A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes"— Transcrição da apresentação:

1 Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes

2 ENCÉFALO

3 MENINGES

4 MENINGES

5 MENINGES O crânio e as meninges encefálicas envolvem e protegem o encéfalo. As meninges do crânio são contínuas com as espinhais, têm a mesma estrutura e recebem os mesmos nomes: Dura-máter, que é mais externa; Aracnoide-máter, que é mais medial, Pia-máter, que é mais interna.

6

7 LIQUOR O líquido cerebrospinal ou líquido cefalorraquidiano é um líquido claro e incolor, mantendo-o em suspensão, de forma que flutua na cavidade do crânio, auxiliando na absorção de choque, protegendo todos os tecidos do encéfalo e da medula espinhal contra traumas que poderiam atingir as paredes ósseas do canal vertebral e da cavidade do crânio. NUTRICÃO e PROTEÇÃO (mecanoprotetoras)

8 LIQUOR Produção: VLD, VLE, 3º ventrículo e 4º ventrículo, nos plexos coróides (transformam plasma em líquor). Absorção: Vilos aracnóides (encéfalo). Hidrocefalia comunicante (pouca absorção). Hidrocefalia não-comunicante (obstrução dos forames).

9 LIQUOR

10 LIQUOR

11 CÉREBRO Separado pela foice do cérebro em duas partes, cada parte é chamada de hemisfério cerebral (direito e esquerdo). A margem externa dos hemisférios é constituída de substância cinzenta, a região interna de substância branca e núcleos de substância cinzenta no interior de substância branca. A margem externa da substância cinzenta corresponde ao córtex cerebral e contém bilhões de neurônios, profundamente ao córtex cerebral está a substância branca.

12 CÉREBRO

13 SUBSTÂNCIA CINZENTA NEURÔNIOS: Seus corpos celulares (que contêm o núcleo da célula) e os dendritos (que são arborizações locais) se agrupam em algumas regiões do encéfalo e da medula espinhal.

14 SUBSTÂNCIA BRANCA A substância branca é constituída por axônios mielinizados que estão agrupados em tratos: associação, comissurais e projeção. ASSOCIAÇÃO: possuem os axônios que conduzem os impulsos nervosos entre os giros no mesmo hemisfério. COMISSURAIS: contêm axônios que conduzem impulsos nervosos dos giros em um hemisfério cerebral para os giros correspondentes para o outro hemisfério. PROJEÇÃO: possuem os axônios que vão conduzir os impulsos nervosos do cérebro para outras partes do sistema nervoso central.

15 NÚCLEOS DA BASE Em cada hemisfério existem três núcleos de massas de substância cinzenta que são chamados de núcleos da base: GLOBO PÁLIDO, PUTAME E NÚCLEO CAUDADO. Eles recebem influxo do córtex cerebral e fornecem efluxo para as partes motoras do córtex via núcleos mediais e núcleos ventrais do tálamo. Uma das funções dos núcleos da base é auxiliar na regulação do início e do término dos movimentos.

16 SUBSTÂNCIA BRANCA

17 Cada hemisfério é dividido em quatro lobos: FRONTAL, TEMPORAL, PARIETAL E OCCIPITAL.
O sulco lateral do cérebro separa o lobo frontal do temporal. O sulco parietoccipital separa o lobo parietal do lobo occipital.

18

19 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
Existem tipos específicos de sinais que são processados em determinadas regiões do cérebro, que são as áreas sensitivas, áreas motoras e as áreas de associação.

20 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
ÁREAS SENSITIVAS Estas áreas recebem e interpretam os impulsos sensitivos: somatossensitiva primária, visual primária, auditiva primária, gustatória primária e olfatória primária.

21

22 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
ÁREAS MOTORAS Estas áreas vão iniciar os movimentos, tendo como as áreas mais importantes a área motora primária e área da fala de Broca.

23

24 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
ÁREAS DE ASSOCIAÇÃO São áreas que vão atuar com as funções de integração: memória, emoções, raciocínio, julgamento, inteligência e traços de personalidade, sendo constituídas em algumas áreas motoras e sensitivas, além de grandes áreas nos lobos occipital, parietal, temporal e frontal. As áreas de associação estão conectadas umas às outras.

25

26 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
TÁLAMO Contribui com funções motoras, transmitindo a informação do cerebelo e dos núcleos da base para a área motora primária do córtex cerebral. A regulação das atividades autônomas e a manutenção da consciência são também exercidas pelo tálamo.

27

28 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
HIPOTÁLAMO Controla muitas atividades corporais, sendo considerado também como um dos principais reguladores da homeostasia. Os impulsos sensitivos relacionados às sensações somáticas e viscerais chegam ao hipotálamo, enquanto que outros receptores no hipotálamo vão monitorar continuamente a pressão osmótica, o nível de glicose, as determinadas concentrações de hormônios e a temperatura do sangue. Ele também controla e integra as atividades da divisão autônoma do sistema nervoso.

29

30 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
CEREBELO O cerebelo é a segunda parte maior do encéfalo. A área central é chamada de verme e cada hemisfério é formado por lobos. O lobo anterior e o posterior vão controlar os aspectos subconscientes dos movimentos dos músculos esqueléticos, enquanto que o lobo flóculo-nodular contribui para o equilíbrio.

31 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL
CEREBELO O cerebelo possui uma importante função na avaliação dos movimentos que são iniciados pelas áreas motoras do cérebro. Quando estes movimentos não estão sendo executados corretamente, o cerebelo envia sinais de feedback para as áreas motoras do córtex cerebral, que vão ajudar na regulação dos movimentos e coordenação das contrações. É a principal região do encéfalo que regula a postura e o equilíbrio.

32 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL

33


Carregar ppt "Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google