Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarco Antônio Viveiros Monsanto Alterado mais de 8 anos atrás
1
Alfabetização de adultos: ainda um desafio Regina Hara Profa. Dra. Dóris Fiss
2
PONTO DE PARTIDA: concepções freireanas Leitura de mundo e leitura da palavra Homem: sujeito sócio-histórico que se constitui nas e a partir das relações que estabelece com o mundo. Homem: sujeito na compreensão do mundo Relação processual entre alfabetizando e conhecimento Tema gerador Concepção de alfabetização (ato de conhecimento)
3
Emília Ferreiro e Ana Teberosky Concepção de homem: sujeito cognoscente e construtor de conhecimento Concepção de domínio do código escrito: aquisição conceitual, apropriação de novo objeto de conhecimento Reconhecimento dos saberes do sujeito-adulto e negociação com esses saberes anteriores ao domínio das tecnologias da leitura e da escrita
4
INQUIETAÇÕES Pode-se considerar uma ação alfabetizadora que tome como ponto de partida o que os adultos não-alfabetizados sabem, em lugar de partir do que ignoram? Não será acaso nossa própria ignorância sobre o sistema de conceitos desses adultos o que nos leva a tratá-los como se fossem ignorantes? O respeito à pessoa não-alfabetizada pode ser um enunciado vazio quando não sabemos o que é que se deve respeitar? O que podes dizer a respeito de tua comunidade? Que necessidades observas em tua comunidade? Como elas podem ser resolvidas ou reduzidas no que se refere à educação de jovens e adultos?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.