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TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Profª: MS. JULIENE ROCHA BORGES

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Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Profª: MS. JULIENE ROCHA BORGES"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Profª: MS. JULIENE ROCHA BORGES
2012

2 Introdução à Teoria da Administração
CAPÍTULO 1 Introdução à Teoria da Administração

3 RECURSOS OBJETIVOS HUMANOS MATERIAIS FINANCEIROS PRODUTOS INFORMAÇÃO
– Uma organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços RECURSOS HUMANOS MATERIAIS FINANCEIROS INFORMAÇÃO ESPAÇO TEMPO OBJETIVOS PRODUTOS SERVIÇOS ORGANIZAÇÃO

4 A Administração pode ser concebida como a racionalidade aplicada às relações sociais
Embora teoria, a TGA é totalmente instrumental. Ela fornece ao administrador a arma mais poderosa: sua habilidade conceitual. Ao invés de ensinar a fazer as coisas ou executar coisas certas – o como – ela busca ensinar o que deve ser feito em determinadas circunstâncias ou ambientes – o porquê. A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. Resumindo: Ela se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.

5 Conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexos torna-se o processo de administrar.

6 Na sociedade moderna , todos estão cercados de organizações.
RECEITA FEDERAL PREFEITURA DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO ESCOLA CLUBE ESTADO SINDICATO SECRETARIA DA SEGURANÇA COMPANHIA TELEFÔNICA COMPANHIA DE ELETRICIDADE SANEAMENTO BÁSICO Na sociedade moderna , todos estão cercados de organizações.

7 A civilização tem como pedra angular o esforço cooperativo do homem para a concretização do trabalho; esse esforço, em todos os campos da ciência, da organização e em todas as relações sociais, visa ao bem-estar da sociedade. Se nosso bem-estar depende realmente desse esforço cooperativo, a ciência de gerir, de coordenar, de comandar e de dirigir esse esforço é uma ciência presente em todas as atividades humanas. É por meio da ação humana que damos forma ao pensamento e materializamos o que queremos.

8 Administrar tem como tarefa básica
“fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz”.

9 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA Eficiência: Eficácia: Ênfase nos meios.
Fazer corretamente as coisas. Resolver problemas. Salvaguardar recursos. Cumprir tarefas e obrigações. Treinar os subordinados. Manter as máquinas. Freqüentar a igreja. Rezar. Jogar futebol com arte. Eficácia: Ênfase nos resultados. Fazer as coisas certas. Atingir objetivos. Otimizar o uso de recursos. Obter resultados. Dar eficácia aos subordinados. Máquinas em funcionamento. Praticar valores religiosos. Ganhar o céu. Ganhar o jogo.

10 (nenhum planejamento se faz sem investimento)
O melhor retorno de investimento de uma empresa é definido pelo aumento do retorno quanto se consegue reduzir o investimento, isto quer dizer que a empresa investindo menos e aumentando a lucratividade, o seu planejamento estratégico está alcançando a otimização dos recursos. (nenhum planejamento se faz sem investimento)

11 As organizações são formadas de pessoas e
tecnologia interagindo par alcançar um resultado real. É um processo complexo de relacionamento, pois na tecnologia lidamos com dados precisos enquanto que com pessoas lidamos com humanidade, ou seja, sentimentos.

12 A Administração é o elemento sintetizador da
ampliação da atividade humana e, assim, interage com todas as demais. Assim, não existem sistemas organizacionais desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Existe, isso sim, sistemas organizacionais eficazmente administrados e sistemas mal administrados ou ainda inadministrados.

13 e centralizados no mesmo ideal.
Administrar hoje é interagir dentro de um universo onde 3 campos são interligados e só funcionam adequadamente e eficazmente se posicionados com o mesmo objetivo e centralizados no mesmo ideal.

14 São os 3 campos: Objetivos Recursos (pessoas, informações, espaço, tempo, dinheiro, instalações, etc.) Decisões (planejamento, organização, direção ou coordenação, controle).

15 HABILIDADES DE UM ADMINISTRADOR Existem 3 tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa atuar com sucesso: HABILIDADE TÉCNICA: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio de experiência e educação. HABILIDADE HUMANA: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar, lidar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e principalmente liderar grupo de pessoas. HABILIDADE CONCEITUAL: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.

