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AS EMPRESAS COMO SISTEMA ABERTO

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Apresentação em tema: "AS EMPRESAS COMO SISTEMA ABERTO"— Transcrição da apresentação:

1 AS EMPRESAS COMO SISTEMA ABERTO
O QUE VEM A SER ISSO???

2 TIPOS DE SISTEMA QUANTO SUA NATUREZA
Fechado: Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente, sendo assim não recebem nenhuma influência do ambiente e por outro lado não influenciam. Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.

3 TIPOS DE SISTEMA QUANTO SUA NATUREZA
Aberto: São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Ex: As empresas. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.

4 AS EMPRESAS COMO SISTEMA ABERTO
Um conjunto de elementos, subsistemas; Os elementos são dinamicamente interligados; Desenvolvem uma atividade ou função; Buscam atingir um ou mais objetivos que constituem a própria finalidade para a qual o sistema foi criado;

5 Etapas de Funcionamento do Sistema:
Entradas de Insumos (inputs): recursos, informação, matéria prima,etc... 2. Operação ou Processamento; Saída ou Resultados (outputs): Produtos ou serviços 4. Retroação ou Realimentação: Feedback

6 EXEMPLO

7 MISSÃO É a própria razão de ser e de existir da organização e qual o seu papel na sociedade.

8 MISSÃO Viabilizar os sonhos de nossos clientes com paixão, responsabilidade, criatividade e comprometimento, gerando resultados para todos os envolvidos.

9 MISSÃO Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal

10 MISSÃO “Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”

11 MISSÃO “Fornecer bens e serviços de elevado padrão tecnológico e qualitativo aos segmentos dos mercados aeroespacial e de defesa em que a Embraer atua, com preços competitivos, de forma a assegurar a satisfação dos Clientes quanto à qualidade, prazos de entrega, flexibilidade e velocidade de resposta a solicitações dos clientes, atuando com uma força de trabalho criativa, competente, motivada e integrada, assegurando a seus acionistas o resultado esperado.”

12 MISSÃO – Como criar ? Para Andrade (2002), antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades; A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.

13 VISÃO Para Zacharias (2008), visão é o sonho da organização, é o futuro do negocio e onde a organização espera estar nesse futuro.

14 Ser benchmark em todos os negócios que opera
Visão Ser benchmark em todos os negócios que opera

15 VISÃO Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.

16 Vestir o corpo e a alma das pessoas.
VISÃO Vestir o corpo e a alma das pessoas.

17 VISÃO Tem como crença ser uma empresa percebida como criadora e disseminadora de produtos que expressem sensibilidade, harmonia e beleza. Em toda a parte, por todas as pessoas, no mundo inteiro.

18 VISÃO – Como criar? Para Porto (2008), visão deve estar alinhada como os valores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização. A organização precisa voltar seus olhos para dentro da própria organização para definir a visão; A visão tem que ser inspiradora e impulsionadora, ela deve gerar uma energia positiva para seus colaboradores.

19 VALORES ORGANIZACIONAIS
São crenças e atitudes que moldam a personalidade das empresas. Define uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.

20 VALORES ORGANIZACIONAIS
Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.

21 VALORES ORGANIZACIONAIS
Por que definir Valores? A longo prazo empresas de bons valores conseguem manter-se vivas no mercado. Ex. Loja de roupa que mente para o cliente Ex. Loja de roupa que tem como valor: honestidade.

22 VALORES ORGANIZACIONAIS
Os valores organizacionais precisam ser vivenciados na prática diária das empresas. IMPORTANTE!!! Muito mais do que a definição e a divulgação formal (por escrito ou em grandes eventos) dos valores, é preciso praticar esses valores por meio das nossas atitudes diárias tanto com o público interno como com o público externo.

23 VALORES ORGANIZACIONAIS
O QUE VOCÊ ENTENDE DESTA AFIRMAÇÃO??? “Talvez os valores sejam a parte da Identidade Organizacional que mais tenha efeito na gestão das pessoas e que mais seja visível aos stakeholders, já que representam a ética que rege a forma de agir das pessoas e da Organização como um todo”

24 VALORES ORGANIZACIONAIS
Como fazer para definir seus Valores? Quais são as convicções éticas, morais e filosóficas da Organização e de seus colaboradores? • Que valores e condutas a Organização e seus colaboradores devem adotar em suas relações?

