A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO
PROMOVER A INOVAÇÃO E NOVAS DESCOBERTAS VALORIZAR A FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA PROPORCIONAR UMA VIDA MAIS HARMONIOSA, ATRACTIVA E DINÂMICA COM A PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ACTORES INCREMENTAR A OCUPAÇÃO ADEQUADA DO TEMPO LIVRE PARA EVITAR QUE O TEMPO DE ÓCIO SEJA ALIENANTE, PASSIVO E DESPERSONALIZADOR

2 OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO DO IDOSO
RENTABILIZAR OS SERVIÇOS E RECURSOS COMUNITÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO VALORIZAR AS CAPACIDADES, COMPETÊNCIAS, SABERES E CULTURA DO IDOSO, AUMENTANDO A SUA AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA

3 ANIMAÇÃO DO IDOSO CONHECER OS IDOSOS: AS SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, VALORES, PRINCÍPIOS, CULTURA, CAPACIDADES, DIFICULDADES, GOSTOS PESSOAIS… CONHECER A INSTITUIÇÃO: HORÁRIOS, FUNCIONAMENTO, ESPAÇOS DISPONÍVEIS, RECURSOS MATERIAIS, FINANCEIROS E HUMANOS, PRIORIDADES E OBJECTIVOS DA DIRECÇÃO…

4 ANIMAÇÃO DO IDOSO CONHECER A COMUNIDADE LOCAL: A SUA CULTURA, MODOS DE VIDA, OUTRAS INSTITUIÇÕES, EQUIPAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS

5

6 TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO RECORTAR COLAR
ESTAMPAR ( com batatas, rolhas de cortiça, esponjas...) IMPRESSÃO (de diferentes objectos) MODELAGEM: barro, pasta de papel, madeira, moldar, plasticina, massas de cor... TÉCNICAS DE PINTURA TÉCNICAS DE DESENHO TÉCNICAS DE COLAGEM (diferentes materiais) EXPRESSÃO DRAMÁTICA; TEATRO EXPRESSÃO MUSICAL EXPRESSÃO PSICOMOTORA

7 TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO EXPRESSÃO PLÁSTICA, CONSTRUÇÕES JOGOS PEDAGÓGICOS
DANÇA HISTÓRIAS E CONTOS POPULARES POEMAS; RIMAS; ANEDOTAS VISITAS Á COMUNIDADE, PASSEIOS, VISITAS DE ESTUDO CIÊNCIA DIVERTIDA CULINÁRIA JOGOS DE MESA JOGOS POPULARES JARDINAGEM

8 TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO TAREFAS AGRÍCOLAS
ACTIVIDADES ESPECÍFICAS: COSTURA, BORDADOS, RENDAS E TAPEÇARIA, CARPINTARIA CONVERSAR LEITURA DE LIVROS PEQUENA AJUDA NAS TAREFAS DA INSTITUIÇÃO LEITURA E COMENTÁRIO DE JORNAIS E REVISTAS VISIONAMENTO DE FILMES

9 PLANIFICAÇÃO É USAR PROCEDIMENTOS PARA INTRODUZIR ORGANIZAÇÃO E RACIONALIDADE À ACÇÃO, COM VISTA A ALCANÇAR DETERMINADAS METAS E OBJECTIVOS.

10 ELEMENTOS DA PLANIFICAÇÃO
Conteúdo da planificação: O Quê…? Objectivos: Para Quê…? Local: Onde…? Metodologia: Como…? Actividades e Tarefas: o que se pretende desenvolver Calendarização, Cronograma: dias, horários, duração da actividade Destinatários: sala, idades, número de participantes Recursos Humanos: quem promove e participa na actividade Recursos Materiais e Financeiros Avaliação

11 EXECUÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS
TRABALHAR OS HÁBITOS DE HIGIENE E LIMPEZA UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS E TÉCNICAS ESTIMULAR A ACTIVIDADE COGNITIVA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIRECTA, MANIPULAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO; REFORÇAR A AUTONOMIA BOA PLANIFICAÇÃO DA SESSÃO, ACTIVIDADES E MATERIAL A UTILIZAR MOTIVAR, EXPLICAR O QUE VÃO FAZER E PORQUÊ

