A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável. Que a criança entenda o significado da leitura e que isso lhe traga satisfação e prazer. Capacidade de analise em descobrir detalhes em figuras difíceis. Análise do texto desenhado. Critério de escolha do livro é fundamental. A criança é curiosa sobre o livro assimilável que tenha um sentido para ela. O professor deve procurar estratégias de leitura, buscando o encorajamento das crianças para recontar a história sozinha.

2 Capítulo 4: Experiência na Creche, posturas das educadoras e desenvolvimento linguísitico. A PESQUISA 400 crianças de pré- escola de municípios da província de Milão ASPECTOS NEGATIVOS: O desempenho verbal de crianças oriundas da creche é significavelmente inferior ao desempenho de outras crianças. ASPECTOS POSITIVOS: Pontuações mais altas e homogêneas no QI global obtidas pelas crianças provenientes da creche: elas eram claramente mais hábeis nos testes não verbais.

3 Entrevistas com professoras(es):  A criança da creche é “uma coitadinha”  Avaliação negativa da família  Falta de funcionários, o ambiente inadequado e triste, a falta de equipamentos e brinquedos.  Expectativas negativas quanto às crianças  Esperam que a criança da creche “ não fale ou fale mal” sem perguntar o motivo. RESULTADOS: Pouca fala das educadoras com as crianças, utilizando-se de contatos mecânicos, constantes falas inibitórias (pare, preste a atenção,....) A verbalização das crianças era praticamente inexistente durante as refeições, a higiene e os momentos de rotina.

4 A importância do papel do adulto na escolha do livro. A escolha do livro: 1ºnivel: (a partir dos 13-14 meses) Livros de imagens simples. 2ºnivel: (14 a 15 meses) Série de imagens de objetos relacionados entre si. 3ºnível: (16 a 18 meses) Reconhecimento de um objeto e sua função. 4ºnivel: (a partir dos 18 meses) Proto-histórias 5ºnível: ( de 20 a 22 meses) Histórias curtas- Sequências de algumas situações 6ºnível: (a partir dos 30 meses) Histórias complexas. Capítulo 5: O livro na Creche.

5 ANIMAR E DRAMATIZAR: QUATRO PONTOS FUNDAMENTAIS.  Análise do texto e identificação de estratégias de dramatização  Aprimoramento de técnicas de encorajamento- acompanhamento para a leitura da criança.  Preparação de momentos de socialização  Dramatização animada (adulto/criança)


Carregar ppt "Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google