25 VALORES ORGANIZACIONAIS
CONCLUSÃO. A missão define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a visão enuncia de forma genérica um lugar no futuro que desejamos alcançar no longo prazo e os valores são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da Organização e de seus colaboradores.

26 VALORES ORGANIZACIONAIS
A Mary Kay é uma companhia que atua no segmento de cuidados com a pele e maquiagem e foi fundada em 1963, no Texas, hoje está presente em 35 países. No Brasil, desde 1998, conta com 13 diretoras nacionais de vendas independentes, presentes nos estados de Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Goiás e São Paulo.

27 VALORES ORGANIZACIONAIS
Segundo Alvaro Polanco, diretor-geral da Mary Kay no Brasil, a empresa acredita que através dos seus valores é possível alcançar patamares que ajudam a organização a ter diferenciais significativos em relação aos concorrentes. "A divulgação dos valores acontece por meio das nossas atitudes diárias tanto com o público interno como o externo. Buscamos, no mercado, profissionais que estejam alinhados com o que acreditamos", complementa.

28 VALORES ORGANIZACIONAIS
Os quatro valores de sustentação Mary Kay Espírito de equipe – caracteriza-se em ajudar os demais colegas de trabalho e esta atitude vai além das estruturas do escritório. Resultado: Atmosfera de confiança, carinho e construção de bons relacionamentos

29 VALORES ORGANIZACIONAIS
Regra de outro: Esse valor tem como lema "Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizesse a você".  Este valor tornou-se a base das práticas de liderança. "Acreditamos em um ambiente de trabalho em equipe, de respeito pelos outros e de relacionamentos baseados em confiança e honestidade", pontua Alvaro Polanco.

30 VALORES ORGANIZACIONAIS
3. Faça-me Sentir Importante – "É tão simples e causa um grande impacto. Imagine que cada pessoa que encontrar tem uma placa em volta do pescoço que diz: Faça-me sentir importante". Mary Kay Ash (Fundadora da companhia) Resultado: Ser reconhecido por um trabalho bem feito e as pessoas preocupam-se umas com as outras.

31 VALORES ORGANIZACIONAIS
4. Equilíbrio das prioridades - Prioridades: "Fé em primeiro lugar, família em segundo e carreira em terceiro". "Seguindo esta tradição, temos a preocupação de incentivar os colaboradores a encontrar o equilíbrio adequado das prioridades em suas vidas, como parte vital de nossa cultura ao redor do mundo. Entendemos que uma carreira de sucesso é apenas uma parte de uma vida equilibrada", diz o diretor-geral da empresa.

32 RECURSOS QUE CONSTITUEM UMA EMPRESA
Recursos Físicos ou materiais: espaço físico, matéria prima, tecnologia, maquinas e equipamentos,... Recursos Financeiros: dinheiro sob a forma de fluxo de caixa, financiamentos, empréstimos, créditos

33 RECURSOS QUE CONSTITUEM UMA EMPRESA
Recursos Humanos: São os profissionais da empresa; Recursos Mercadológicos: Mercado consumidor, segmento de mercado. Recursos Administrativos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

34 RACIONALIDADE EMPRESARIAL
Racionalidade para Max Weber implica na adequação dos meios utilizados para se chegar aos objetivos desejados; Busca-se de forma racional: the best way. Eficiência é um resultado da racionalidade

35 RACIONALIDADE EMPRESARIAL
A racionalidade está ligada aos meios, métodos e processos que a empresa acredita serem capazes de proporcionar alcance dos fins e resultados;

36 Racionalidade - Exemplos
Racionalidade Legal – se baseia na adequação às regras da legislação atual; Racionalidade Técnica: busca da eficiência e eficácia; Racionalidade Social: Fundamenta-se nos valores e norma sociais

37 Obrigado à todos!!! Bons estudos!!!


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