12 EXECUÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS
TENTAR REALIZAR AS ACTIVIDADES NO MESMO HORÁRIO NO MESMO DIA, NÃO ALTERANDO MUITO AS ROTINAS CRIAR UM AMBIENTE SERENO, DESCONTRAÍDO E ABERTO ÀS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS DESPERTAR A CURIOSIDADE E A VONTADE

13 EXECUÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS
TER EM CONTA QUE OS IDOSOS SE CANSAM FACILMENTE DAS ACTIVIDADES DAR IMPORTÂNCIA AOS INTERESSES, MOTIVAÇÕES E ESTADO DE ESPÍRITO DOS IDOSOS. NÃO FORÇAR

14 FUNÇÃO DO ANIMADOR 1. Entusiasmo: motivar os actores; 2. Empatia: compreender o público alvo, colocar- se no lugar deles; 3. Atitude construtiva: ser positivo, demonstrar seriedade, comentários positivos; 4. Ter espírito de adaptação; 5. Organizar o espaço; 6. Possuir uma grande variedade de actividades/jogos; 7. Planificar e preparar os jogos /actividades com antecedência; 8. Apresentar os jogos/actividades com clareza; 9. Observar e acompanhar o público alvo durante os jogos/actividades.

15 Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Plano de Actividades Sócio-Culturais (PAS)

16 O que é o PDI? É um instrumento que visa os serviços prestados ao cliente, que promovam a sua autonomia e qualidade de vida, respeitando o projecto de vida, hábitos, gostos, confidencialidade e privacidade da pessoa.

17 Elaboração do PDI A elaboração do PDI deve ser adequada às necessidades, hábitos, interesses e expectativas de cada cliente, na medida em que este é um ser único e individual.

18 Objectivos Visa conhecer o utente e definir áreas de intervenção a desenvolver de acordo com as suas necessidades e vivências.

19

20

21 Plano de Actividades Sócio-Culturais (PAS)

22 O que é o PAS? É um instrumento que visa a definição e planificação das actividades sócio-culturais, tendo em conta as necessidades, hábitos interesses e expectativas do utente.

23 Regras / Princípios Respeitar as diferenças religiosas, étnicas e culturais Promover a autonomia e qualidade de vida Respeitar o cliente quanto à sua individualidade, capacidades, potencialidades, hábitos, interesses e expectativas Promover a participação activa dos idosos e/ou familiares nas actividades Promover a comunicação, convivência e ocupação do tempo dos clientes

24 Bases de Apoio • PAS anterior Objectivos operacionais da área/sector
• Necessidades, interesses e potencialidades dos utentes Planos de Desenvolvimento Individual Recursos disponíveis na comunidade, próxima e alargada Recursos disponibilizados pelos parceiros, formais e informais

25

26 Plano de Actividades

27 GRELHA DE PRESENÇAS

28 Estrutura de um Projecto de Animação Sociocultural
Denominação Natureza do projecto Beneficiários do projecto Objectivos Descrição Fundamentação teórica Finalidade Metas Localização física e espacial Descrição das actividades e tarefas a realizar Métodos e técnicas a utilizar Determinação dos prazos Calendarização das actividades Determinação dos recursos (humanos, materiais, técnicos e financeiros) Custos do projecto (elaboração e execução) Coordenação do projecto Indicadores de avaliação Factores externos Condicionantes para o sucesso Impacto do projecto

29 Actividades de Animação
Sociais Animação Espiritual/religioso Quotidianas Culturais Desportivas Intelectual/formativo

30 Lúdico-recreativo – Jogar às damas, cartas ou outras, participar em coros fazer objectos em cerâmica, crochet Cultural – ir ao cinema, ao teatro, a concertos, museus, exposições Desportivo – fazer ginástica de manutenção, natação, hidroginástica, Yoga; Espiritual e/ou religioso – ir à missa, rezar, Reikiy, Tai Chi;

31 Intelectual / formativo – participar em aulas nas universidades e academias seniores ou outras, conferências, palestras, seminários, música, canto coral e leitura; Quotidiano – ir ás compras, ir ao cabeleireiro, realizar algumas tarefas domésticas, ver TV, ouvir rádio, música, cuidar de um animal doméstico, cuidar de plantas Social – participar em passeios colectivos, festas ou em actividades desenvolvidas por outras instituições, receber ou fazer visitas, fazer voluntariado dentro e fora da instituição.


Carregar ppt "OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google