A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Administração Disciplina: TGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Administração Disciplina: TGA"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração Disciplina: TGA
GESTÃO DA QUALIDADE Prof. M.Sc. Glauber Pereira

2 Objetivo e Aplicação Empresas interessadas em implementar um sistema de gestão da qualidade: Exigência do mercado; Motivação interna.

3 Normas ISO 9000 Orientações sobre gestão da qualidade e requisitos de garantia da qualidade. Guias sobre QUE requisitos devem existir no sistema de gestão de uma empresa, mas NÃO estabelecem COMO esses requisitos devem ser implementados. Ampla aplicabilidade para diversos produtos ou segmentos industriais.

4 Normas ISO 9000 Não tratam de qualquer especificação técnica do produto; São complementares às especificações técnicas, normas ou regulamentos, aplicáveis aos produtos ou operações da empresa.

5 Princípios de Gestão da Qualidade ISO 9000:2000
Principio 1 – Foco no cliente Principio 2 – Liderança Principio 3 – Envolvimento das pessoas Principio 4 – Abordagem por processos Principio 5 – Gerenciamento sistêmico Principio 6 – Melhoria Contínua Principio 7 – Decisão baseada em fatos Principio 8 – Relação ganha-ganha entre cliente e fornecedor

6 Princípios para a Gestão da Qualidade
Relação Ganha-Ganha Gestão da Qualidade Melhoria Contínua Foco no Cliente Visão de Processos Decisão Baseada em Fatos Comprometimento / Envolvimento Visão Sistêmica Liderança

7 Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000
Processos de Gestão da Qualidade: Gestão e manutenção do sistema (4); Responsabilidade da direção (5); Gerenciamento de recursos (6); Realização do produto (7); Medição, Análise e Melhoria (8);

8 MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA
DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) C L I E N T C L I E N T A R E Q U I S T O S A T I F Ç Ã O 5 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO P C 6 GESTÃO RECURSOS 8 MEDIÇÃO ANÁLISE MELHORIA 7 REALIZAÇÃO DO PRODUTO D Entrada Produto 4 SISTEMADE GESTÃO DA QUALIDADE Saída

9 Realização do Produto Qual o objetivo?
Estabelecer a gestão da qualidade na realização do produto: Estabelecer as atividades de gestão da qualidade (estabelecer procedimentos, instruções); Estabelecer registros para evidenciar a gestão da qualidade e garantir atendimento de requisitos.

10 Gestão da Qualidade na Realização do Produto
Requisitos dos clientes Relacionamento com o cliente Planejamento Projeto Produção Aquisição Controle Atendimento de Requisitos

11 Princípios de Gestão Diretamente Relacionados
Foco no cliente; Abordagem por processos; Envolvimento das pessoas; Visão sistêmica; Tomada de decisão baseada em fatos;

12 Gestão e Manutenção do Sistema
Qual o objetivo? Estabelecer; Documentar; Implementar; Manter o Sistema de Gestão da Qualidade

13 Gestão e Manutenção do Sistema
Manual da Qualidade Procedimentos da Qualidade Procedimentos da Qualidade Procedimentos da Qualidade Instruções de Trabalho Instruções de Trabalho Instruções de Trabalho Instruções de Trabalho Registros Registros Sistema Documental

14 Princípios de Gestão Diretamente Relacionados
Visão sistêmica; Tomada de decisão baseada em fatos.

15 Responsabilidade da Direção
Qual o objetivo? Garantir o sucesso da implementação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a política e os objetivos da qualidade

16 Princípios de Gestão Diretamente Relacionados
Liderança; Melhoria Contínua.

17 Responsabilidade da Direção
Comprometimento da administração Foco no cliente Política da qualidade Planejamento Responsabilidade, autoridade e comunicação Análise critica pela administração

18 Gestão de Recursos Qual o objetivo? Determinar e prover recursos para:
Implementar e manter o sistema; Melhorar continuamente o sistema;

19 Gestão de recursos Recursos Humanos: Infra-estrutura:
Educação, treinamento, habilidades e experiência. Infra-estrutura: Predial, de equipamentos e apoio. Ambiente de trabalho.

20 Princípios de Gestão Diretamente Relacionados
Liderança; Comprometimento/envolvimento; Melhoria Contínua.

21 Medição Análise e Melhoria
Qual o objetivo? Assegurar a conformidade do produto; Assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade; Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade

22 Princípios de Gestão Diretamente Relacionados
Melhoria contínua; Tomada de decisão baseada em fatos.

23 Medição, Análise e Melhoria
Monitoramento e medição Controle de produtos não conformes Análise de dados Melhoria

24 Gestão da Qualidade ISO9001:2000
4.1 Requisitos gerais 4.2 Requisitos de documentação 5.1 Comprometimento 5.2 Foco no cliente 5.3 Política da qualidade 5.4 Planejamento 5.5 Responsabilidade, autoridade e comunic. 6.1Provisão de recursos 7.1 Planejamento da realização do produto 5.6 Análise crítica 8.4 Análise de dados 8.5 Melhoria 8.5.1 Melhoria contínua 8.5.2 Ação corretiva 8.5.3 Ação preventiva A P C D 6.2 Recursos humanos 6.3 Infra-estrutura 6.4 Ambiente de trabalho 7.2 Processos relacionados a cliente 7.3 Projeto 7.4 Aquisição 7.5 Produção 7.6 Controle dispositivos de medição 8.3 Controle de produto não conforme 8.2 Monitoramento e medição 8.2.1 Satisfação do cliente 8.2.2 Auditoria interna 8.2.3 Medição de processo 8.2.4 Medição de produto

25 Certificação

26 Processo de Certificação
Avaliação baseada em: Diga o que você faz Prove que você faz o que você diz que faz

27 Processo de Certificação
Organismo certificador (terceira parte, independente) audita o SGQ; Certificado válido por 3 anos com auditorias de manutenção semestral ou anual.

28 Certificado ISO A ISO não emite certificado;
Organismos certificadores credenciados (no Brasil pelo Inmetro) atestam se a empresa tem um sistema de gestão “aos moldes” do sistema ISO. Lista de organismos certificadores:

29 Normas ISO 9000 As normas ISO 9000 não tratam de qualquer especificação técnica do produto. Elas se aplicam aos processos e sistemas para a realização do produto; Contudo, as normas ISO 9000 são complementares (e não alternativas) a todas especificações técnicas, normas ou regulamentos aplicáveis aos produtos ou operações da empresa.

30 Abrangência da um SGQ – ISO9001:2000


Carregar ppt "Curso de Administração Disciplina: TGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google