A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004"— Transcrição da apresentação:

1 FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004
LIDERANÇA FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004

2 Busca de resultados por meio de pessoas
MISSÃO DO LIDER – Liderar profissionais FATORES DE NATUREZA PSICOLÓGICA Aspectos emocionais Características de personalidade Habilidades úteis ao seu exercício Comportamentos inadequados Essas características e habilidades podem ser desenvolvidas – facilitadoras da liderança situacional.

3 CONCEITO Liderança é a capacidade de exercer influência sobre as pessoas (VERGARA, 1999). “Sem liderança não há organização.”

4 Chefia e Gerência não pode ser confundido com liderança
Gerência – poder normativo racional-legal. Liderança e trabalho em equipe. “...essência da liderança organizacional como o incremento influencial além e acima do cumprimento mecânico das diretivas rotineiras da organização.” (Katz e Kahn, 1975) Liderança é a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente.

5 PODER E LIDERANÇA Liderança representa uma forma de poder.
O poder deriva de fontes externas e internas ao indivíduo. Liderança – uma forma de poder inerente ao indivíduo – atributo da pessoa. Liderança Carismática.

6 EXISTE FORTE COMPONENTE EMOCIONAL NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA
A LIDERANÇA INSTALA-SE PELA EMOÇÃO LIDERES SÃO PESSOAS SIGNIFICATIVAS PARA OS LIDERADOS Lideres elaboram emoções, irradiam energia psíquica. Líderes colocam as pessoas em ação.

7 ATRIBUTOS DA LIDERANÇA
Orientar Capacidade de produzir VISÃO VISÃO COMPARTILHADA Discurso coerente com a ação

8 A intenção do Líder nada vale sem a percepção do liderado.
O Líder tem que ser modelo para os profissionais – percepção dos liderados Perseverar nos momentos difíceis Comunica a visão continuamente Alerta para os perigos no horizonte Analisa com os liderados as causas eventuais e resultados negativos Mantém os liderados informados sobre resultados positivos Manifesta suas apreciações pelas iniciativas Compromisso

9 CARACTERÍSTICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS
Habilidade Interpessoal Autoconhecimento Convicção Autoconfiança

10 COMPORTAMENTOS DO LÍDER
Expansividade Inteligência Estabilidade Emocional Entusiasmo Ousadia Sensibilidade Confiança Imaginação Espírito Crítico Sendo de Justiça Disciplina

11 HABILIDADES Habilidade é um conhecimento posto em prática.
Habilidade para observar Habilidade para escutar Habilidade para falar Envolvimento - visibilidade Compreensão Conguência Dar e receber Feedback Expressão corporal Habilidade para orientar

12 ERROS COMPORTAMENTAIS
Realizar atividades paralelas enquanto escuta Permitir interrupções por terceiros Escolher locais inadequados ao relacionamento interpessoal Interromper em momentos inadequados Atender em momento ou situação inadequada para quem escuta Preocupar-se mais em julgar do que escutar


Carregar ppt "FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google