A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DA DISSERTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DA DISSERTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DA DISSERTAÇÃO
ANA MARIA BERNARDELLI

2 PROGRESSIVIDADE COESÃO COERÊNCIA

3 ARGUMENTAÇÃO LEITURA ELABORAÇÃO ENRIQUECIMENTO REVISÃO

4 DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
MODELOS DE TESE COESÃO COM A ARGUMENTAÇÃO

5 ESTRUTURA DISSERTATIVA
TESE ARGUMENTAÇÃO CONCLUSÃO 1° § 2° § 3° § 4° § 5° § 5/6 linhas 5/6 linhas 5/6 linhas

6 A Tese de uma dissertação deve ser clara, objetiva e concisa.
Na argumentação precisa ser discutida, analisada, justificada, exemplificada e concluída. Os exemplos a seguir ajudarão a resolver esta etapa discursiva, dando inúmeras possibilidades ao aluno. Vale lembrar que na tese deve sempre estar presente a palavra-chave do tema proposto.

7 O ESTUDO DA TESE 1- Tese iniciada por uma Cena descritiva: Exemplo:
O som invade a cidade. Buzinas atordoam os passantes. Edifícios altíssimos cobrem os céus cinzentos da metrópole. Uma fumaça ameaçadora empresta à cidade o aspecto de fotografias antigas sombreadas pela cor do tempo. É a paisagem desolada da poluição.

8 2- Tese iniciada por uma Afirmação
Exemplo: O artista contemporâneo, diante de um mundo complexo e agitado, tem por missão traduzir o mais fielmente essa realidade. Deve despir-se de opiniões já estabelecidas e de pré-julgamentos, a fim de que essa tradução seja fidedigna.

9 3- Tese iniciada por Frases Nominais
Exemplo: Baixos salários. Insatisfação dos médicos, enfermeiros e pacientes. Atendimento precário. Número insuficiente de hospitais. Falta de medicamentos. Longas filas de espera. Greves. Desvio de verbas. Este é o retrato da saúde pública brasileira.

10 4- Tese iniciada por Resgate histórico
Exemplo: Na Idade Média, no Renascimento ou até mesmo durante o Século das Luzes, a mulher esteve sempre à disposição da família, dos trabalhos domésticos e da criação dos filhos. Somente no século XX, ela ganha, ainda que não suficientemente, coragem para inserir-se no "mundo dos homens": pilota, dirige grandes empresas, constrói edifícios.

11 5 – Tese iniciada por Citação textual
Exemplo: Textual: A escravidão esteve presente na história de quase todas as nações. Com o Brasil não foi diferente."O escravo brasileiro, só tinha de seu uma coisa: a morte." O pensamento de Joaquim Nabuco, grande teórico do movimento abolicionista brasileiro, apresenta a sua nota de comiseração pelo escravo.

12 6 – Tese iniciada por Citação comentada.
Exemplo: Comentada: O teórico Joaquim Nabuco, em sua comiseração pelo escravo brasileiro, disse que este só tinha de seu a própria morte. O movimento brasileiro antiescravista, quando já fortalecido, deixou bem clara essa pungente acusação nas palavras dos abolicionistas.

13 7–Tese iniciada por Pergunta ou perguntas
Exemplo: Os pensadores do século XIX propuseram, nos termos da época, questões que continuam a intrigar os críticos sociais: como funciona a mente de um político? Quais são os fatores imponderáveis que o levam a agir desta ou daquela maneira?

14 8 –Tese iniciada por Definição
Exemplo O envelhecimento é um processo evolutivo que depende dos fatores hereditários, do ambiente e da idade; embora ainda não tenham sido descobertas as causas precisas que o determinam em toda a sua amplitude e diversidade.

15 9 –Tese iniciada por Linguagem figurada Exemplo:
9 –Tese iniciada por Linguagem figurada Exemplo: Os meios de comunicação, com sua velocidade de informação, fazem de cada homem um condômino do mundo. De repente, todos ficaram sabendo de quase tudo, sem tempo para digerir 90% das informações que recebem. O homem tornou-se uma ilha cercada de comunicações por todos os lados.

16 10 – Tese iniciada por Narração
Exemplo: O ano de 2011 foi marcado por inúmeros atos de violência cometidos por policiais. Em dezembro último, um grupo de jovens foi sumariamente atingido quando, estava, à noite, nos degraus da Catedral da Sé em São Paulo. Eram apenas estudantes que voltavam de uma balada e conversavam antes de voltarem a casa.

17 11 –Tese iniciada por Idéias contrastantes
Exemplo É sabido que a mulher está conquistando espaços tipicamente masculinos e, no entanto, observa-se que isso nem sempre se configura como realidade. Os postos mais importantes deste país, quer na vida pública, quer em empresas privadas, são sempre ocupados pelo sexo masculino. As pessoas parecem não confiar muito no trabalho da mulher; embora saibamos que ela é tão competente quanto o homem.

