Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Segunda Tópica Freudiana
Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei.
Rational Unified Process
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
Fibras ópticas   Até ser descoberta a fibra óptica, a transmissão de informação à distância era feita somente através de cabos coaxiais. Estes possuem.
MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 1.OBJECTIVO Determinar qual o impacto dos aromas na percepção.
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
Agentes Inteligentes Introdução.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
1.Consciência (Chalmers,1997)
POTENCIAL INTELIGENTE
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O Estruturalismo – Titchener
Emoção Psicologia B 12º ano
Os progressos da psicanálise
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
MÉTODO CIENTÍFICO.
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Intencionalidade discursiva
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Modelação Aula T01 – Modelação de Sistemas Referência: –Conceptual Modeling of Information Systems (Capítulo 1) José Borbinha.
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Aula 6 – Hume e o Empirismo
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
O Desejo.
Consciência das Coincidências Consciência das Coincidências
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Emoções Psicologia, 12º ano.
Percepção PPB Aula.
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
Categorias da Narrativa Sistematização
10ª das 12 Efusões de Energias - Arcanjo Miguel - 28/06/09 Frases Expoentes: 01/11 Através destas três últimas fases serão atingidos, progressiva e intensamente,
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
CONSCIÊNCIA E CONSCIÊNCIA DE SI
INTENCIONALIDADE.
Percepção.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Modelação Aula T15 Modelação Conceptual de Sistemas Revisão do Comportamento OCL – Object Constraint Language José Borbinha.
Modelação Aula T13 Modelação Conceptual de Sistemas Comportamento Referências: –Conceptual Modeling of Information Systems (Capítulos 11, 12, 13 e 14)
“Criatividade sob vários pontos de vista”
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
Projecto Tempo “Telekinesis”. Para este projecto decidi abordar os conceitos de tempo Instantâneo, real e virtual Achei que o “telekinesis” se adequasse.
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Profº. Antonio Luiz Alexandre
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Mestrado em Ciências Empresariais1 CRM SOCIAL Mestrado Ciências Empresariais David Gomes Gonçalo Nabais Inês Oliveira Maria Justino Mariana Wilson.
Apresentações: Corporação Virtual E Desafios Relacionados nas Práticas de Gestão e de Organização.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Realização de Experiências escolares de Química
Transcrição da apresentação:

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural Approach to Understanding Presence in Natural and Mediated Environments GRUPO Riva: albertocardoso Gant Maria Flux Miguel13 Rufus

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Sumário: 1.Três camadas da presença 2.Presença Centrada: integração das três camadas 3.Optimizando a presença 4.Conclusão

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy 1 – As três camadas da presença Primeiro nível: presença proto Segundo nível: presença nuclear Terceiro nível: presença alargada

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Primeiro nível: presença proto Na presença proto o sentimento do Eu depende da criação de um mapeamento de segunda ordem, em determinadas regiões do cérebro.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Isto dá a sensação, não apenas de que algo está a acontecer, mas de que algo está a acontecer COMIGO. Meta a atingir: Prever as características do mundo externo do mesmo modo como é experimentado através de inputs sensoriais.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Segundo nível: a presença nuclear Uma entidade passageira que é continuamente produzida por meio de estímulos com os objectos.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy No modelo de Damásio, a presença Nuclear é uma entidade transitória, mas consciente, incessantemente recriada para cada objecto com o qual o cérebro interage.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy É a integração de ocorrências específicas em percepções sensoriais únicas.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Segundo Gregory, isso é feito através de um modelo de mundo coerente, que evolui em tempo real, de acordo com a sua própria lógica interna. Em tal visão, a percepção depende, em grande medida, do conhecimento derivado de experiências passadas do indivíduo e da história evolutiva.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Terceiro nível: presença alargada O papel da presença alargada é verificar o significado para o Eu de eventos experienciados no mundo exterior (Eu perante o mundo externo presente)

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy Presença e emoções: uma ligação importante, mas negligenciada Influência dos processos emocionais no grau de presença: a)uma alteração no nível dos afectos nucleares activa um nível mais elevado de presença nuclear, necessária para separar realidade e ficção. b) uma atribuição fácil da alteração resulta num nível mais elevado de presença alargada.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy 2 - Presença centrada: integração das três camadas Focus descreve a natureza da atenção de um observador, especificamente se a atenção é direccionada sobretudo para os: acontecimentos presentes (no mundo real ou virtual) ou cenários gerados internamente (na imaginação) que actualmente não estão presentes no mundo.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy A dimensão locus captura a extensão que o observador está a prestar ao mundo real ou ao mundo veiculado através dos media. O sensus refere-se ao nível de consciência ou excitação atencional do observador.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy 3 –Optimizando a Presença Os ambientes virtuais devem ser desenhados de uma forma que permita a integração das três camadas.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy PARTICIPAÇÃO DIGITAL. FLUXO MEDIADO.

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E-Learning3 Academy EvoluçãoPresençaConsciênciaMedia Proto Eu Proto presença (Eu/outro) Mais inconsciente Proprioceptiva Acções automatizadas no mundo Eu nuclear Presença nuclear (estar no mundo) Consciência do aqui e do agora Perceptual Presença Máxima Eu alargado Presença alargada (Eu no mundo) Consciência do Eu em relação com o mundo Conceptual Ausência 4 - Conclusão