Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Alencastre Palha Alterado mais de 8 anos atrás
1
Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável. Que a criança entenda o significado da leitura e que isso lhe traga satisfação e prazer. Capacidade de analise em descobrir detalhes em figuras difíceis. Análise do texto desenhado. Critério de escolha do livro é fundamental. A criança é curiosa sobre o livro assimilável que tenha um sentido para ela. O professor deve procurar estratégias de leitura, buscando o encorajamento das crianças para recontar a história sozinha.
2
Capítulo 4: Experiência na Creche, posturas das educadoras e desenvolvimento linguísitico. A PESQUISA 400 crianças de pré- escola de municípios da província de Milão ASPECTOS NEGATIVOS: O desempenho verbal de crianças oriundas da creche é significavelmente inferior ao desempenho de outras crianças. ASPECTOS POSITIVOS: Pontuações mais altas e homogêneas no QI global obtidas pelas crianças provenientes da creche: elas eram claramente mais hábeis nos testes não verbais.
3
Entrevistas com professoras(es): A criança da creche é “uma coitadinha” Avaliação negativa da família Falta de funcionários, o ambiente inadequado e triste, a falta de equipamentos e brinquedos. Expectativas negativas quanto às crianças Esperam que a criança da creche “ não fale ou fale mal” sem perguntar o motivo. RESULTADOS: Pouca fala das educadoras com as crianças, utilizando-se de contatos mecânicos, constantes falas inibitórias (pare, preste a atenção,....) A verbalização das crianças era praticamente inexistente durante as refeições, a higiene e os momentos de rotina.
4
A importância do papel do adulto na escolha do livro. A escolha do livro: 1ºnivel: (a partir dos 13-14 meses) Livros de imagens simples. 2ºnivel: (14 a 15 meses) Série de imagens de objetos relacionados entre si. 3ºnível: (16 a 18 meses) Reconhecimento de um objeto e sua função. 4ºnivel: (a partir dos 18 meses) Proto-histórias 5ºnível: ( de 20 a 22 meses) Histórias curtas- Sequências de algumas situações 6ºnível: (a partir dos 30 meses) Histórias complexas. Capítulo 5: O livro na Creche.
5
ANIMAR E DRAMATIZAR: QUATRO PONTOS FUNDAMENTAIS. Análise do texto e identificação de estratégias de dramatização Aprimoramento de técnicas de encorajamento- acompanhamento para a leitura da criança. Preparação de momentos de socialização Dramatização animada (adulto/criança)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.