18 12 – Tese iniciada por Contestação
Exemplo: O computador liberta, afirmou Nicholas Negroponte, o pioneiro da era digital. Contudo, o modo como a informática vem se impondo parece angustiar o homem, gerando ansiedade que, longe de libertar, escraviza.

19 MODELOS DE ARGUMENTOS A argumentação é a parte da dissertação em que o autor comprova a tese que foi apresentada na Introdução. Para essa comprovação, é preciso que o autor tenha um embasamento sólido a partir de conhecimentos adquiridos, refletidos, analisados.

20 Não se esqueça de que a frase citada deve vir entre aspas. Observe:
1. Argumento de Autoridade: A ideia se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese. Não se esqueça de que a frase citada deve vir entre aspas. Observe: “O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ - a famosa frase-conceito do diretor Glauber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado” Revista Veja, 2012.

21 2. Argumento por Causa e Consequência:
Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência). Observe: Ao se examinar a fundo algumas das causas do êxodo rural, verificam-se inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo, como a seca, a questão da má distribuição de terras e também a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo. Em consequência de tais fatores, vê-se, a todo instante, a chegada de enorme contingente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho dignos. Daí as favelas e comunidades periféricas.

22 3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração:
A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos. Veja o texto a seguir: A condescendência com que os brasileiros têm convivido com a corrupção não é propriamente um item que fale bem de nosso caráter. Conviver e condescender com a corrupção não é, contudo, praticá-la, como queria um líder empresarial que assegurava sermos todos corruptos. Um rápido olhar sobre nossas práticas cotidianas registra a amplitude e a profundidade da corrupção, em várias intensidades. Há a pequena corrupção, cotidiana e muito difundida. É, por exemplo, a da secretária da repartição pública que engorda seu salário datilografando trabalhos “para fora”, utilizando máquina, papel e tempo que deveriam servir à instituição. Os chefes justificam esses pequenos desvios com a alegação de que os salários públicos são baixos. Assim, estabelece-se um pacto: o chefe não luta por melhores salários de seus funcionários, enquanto estes, por sua vez, não “funcionam”. O outro exemplo é o do policial que entra na padaria do bairro em que faz ronda e toma de graça um café com coxinha. Em troca, garante proteção extra ao estabelecimento comercial, o que inclui, eventualmente, a liquidação física de algum ladrão pé-de-chinelo”. (Jaime Pinksky/Luzia Nagib Eluf. Brasileiro(a) é Assim Mesmo, Ed.Contexto)

23 4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio:
Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios (de domínio público). Veja como se processa: “São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar... No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes”.  (Folha de S. Paulo.

24 Veja um exemplo desse argumento:
5. Argumento por analogia: É o argumento que pressupõe que se deve tratar algo de maneira igual, situações iguais. As citações de jurisprudência são os exemplos mais claros do argumento por analogia, que é bastante útil porque o juiz será, de algum modo, influenciado a decidir de acordo com o que já se decidiu, em situações anteriores. Veja um exemplo desse argumento: “Em relação à violência dos dias atuais, o Brasil age semelhante a uma noiva abandonada no altar: perdida, sem saber para aonde ir, de onde veio e nem para onde quer chegar. E a questão que fica é se essa noiva largada, que são todos os brasileiros, encontrará novamente um parceiro, ou seja, uma nova saída para o problema”.

25 6. Argumento de Senso Comum:
É o argumento que traz uma afirmação que representa consenso geral, incontestável. São mais utilizados quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, um argumento que é massificado; ninguém irá apelar contra, pois é conhecido universalmente. Sabe-se que quem tem o nome incluído no SPC passa por uma situação constrangedora. Sendo assim, aquele cujo nome foi inserido indevidamente nesse cadastro tem direito à indenização por danos morais.

26 7ARGUMENTO DE AUTORIDADE
Apela-se para a credibilidade atribuída à palavra de Alguém publicamente considerado autoridade na área e citada no contexto. As pesquisas comprovam que.../O estudioso X afirma que... Conforme citado pelo jornalista Nelson Hoineff, "o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é justamente o que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente infinita de massificação". De fato, mais de 80% da população brasileira tem esse veículo como principal fonte de informação e referência.

27 8-ARGUMENTO POR COMPARAÇÃO
Baseia-se em fatores de semelhança ou analogia aplicáveis aos dados considerados para o assunto. Assim como ocorre em.../Do mesmo modo que... Enquanto países como a Inglaterra e o Canadá têm leis que protegem as crianças da exposição ao sexo e à violência na televisão, no Brasil não há nenhum controle efetivo sobre a programação. Não é de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre aTV aberta.

28 9-ARGUMENTO POR RESGATE HISTÓRICO
Baseia-se em voltar ao tempo histórico e resgatar fatos que podem ser utilizados como argumentos por apresentarem semelhanças com os fatos atuais. Quem assiste à TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial, quando chegou ao país, há pouco mais de meio século, fosse com educação, informação e entretenimento. Não se pode negar que ela evoluiu –transformou-se na maior representante da mídia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar, informa relativamente e entretém de maneira discutível.


Carregar ppt "O ESTUDO DA DISSERTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google