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Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.

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1 Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz 8.10.2009

2 Tópicos da aula  Princípios e pressupostos de pesquisa em informação e educação popular e saúde  Redes sociais e suas teorias  Metodologia de análise de redes sociais (ARS)  Modelo interpretativo de análise de redes sociais  Redes hipertextuais: construção compartilhada de experimentos de informação

3 Princípios de pesquisa – antropologia da informação. Estudar os elos entre cultura, conhecimento, informação, comunicação e saúde em suas ambientações relacionais e locais. Por que estudar as redes sociais?: para entender os modos de produção compartilhada de conhecimentos e informações entre agentes, técnicos, especialistas, organizações e população nas intervenções de educação popular e saúde

4 Pressupostos de pesquisa em informação e educação popular e saúde  O conhecimento no campo da saúde  Saúde: uma finalidade a ser alcançada x condições de vida  Atores institucionais (pesquisadores): posição de distanciamento x “neutralidade ativa”  Mediações: sociedade civil e Estado  Construção da esfera pública e ações dialógicas  Atores sociais e usuários dos serviços de saúde e dos sistemas de informação como sujeitos

5 A rede como metáfora: da antropologia à sociologia Redes e estrutura social (N.Elias; P. Bourdieu): indivíduo x sociedade, ator x estrutura Teorias ator- rede (B. Latour; Callon; ) Redes: configurações culturais, tecnológicas, políticas e econômicas das sociedades no ambiente da globalização: a “sociedade em rede” (M.Castells) Construto teórico do pesquisador x configurações práticas de comunicação e informação em organizações, movimentos e grupos sociais com foco na saúde da população Redes sociais e suas teorias

6 Elos e relações de interdependência entre os atores (interações sociais x atributos sociais) Posições e papéis dos atores Processos de comunicação e fluxos de informação Apelo ao formalismo matemático: terminologias específicas dos campos disciplinares + medidas associando conceitos sociológicos e definições operacionais (softwares: Ucinet, Structure, etc) Metodologia de análise de redes sociais (ARS)

7 ARS – grandes correntes teórico- metodológicas Análise estrutural das redes sociais – estudo das propriedades das estruturas relacionais constituídas pelas redes sociais: uma teoria completa, um novo paradigma científico; Análise dos contextos relacionais nos quais os atores participam- estudo da diversidade de configurações nas redes sociais: uma metodologia ou categoria analítica.

8 Modalidades de coleta de dados relacionais em ARS Aplicação de instrumentos específicos para a obtenção de dados relacionais: questionários sociométricos; geradores de nomes para recuperar contatos e relações de um ou vários indivíduos; Observação de relações de forma direta no terreno da pesquisa (etnografias); Utilização de arquivos textuais de documentos.

9 MODELO INTERPRETATIVO DE ANÁLISE (MIA) Redes de conhecimentos CiênciaExperiência Saber TERCEIRO CONHECIMENTO Práticas sociais CONFIGURAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO TEXTUALIDADESESPACIALIDADES Interação Produção de sentidos Redes sociais Redes de sentidos DiscursoNarrativa

10 Construindo coletivamente experimentos de informação e comunicação em saúde – as redes hipertextuais  Mapeando falas e configurando representações em redes sociais: dialogando com os atores da pesquisa  Troca coletiva e compartilhada de conhecimentos  Qualificação de informações e experiências  Construindo coletivamente experimentos de informação e comunicação em saúde.

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14 Pontos para reflexão Redes sociais Informação e comunicação em saúde Cultura e territórios

15 Referências BOURDIEU, P. Réponses; pour une anthropologie réflexive. Paris: Éd. du Seuil, 1992. FREEMAN,L.C. The development of Social Network Analysis: a study in the Sociology of Science. BookSurge Publisn., 2004 KREIMER, P. Et al. Producción y uso social de conocimientos: estudos de sociologia de la ciencia y de la tecnologia en America Latina. Bernal: Univ. Nacional de Quilmes, 2004 LATOUR, B.; WOOLGAR, S. La vie de laboratoire: la production des faits scientifiques. Paris: La Découverte, 1996. LATOUR, B. Le métier de chercheur regard d’un anthropologue: une conférence-débat à l’ INRA. Paris, le 22 Septembre 1994. Paris: Institut National de la Recherche Agronomique, 1995. MARTELETO, R. M.; STOTZ, E.N. (orgs). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Ed. Fiocruz, Ed. UFMG, 2009 MARTELETO, R.M. Informação, rede e redes sociais – fundamentos e transversalidades. Informação &Informação, Londrina, PR, v.12, n. especial, 2007 MERCKLÉ, Pierre. Sociologie des réseaux sociaux. Paris : La Découverte, 2004 PARROCHIA, Daniel. Philosophie des réseaux. Paris : Presses Universitaires de France, 1993 SCOTT, J. Social network analysis. A handbook. London: Sage Public., 1991


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