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Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Roteiro de Planejamento Estratégico.

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Apresentação em tema: "Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Roteiro de Planejamento Estratégico."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Roteiro de Planejamento Estratégico

2 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Níveis de Decisão Empresarial Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

3 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Por que Planejamento Estratégico? A ciência da administração evoluiu muito e desenvolveu inúmeras técnicas e softwares para os níveis tático e operacional; O pensar estratégico é mais recente e surgiu em função da complexização dos mercados. “Planejar estrategicamente é ocupar pontos vazios no futuro” Oscar Motomura

4 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 1. Histórico O primeiro passo do Planejamento Estratégico é verificar o histórico da empresa ou instituição. Devem constar do histórico as seguintes informações:

5 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 1. Histórico Data e motivo da fundação; Composição societária inicial; Localização; Linha de produtos/serviços; Número de empregados; Área de atuação; Participação em eventos; Patrocínios; Ações de comunicação e resultados

6 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 2. Avaliação da Estratégia Vigente Toda empresa tem uma estratégia, ainda que esta não seja explicitada ou reconhecida pelos administradores; Quem somos, qual é nosso negócio, quem são nossos clientes? Quem queremos ser, qual será o nosso negócio, quem serão nossos clientes? Análise dos produtos/serviços e mercados em que a empresa atua. Matriz Ansoff.

7 Carlos Freire Planejamento de Marketing 2. Avaliação da Estratégia Vigente Matriz de Ansoff

8 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Missão – razão de ser da empresa

9 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Missão – razão de ser da empresa Obter conhecimentos específicos na área de publicidade e propaganda para participar positivamento do desenvolvimento socioambiental do Amazonas;

10 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Visão – como a empresa se projeta no futuro

11 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Visão – como a empresa se projeta no futuro Com os conhecimentos adquiridos participar do mercado de trabalho de forma competente e valorizada.

12 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Negócio – o que gera receitas para a empresa

13 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Negócio – o que gera receitas para a empresa Aquisição de conhecimento.

14 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Cliente - quem utiliza os produtos/serviços da empresa

15 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 3. Premissas Básicas (Código Genético) Cliente - quem utiliza os produtos/serviços da empresa Sociedade.

16 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing 4. Análise dos Ambientes A empresa tem 3 ambientes a analisar: Ambiente Externo Macroambiente – Fora do controle Microambiente – clientes e fornecedores – Controle relativo Ambiente Interno – totalmente sob controle

17 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing As 5 forças que regulam o mercado - Porter Entrantes Substitutos Concorrentes Poder dos Clientes Poder dos Fornecedores

18 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Macroambiente Economia – PIB, Taxa de Inflação, Índice de Desemprego, Projeções oficiais; Clima/ Solo – aspectos ligados ao clima/solo que possam interferir nos negócios da empresa; Ambiente Natural – aspectos relativos ao ambiente que interfiram, positiva ou negativamente no negócios, legislação específica, perspectivas;

19 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Macroambiente Cultura – aspectos culturais dos mercados em que a empresa atua, diversidade, peculiaridades, religião; Política – aspectos políticos relacionados à atuação da empresa; Tecnologia – interferências dos aspectos tenológicos; Demografia – grandes características dos mercados; Legislação – leis específicas para a área de atuação.

20 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Microambiente Clientes: análise da carteira de clientes; tipos de clientes, segmentação, pulverização, características demográficas, características psicográficas, histórico de compras/ segmento, utilização, organização. Fornecedores: Análise da carteira de fornecedores; opções de fornecedores; políticas de negociação; organização dos fornecedores. Concorrentes: Estrutura de concorrência na área de atuação, força dos concorrentes, percepção do mercado, investimento em captação de mercado.

21 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Ambiente Interno/ Recursos Instalações: adequação das instalações, aspectos sanitários, potencial de expansão, condições de trabalho; Recursos Humanos: número de empregados, turn over, nível de capacitação, programas de capacitação, clima organizacional, motivação, proatividade;

22 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Ambiente Interno/ Recursos Recursos Tecnológicos: tecnologia instalada, atualidade, possibilidades de up grade, dependência da tecnologia, capacitação profissional para utilização da tecnologia; posição em relação aos concorrentes; Recursos Financeiros: situação financeira atual, perspectivas futuras, capacidade de investimento, capacidade de endividamento, capacidade de crédito, situação tributária. Recursos Naturais: existe a utilização de algum recurso natural específico, impacto das operações sobre o ambiente, legislação específica.

23 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Definição de Mercado Mercado é o ambiente em que a empresa atua e mantém seus relacionamentos. Os mercados podem ser segmentados de diversas maneiras: Por características demográficas (sexo, idade, classe social) Por características psicográficas (hábitos, estilos de vida) Por características geográficas (região norte, sul)

24 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Definição de Mercado Diferença entre setor e mercado: Setor: conjunto de organizações com tecnologia e produtos em comum. P.ex: fabricantes de linha branca; Mercados: clientes ligados por necessidades similares. P.ex: produtos e serviços para lavanderia.

25 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Análise de Caso Há alguns anos surgiram as vans para transporte de passageiros, cobrindo uma lacuna deixada pelas empresas de transportes coletivos, notadamente nos horários que não eram de pico; Os empresários do transporte coletivo alegavam que o baixo movimento nestes horários não custeavam os ônibus circulando em ritmo normal;

26 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Análise de Caso Neste espaço entraram as vans, que passaram a ser chamados de “alternativos” proporcionando maiores possibilidades aos passageiros e melhoria no transporte coletivo; Os empresários reclamaram alegando que eles tinham as concessões das linhas e que, portanto, as vans eram irregulares; As vans, por sua vez, continuavam a circular nos horários de pico, conquistando uma fatia dos clientes dos ônibus.

27 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Análise de Caso A tecnologia e a Internet trouxeram outras possibilidades que vêm causando discussões e questionamentos. WhatsApp Uber Netflix

28 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Análise de Caso Uber: criada em 2009 para oferecer táxis de luxo em São Francisco; Em 2010/11 recebeu investimentos de US$ 50 milhões; Em 2015 recebeu nova rodada de invesimento (Microsoft) e tem valor de mercado de US$ 51 bilhões.

29 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Análise de Caso Motoristas cadastram-se; Recebem chamados; Os pagamentos são feitos com Cartão de Crédito a favor da Uber; 80% do valor é do motorista e 20% do valor é da empresa.

30 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Análise de Caso Por que isso está acontecendo? Em grupos explicar o porque desses desdobramentos de mercado. Como devem ser encaradas essas iniciativas?

31 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Seminários do 1o Bimestre Formar grupos de no máximo 5 pessoas No Blog, em Textos de Aulas, localizar e baixar o texto: Case Organique 4 Estudar o caso e analisá-lo e responder as questões no final do caso.

32 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Apresentação dos Seminários 25/09 e 02/ 10/ 2015 Vespertino.


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