A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adolescência Necessidade de nutrientes Prof. Luciene Rabelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adolescência Necessidade de nutrientes Prof. Luciene Rabelo."— Transcrição da apresentação:

1 Adolescência Necessidade de nutrientes Prof. Luciene Rabelo

2 Minerais: Cálcio Recomenda-se que 60% da necessidade de Ca seja fornecida com produtos lácteos (alta biodisponibilidade pelo fato do Ca estar organicamente ligado a caseína) Javaid, 2002. Segundo as DRIs, a necessidade diária estimada é de 1300 mg

3 Metabolismo do Cálcio

4 A absorção e a excreção intestinal do cálcio A quantidade média de ingestão de cálcio através dos alimentos é de cerca de 1000 a 1300mg/dia, o que equivale à quantidade presente em um litro de leite. No entanto, com o auxílio da vitamina D, apenas 35% desse valor é absorvido, pois os intestinos têm dificuldade de absorver a forma iônica do Cálcio (Ca++). São perdidos 250 mg diariamente com a secreção de sucos digestórios e a descamação de células da mucosa intestinal. Serão excretados nas fezes junto com os 65% não absorvidos, totalizando cerca de 900 mg/dia. A vitamina D (sua forma ativa, na verdade, conhecida como 1,25- diidroxicolecalciferol após transformação no fígado e nos rins) atua na mucosa intestinal estimulando a formação de uma proteína ligante do cálcio, a qual facilita a difusão deste elemento para a circulação sanguínea. A calcitonina, também exerce algum efeito nos intestinos no sentido de diminuir a concentração de cálcio no sangue, mas é de pouca monta e raramente é levado em consideração.

5 Importância do Cálcio 1. Criação ou manutenção dos potenciais de ação 2. Contração muscular 3. Motilidade 4. Divisão celular 5. Secreção e modulação de atividades enzimáticas 6. Coagulação

6 Metabolismo do cálcio O metabolismo do cálcio é o resultado da interação entre três fatores: ∙ a absorção deste elemento a partir da alimentação; ∙ sua eliminação junto à urina e ∙ captação / liberação óssea do mesmo.

7 Fatores que aumentam a absorção de cálcio Vitamina D: hormônio que existe na pele e é ativado pelos raios ultravioletas – Calcitriol : forma biologicamente ativa O calcitriol é um hormônio que regula a calcemia e a mineralização do osso por meio de suas ações sobre o intestino, o osso, o rim e outros tecidos. Promove a absorção do cálcio, pois age no enterócito do intestino delgado, onde estimula a síntese da proteína ligadora de cálcio, Calbindin (CaBP), necessária para o transporte intracelular do cálcio

8 Fatores que aumentam a absorção de cálcio Lactose, caseinato e citrato estes três componentes estão presentes no leite,que mantém a solubilidade do cálcio no lúmen intestinal

9 Fatores que aumentam a absorção de cálcio Lipídeos Em quantidades normais na dieta diminuem o trânsito intestinal, mantendo mais tempo o contato do cálcio com a mucosa, o que aumenta a absorção

10 Fatores que diminuem a absorção de cálcio Ácido Fítico É um composto fosfórico naturalmente presente nas folhas e grãos integrais, tem sido considerado um antinutriente devido ao seu efeito inibitório sobre a biodisponibilidade de minerais, ao combinar-se com o cálcio no intestino forma um complexo insolúvel não podendo ser absorvido.

11 Fatores que diminuem a absorção de cálcio Ácido Oxálico É um potente inibidor da absorção pois, ao combinar-se com o cálcio forma oxalato de cálcio, que é insolúvel e eliminado nas fezes. Está presente em grandes concentrações no espinafre, beterraba, aspargo, acelga, tomate, chocolate, cacau e feijões.

12 Fatores que diminuem a absorção de cálcio Fibras (Fitatos) As fibras presentes na celulose, hemicelulose e ligninas e encontradas em grandes quantidades em alimentos integrais e talos de hortaliças,parecem ter um efeito sobre a biodisponibilidade do cálcio

13 Fatores que diminuem a absorção de cálcio Sódio Alta ingestão de cloreto de sódio resulta em aumento do sódio urinário e obrigatoriamente perda de cálcio na urina, pois ambos dividem o mesmo sistema de transporte no sistema renal.

14 Atenção A presença de fósforo no intestino dificulta a absorção de cálcio, pois quando a proporção de cálcio/fosfato for superior a 2/1, tem-se a formação de fosfato de cálcio, tornando sua biodisponibilidade baixa.

15 Distúrbios do Cálcio Hipocalcemia: hiper-reflexia, abalos musculares espontâneos, cãibras e sensação de dormência. Hipercalcemia: constipação, polidipsia, poliúria e sinais neurológicos de hipo-reflexia,letargia, coma e morte.

16 Orientações nutricionais Ao fazer sua refeição, escolha um lugar tranqüilo; Coma devagar, mastigando bem, saboreando o alimento; Estipule horário adequado para as principais refeições e mantenha pequenos lanches nos intervalos; Não faça intervalos prolongados entre as refeições. Evite ficar sem se alimentar por mais de 4 horas; Coma frutas, verduras e legumes diariamente. Dê preferência para alimentos crus e frescos. Prefira as frutas e verduras da época;

17 Orientações nutricionais Evite as frituras em geral. São melhores os alimentos cozidos, assados sem adição de gorduras e os grelhados; Evite ou diminua a ingestão de produtos embutidos como salsichas, salames, presuntos, mortadelas, patês; Evite excesso de líquidos durante as refeições, isto contribui para a distensão mecânica do estômago; Use moderadamente o sal; Faça sempre refeições balanceadas. Escolha alimentos de todos os grupos.

18 Proposta alimentar para o adolescente

19 Pirâmide alimentar inadequada

20 Ferro Nas meninas, após a menarca, a necessidade de ferro é três vezes maior que nos meninos devido às perdas menstruais que podem representar até 1,4 mg/dia Ballabriga, 2001. As recomendações do ferro, segundo o RDA, são de 8-18mg/dia.

21 Necessidades de nutrientes Ferro – aumento do volume e concentração de hemoglobina e com processo maturação sexual (menstruação e eritropoetina) - Necessidades: 1,0-2,5mg/dl (absorvido) 11 a 18mg/dl (ingestão)

22 Necessidades de nutrientes

23 Zinco – crescimento e maturação sexual, regeneração do esqueleto e ao desenvolvimento músculos; - Carências: Reversível através de suplementação; Retardo no processo de puberdade.

24 Vamos ao exercício 4?


Carregar ppt "Adolescência Necessidade de nutrientes Prof. Luciene Rabelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google