16 Vale reforçar que para a habilidade conceitual necessitamos desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais e seus respectivos graus de complexidade e finalmente diagnosticar e propor soluções. Comentando as habilidades: Técnica: saber usar seus conhecimentos, métodos e técnicas e equipamentos em suas tarefas através de sua instrução, experiência e educação. Humana: saber lidar com o ser humano, compreendê-lo e saber motivá-lo para maior e melhor desempenho sempre melhorando sua qualidade de vida. Conceitual: saber colocar o ser humano em sintonia com a organização, dentro dos objetivos gerais da empresa como um todo, e não só dos objetivos imediatos. (É a pessoa certa com conhecimentos específicos da área no lugar certo da empresa). 

17 Os Níveis da Organização
Institucional Intermediário Operacional Administração de Cúpula Definição de objetivos Planejamento, Organização, Direção e Controle Presidente Diretores Gerentes Supervisores Funcionários e Operários Administração das Operações Supervisão da execução das tarefas e operações da empresa Execução das tarefas e operações

18 Os Níveis Hierárquicos
Institucional Intermediário Operacional Presidente Diretores Gerentes Supervisores Administração Operação Funcionários e Operários (Pessoal não-administrativo) Funcionários e Operários (Pessoal não-administrativo)

19 As três Habilidades do Administrador

20 As Competências Duráveis do Administrador

21 As Competências Duráveis do Administrador
Habilidades Conceituais Humanas Técnicas Conhecimento (Saber) Sucesso Profissional + = Perspectiva (Saber Fazer) Atitude (Saber Fazer Acontecer)

22 Como se vê o objeto da administração são as
Organizações e o objeto fundamental é o ser humano, pois é sabendo como ele funciona na mais perfeita sintonia com o todo que se produzirá mais e melhor. As organizações hoje sejam elas de interesse público ou privado, causam grande impacto sobre toda a sociedade, pois esta sofre diretamente com as conseqüências dos resultados positivos ou negativos das organizações. Exemplo: a quebra de um banco o fracasso de uma usina de reciclagem a quebra de uma operador de telefonia.

23 A administração na Sociedade Moderna maior eficiência e eficácia.
e suas Perspectivas Concluindo.... A administração é o meio para fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.

24 passou a exercer um papel fundamental no dia a dia organizacional:
Hoje, a administração e as organizações estão em constante transformação. A competitividade, agora incrementada com a globalização e avanços tecnológicos “meteóricos”, passou a exercer um papel fundamental no dia a dia organizacional: é preciso ter maior eficiência: fazer melhor com menos recursos.

25 O significado da Administração e suas perspectivas
CAPÍTULO 2 O significado da Administração e suas perspectivas - Delineando o papel da Administração -

26 Informações e Conhecimento
A Administração e o Papel do Administrador RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos .

27 Principais decisões do processo de administrar.
PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos CONTROLE Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura DIREÇÃO Realização dos Planos Principais decisões do processo de administrar.

28 As Variáveis Básicas da TGA

29 As Perspectivas Organizacionais Futuras
Mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios. Crescimento e expansão das organizações. Atividades que exigem pessoas de competências diversas e especializadas.

30 Os impactos futuros sobre as organizações
Crescimento das organizações. Concorrência mais aguda. Sofisticação da tecnologia. Taxas mais altas de inflação. Globalização da economia e internacionalização dos negócios.

31 De: Para: Alteração: Sociedade industrial Tecnologia simples
Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquia Opção dual ou binária Centralização Ajuda institucional Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Democracia participativa Comunicação lateral Opção múltipla Descentralização Auto-ajuda Inovação e mudança Maior eficiência Globalização e competitividade Visão do negócio e do futuro Pluralismo e participação Democratização e empowerment Visão sistêmica e contingencial Incerteza e imprevisibilidade Autonomia e serviços diferenciados

32 Administração como técnica social
Administração consiste em: Orientar, Dirigir, Controlar Os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.

33 Aspectos Administrativos Comuns às Organizações
QUANTO AOS OBJETIVOS: Elas são meios para o alcance de objetivos. Todas elas são diferentes em seus objetivos. QUANTO À ADMINISTRAÇÃO: Todas elas exigem uma reunião de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum. Todas elas exigem uma estrutura e uma administração. QUANTO AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: Todas elas exigem eficiência e eficácia no desempenho.

34 Paradigmas do Terceiro Milênio Paradigmas Tradicionais
Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores. Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhadores em serviços e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior. Emprego e carreira estáveis. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo. Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na eficiência. Ênfase na competitividade. Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial. Mudanças de paradigmas na passagem para o terceiro milênio.


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