Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
2
SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Josiane/Pedro Paulo Ayrton Senna da Silva/Juscelino kubistcheck IEE / Fundação Mondelēz
3
CONTEXTO Escola Número de Alunos Turmas Alunos Atendidos Ayrton Senna
550 2º, 3º, 4º e 5º 330 Juscelino kubistcheck 600 2º 40
4
JUSTIFICATIVA Sabendo que o nosso corpo é uma máquina muito especial e complexa e que muitas vezes não nos apercebemos disso, resolvemos explorar a “Ginástica”, através de Identidade Corporal. Lembrando que se conhecer e conhecer o próprio corpo é um exercício complexo e importantíssimo, pois quanto mais me conheço, mais percebo do que sou capaz, meus limites e possibilidades. Nessa atividade, os alunos ,terão oportunidade de observação às limitações de seu corpo, bem como as possibilidades de superação das mesmas.
5
OBJETIVOS OBJETIVOS :(gerais e específicos)
Explorar e conhecer as possibilidades de movimento do próprio corpo e suas limitações; Observação das diferenças e semelhanças de sua movimentação corporal em relação aos outros; Aceitar as diferenças corporais; Vivenciar e aceitar as situações de desafios corporais
6
Descrição da atividade
Esse trabalho de expressão corporal, foi motivado a ser envolvido nas aulas, devido a necessidade encontrada em fazer com que os estudantes perdessem a vergonha de se expressarem em público, junto com os demais amigos de sala de aula. E também a necessidade de reconhecer e identificar partes do próprio corpo. Assim, também como forma de perceberem os limites de seu corpo e do outro, respeitando suas limitações e as dos outros em uma atividade coletiva.
7
O mesmo foi iniciado com a fala da professora sobre “nosso corpo”: as partes que o compõe, assim como os cuidados com ele, higiene entre outros. Depois seguindo as etapas abaixo: DESENHANDO O CORPO: Em um grande círculo, incentivar os alunos a desenharem no chão, a sua frente, seu corpo, expressando no desenho um movimento com o corpo ( mão na cintura, mão na cabeça, pernas abertas, cruzadas, entre outras).
8
Depois de todos os desenhos concluídos, colocar uma música para que, se movimentem ao ritmo da música, dançando em círculo. Ao comando da professora, quando a música parar, cada estudante deve realização a expressão corporal desenhada no chão, no local onde parou, que o amigo desenhou.
9
CRIANDO UM MOVIMENTO CORPORAL:
1° momento: Promover uma atividade em papel, utilizando palitos e cola, onde cada estudante deve montar um boneco de palito de sorvete, expressando nesse um movimento corporal. 2° momento: Em um grande círculo, cada um leva seu boneco e o coloca no chão à sua frente. Ao sinal da professora, com música, palmas , apito ou outro sinal, deverão parar na frente de um boneco e reproduzir com o próprio corpo a posição do boneco.
11
FOTOS Colocar 2 fotos (com legenda) por professor
17
AVALIAÇÃO Os objetivos foram atingidos?
Os objetivos propostos foram alcançados.
18
Quais os pontos positivos?
Durante o processo, chamou muita a atenção, o interesse dos estudantes na construção dos bonecos, pois cada um realmente conseguiu colocar no papel, usando os palitos, diferentes possibilidades de movimentação com o corpo. Também o respeito pelo outro, adquirido ao longo da atividade, percebendo a limitação de cada um e respeitando-a.
19
O momento prático, pois cada estudante visualizava a imagem retratada no boneco do amigo, de uma maneira diferenciada, construindo com o próprio corpo, um movimento diferente, conforme a leitura que fazia de cada imagem. A percepção das limitações, muitos ao tentarem criar o movimento, perceberam que era impossível. A participação intensa na construção da atividade e nas diferentes realizações (variações) da mesma.
20
O que podemos melhorar? Poderíamos ter mostrado vídeos de pessoas quebrando seus próprios limites, a fim de incentivar os estudantes;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.