A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão"— Transcrição da apresentação:

1 Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão

2 Prescrição de Atividade Física para Hipertensos
Objetivo: abordar as recomendações a serem adotadas pelas equipes multiprofissionais de saúde no cuidado e orientação das pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) no que se refere à prática de atividade física e seus benefícios.

3 Quando prescrever Atividade Física (AF) para Hipertensos tendo como parâmetro a Pressão Arterial (PA) Valor Pressão Arterial Conduta durante a consulta médica ou de enfermagem ≤ 140X90 mmHg Recomendar Atividade Física Regular ≥ 160X105 mmHg Não Recomendar Atividade Física; Investigar e medicar, se necessário; Quando compensado: Recomendar Atividade Física Regular.

4 Porque prescrever AF para hipertensos?
Analisando a influência da prática de AF na pressão arterial: Figura 1: Efeitos da modificação do estilo de vida sobre a PA. Fonte: VII JOINT, Adaptado de Apoio Técnico em Monitoramento e Avaliação de Ações de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária p.56.

5 O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA OU O CONDUTOR DO GRUPO DEVE:
Abordando pacientes Hipertensos durante as práticas corporais (PC) e AF: O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA OU O CONDUTOR DO GRUPO DEVE: Ao acolher a livre demanda: Orientar o agendamento de consulta avaliação médica para avaliação da PA. Durante a sessão de PC ou AF: Interromper a sessão em casos de variação da PA e orientar agendamento de consulta ou discutir o caso com a equipe. Aferir a PA Antes e após a sessão Durante, se necessário, ou para pacientes ou estímulos novos. ATENÇÃO: - Não permitir a participação de pacientes com PAS ≥ 160 e/ou PAD ≥ 105mmHg. - Os valores de PA tendem diminuir com a prática sistemática de AF; identificando isto, orientar o agendamento de consulta ou discutir o caso com a equipe para ajuste na medicação do paciente.

6 Sobre o Efeito Hipotensor Após a AF:
Dados Interessantes: Sobre o Efeito Hipotensor Após a AF: Os mecanismos associados a pressórica variam de acordo com a idade em hipertensos sendo devido a: - diminuição no débito cardíaco, em idosos; - redução da resistência vascular periférica, em jovens. A queda da pressão arterial depende da duração do exercício, mas independe de sua intensidade. Ou seja, estímulos longos (≥ 45 min) são recomendados. A pressórica depende do nível inicial da pressão arterial, sendo que, pacientes hipertensos apresentam uma mais acentuada diminuição que indivíduos normotensos.

7 Acolher e orientar. (Averiguar a necessidade de consulta)
PAS ≤ 160 PAD≤105 mmHg. Foco na duração do estímulo. AF para Hipertensos: Acolher e orientar. (Averiguar a necessidade de consulta) Estímulos de moderada intensidade.

8 Prescrição Atividades Aeróbias para Hipertensos
Recomendação: de 3 a 5 vezes por semana; sessões de 30 a 60 minutos; atividades leves a moderadas com intensidade de até 70% da FC máxima.

9 Parâmetros referentes a intensidade do Estímulo:
Parâmetros referentes a intensidade do Estímulo: *parâmetros secundários possíveis de serem utilizados no dia-a-dia preferencialmente para atividades aeróbias Frequência Cardíaca Respiração: FC treino = (FC máx – FC repouso) x %desejada + FC repouso --Para valores de FC máxima estabelecida em um teste ergométrico máximo. ou FC máx = 220 – idade x % desejada FC máxima = 226 – idade x % desejada - O paciente deve permanecer discretamente ofegante, conseguindo falar frases completas e sem interrupções durante o estímulo Parâmetros para HAS: não ultrapassar 50 – 70% da FC máxima para sedentários e 60 – 80% da FC máxima para condicionados.

10 Prescrição Exercícios Resistidos para Hipertensos
Exercícios Resistidos ou Exercícios com sobrecarga: Recomendação: De 2 a 3 vezes por semana; De 1 a 3 séries de 8 a 15 repetições, conduzidas até a fadiga moderada; Tabela de BORG (ver tabela na próximo slide) – intensidade correspondente aos valores 12, 13 e 14. Evitar exercícios isométricos, ou seja, a manutenção da contração muscular na posição em que o maior de fibras musculares são recrutadas.

11 Escala subjetiva de Esforço:
Parâmetros referentes a intensidade do Estímulo: *parâmetros secundários possíveis de serem utilizados no dia-a-dia preferencialmente para exercícios resisitidos Escala subjetiva de Esforço: Repetição Máxima: Teste de Carga Máxima de 1 Repetição (1RM) - O paciente deve referir como está se sentindo. Para hipertensos utilizar os valores de 12 a 14. Os exercícios resistidos não devem ultrapassar 50 – 60% da carga máxima.

12 Referências Bibliográficas
Brasil. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Saúde Comunitária. A organização do cuidado às pessoas com hipertensão arterial sistêmica em serviços de atenção primária à saúde/ organização de Sandra R. S. Ferreira, Itemar M. Bianchini, Rui Flores. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, ago Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, (Cadernos de Atenção Básica, n. 37). Disponível em: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília : Ministério da Saúde, p. Disponível em: NEGRÃO, C.E.; BRANDÃO RONDON, M.U.P. Exercício físico, hipertensão e controle barorreflexo da pressão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão, São Paulo, v. 8, n. 1, p , jan. a mar Disponível em: NEGRÃO, C.E. et al. Aspectos do treinamento físico na prevenção da hipertensão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 4, n. 3, 2001. BRUM PC; FORJAZ CLM; TINUCCI T; NEGRÃO CE. Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.21-31, ago Disponível em:

13 Este trabalho está licenciado sob uma licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite


Carregar ppt "Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google