – requisitando o material produzido (relatório) num curto prazo – estimulou para que os grupos prestessem atenção e participassem, de fato, às mesas redondas uns dos outros.Mesas redondas com as sub-temáticas “Impactos ambientais do solo” e “Impactos ambientais da água”.
16
08/09/ 2015 ( 02 aulas ) Mesa redonda com a sub-temática “Sustentabilidade da água”. 15/09/2015 ( 02 aulas ) Mesas redondas com as sub-temáticas “Impactos ambientais no ar” e "Impactos Ambientais na Caatinga" 18/09/2015 ( 01 aula ) Mesa redonda sobre”Impactos ambientais no Cerrado”. Anexo
18
28/10/2015 ( 02 aulas ) Aula sobre “Rochas”, ministrada pela bolsista.
Disponível em:
19
10/11/2015 à 17/11/2015 Produção de cartas topográficas e de maquetes de altitude das proximidades da escola para alcançar a análise e compreensão da turma sobre as variações de relevo no bairro onde moram. Anexo
23
27/11/2015 ( 02 aulas ) Dinâmica "Jogo de percurso: RETROSPECTIVA GEOGRAFIA 2015, onde os alunos foram divididos em grupos, de acordo com a demanda que quis participar. Cada grupo jogou o dado uma vez para determinar quem iniciaria, pois, deveria ser a equipe que acertasse uma pontuação maior. A partir disto, as peças relativas a cada grupo deveriam ser movidas de acordo com as subsequentes pontuações obtidas no dado. Em alguns pontos discriminados havia o desafio de responder às perguntas elaboradas com auxílio de dicas feitas pela bolsista. Em caso de resposta errada, a peça deveria voltar duas casas. Ao fim do percurso, o grupo que chegasse primeiro ganharia uma caixa de bis. Fora distribuído pirulitos de "prêmio de consolação". Anexo
25
CONSIDERAÇÕES FINAIS Com base nas experiências vivenciadas no PIBID pela bolsista, possibilitou-se uma maior aproximação com o seu iminente campo de atuação. O programa tem um papel de grande importância e contribuição, pois facilita a união da teoria à prática, colaborando na construção de formação de docentes e de uma Geografia funcional nas escolas.
26
AGRADECIMENTOS As autoras agradecem o apoio concedido, mediante bolsas, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID; à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, por viabilizar a existência de tais iniciativas; e à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, que acolheu os participantes deste subprojeto.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.