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PublicouLuciano Campelo Fraga Alterado mais de 8 anos atrás
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TGA Profº Wagner Tadeu Aula 1
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EMENTA Conceituação básica sobre organização e Administração; A evolução do conhecimento administrativo: teoria Neoclássica, Administração por Objetivos, teoria Estruturalista, teoria dos Sistemas, teoria Contingencial, teorias Ambientais; Processo gerencial; Áreas funcionais e as principais decisões envolvidas; Práticas contemporâneas da Administração; Ciclo de vida das Organizações.
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OBJETIVO Possibilitar ao aluno interpretar as teorias de gestão de negócios bem sucedidos na atualidade, aplicadas à realidade brasileira.
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BIBLIOGRAFIA Básica CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 2004. BARROS NETO, João P. Teorias da administração - curso compacto: manual prático para estudantes e gerentes profissionais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. HAMPTON, David. Administração contemporânea. 4 ed. São Paulo: Makron, 1992.
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BIBLIOGRAFIA Complementar LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2006. OLIVEIRA, Jayr F.; SILVA, Edison A. Gestão organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo, 2006.
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CONCEITO Administração – condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não lucrativa. (CHIAVENATO, 2003, p. 2)
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CONCEITO PlanejamentoDireçãoControle
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HABILIDADES Segundo KATZ as habilidades do administrador são: TÉCNICA – uso do conhecimento especializado e facilidade de execução de técnicas relacionadas com o trabalho. FAZER
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HABILIDADES HUMANAS – trabalho com pessoas, facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. COMUNICAR
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HABILIDADES CONCEITUAIS – visão da organização ou da unidade organizacional. COMPREENDER
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TGA Habilidade conceitual: Pensar Definir Diagnosticar Solucionar Habilidades exigem competências duráveis:
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CONHECIMENTO Acervo de informações e conceitos que possuímos. Atualização Constante
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PERSPECTIVA Capacidade de colocar o conhecimento em ação. Visualizar oportunidades Diagnosticar situações Propor soluções
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ATITUDE Comportamento frente a situações de trabalho. Estilo pessoal Liderar Motivar
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COMPETÊNCIAS Saber C Saber Fazer P Saber Fazer Acontecer A
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PAPÉIS DO ADMINISTRADOR
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