A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS

2 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE (PIQ) REGULAMENTO TÉCNICO (RT)

3 Todo alimento deve ser produzido de acordo com o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) ou Regulamento Técnico (RT) e demais diretrizes estabelecidas, aprovados pela autoridade competente.

4 O Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) de um alimentos deverá, obrigatoriamente, conter os seguintes itens, conforme o Decreto Lei 986 de 21/10/1969.

5 Denominação, definição e composição do alimento

6 Requisitos de Higiene: todas as medidas sanitárias e condições para obter um alimento puro, comestível e de qualidade comercial.

7 Aditivos Intencionais que possam ser empregados: incluindo a finalidade do emprego e o limite de adição.

8 Requisitos aplicáveis a peso e medida.

9 Requisitos relativos à rotulagem e apresentação do produto.

10 Métodos de colheita de amostra, ensaio e análise do alimento.

11 E se não houver um PIQ estabelecido para um determinado alimento?

12 Nestas situações, serão adotados os preceitos bromatológicos constantes de regulamentos federais, estaduais ou municipais.

13 ALGUNS EXEMPLOS !

14 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO HAMBÚRGUER
2. Descrição 2.1. Definição Entende-se por Hambúrguer (Hambúrger) o produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido a processo tecnológico adequado. 2.2. Classificação Trata-se de um produto cru, semi-frito, cozido, frito, congelado ou resfriado.

15 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO HAMBÚRGUER
2.3. Designação (Denominação de Venda) O produto será designado de Hambúrguer ou Hamburger, seguido do nome da espécie animal, acrescido ou não de recheio, seguido das expressões que couberem. Exemplos: Hambúrguer de Carne Bovina ou Hambúrguer de Bovino, Hambúrguer de Carne Suína ou Hambúrguer de Suíno, Hambúrguer de Carne de Peru ou Hambúrguer de Peru, Hambúrguer de Carne de Frango ou Hambúrguer de Frango, Hambúrguer de Carne Bovina com Queijo ou Hamburguer de Bovino com Queijo,

16 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO HAMBÚRGUER
4. Composição e Requisitos 4.1. Composição Ingredientes Obrigatórios Carne de diferentes espécies de animais de açougue. Ingredientes Opcionais Gordura animal Gordura vegetal Água Sal Proteínas de origem animal e/ou vegetal Leite em pó Açúcares Malto dextrina Aditivos intencionais Condimentos, aromas e especiarias. Vegetais Queijos, Outros recheios

17 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO HAMBÚRGUER
Nota: Permite-se, no limite máximo de 30%, a adição de carne mecanicamente separada, exclusivamente em hambúrguer cozido. Será permitida a adição de 4,0 % (max.) de proteína não cárnica na forma agregada.

18 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO PÃO
ALCANCE 1.1. Objetivo: fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que deve obedecer o Pão. 1.2. Âmbito de aplicação: o presente Regulamento Técnico aplica-se ao Pão, conforme definido no item 2.1. Excluem-se deste Regulamento o pão de queijo e pão-de-ló.

19 PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO PÃO
2. DESCRIÇÃO 2.1. Definições Pão: é o produto obtido pela cocção, em condições tecnologicamente adequadas, de uma massa fermentada ou não, preparada com farinha de trigo e ou outras farinhas que contenham naturalmente proteínas formadoras de glúten ou adicionadas das mesmas e água, podendo conter outros ingredientes.

20 2.2. Classificação : Pão ázimo: produto não fermentado, preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e água, apresentando-se sob a forma de lâminas finas. Pão francês: produto fermentado, preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo, sal (cloreto de sódio) e água, que se caracteriza por apresentar casca crocante de cor uniforme castanho-dourada e miolo de cor branco-creme de textura e granulação fina não uniforme. Pão de forma: produto obtido pela cocção da massa em formas, apresentando miolo elástico e homogêneo, com poros finos e casca fina e macia. Pão integral: produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigo e ou farelo de trigo. Panetone: é o produto fermentado, preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo, açúcar, gordura(s), ovos, leite e sal (cloreto de sódio). "Grissini": produto caracterizado pelo formato cilíndrico delgado e textura crocante. Torrada: produto obtido a partir do Pão, obrigatoriamente, torrado e com formatos característicos. Farinha de Pão ou de Rosca: produto obtido, pela moagem do Pão, obrigatoriamente, torrado.


Carregar ppt "REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google