Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
O papel do professor frente às mudanças
Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
ACONSELHAMENTO.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O conteúdo.
Perfil do Profissional
Sou o que sou pelo que nós somos
“ O saber e o fazer docente”
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
TÉCNICAS DE SELEÇÃO.
Mapas Conceituais.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
SILVANA BERBEL FERNANDES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Psicologia e Mitologia Profa. Renata Guimarães de Carvalho
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Elisabeth Adriana Dudziak Regina Célia Baptista Belluzzo 1.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Formação continuada ANO 2015
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
*NOME DO ALUNO *INSTITUIÇÃO DE ENSINO *LOCAL E DATA
Transcrição da apresentação:

Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho

OBJETIVO GERAL Estimular o potencial de liderança entre alunos de ensino superior através do estudo e da vivência de conteúdos e situações relacionadas ao exercício da liderança como prática significativa. Estimular o potencial de liderança entre alunos de ensino superior através do estudo e da vivência de conteúdos e situações relacionadas ao exercício da liderança como prática significativa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Exercitar a vivência do auto-conhecimento e da convivência em grupo como ferramentas de desenvolvimento em liderança. Exercitar a vivência do auto-conhecimento e da convivência em grupo como ferramentas de desenvolvimento em liderança. Discutir conceitualmente as principais teorias da liderança que fundamentam a atuação do líder. Discutir conceitualmente as principais teorias da liderança que fundamentam a atuação do líder. Refletir sobre a complexidade do mundo contemporâneo e o papel das lideranças na construção de processos mais éticos em instituições e sociedade em geral. Refletir sobre a complexidade do mundo contemporâneo e o papel das lideranças na construção de processos mais éticos em instituições e sociedade em geral.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS LIDERANÇA COMO ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO (GARETH MORGAN; CECÍLIA BERGAMINI). LIDERANÇA COMO ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO (GARETH MORGAN; CECÍLIA BERGAMINI). LIDERANÇA, COMPLEXIDADE E PENSAMENTO SISTÊMICO (EDGAR MORIN – OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO). LIDERANÇA, COMPLEXIDADE E PENSAMENTO SISTÊMICO (EDGAR MORIN – OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO).

PROGRAMAÇÃO Módulo 1- Auto-conhecimento e perfil de liderança: dinâmica da personalidade e o exercício da liderança. Módulo 1- Auto-conhecimento e perfil de liderança: dinâmica da personalidade e o exercício da liderança. Módulo 2- Teorias da Liderança: teoria dos traços de caráter, estilos de liderança e liderança situacional. Módulo 2- Teorias da Liderança: teoria dos traços de caráter, estilos de liderança e liderança situacional. Módulo 3-Trabalhando com grupos: definição de grupo; estágios de desenvolvimento; processos de funcionamento e o papel do líder. Módulo 3-Trabalhando com grupos: definição de grupo; estágios de desenvolvimento; processos de funcionamento e o papel do líder.

PROGRAMAÇÃO Módulo 4- Liderança no mundo contemporâneo. Liderança servidora: características do líder servidor; uso da autoridade e poder no grupo. Módulo 4- Liderança no mundo contemporâneo. Liderança servidora: características do líder servidor; uso da autoridade e poder no grupo. Módulo 5- Liderança no mundo contemporâneo: complexidade, incertezas e conhecimento; condição humana e consciência planetária; a ética do gênero humano. Módulo 5- Liderança no mundo contemporâneo: complexidade, incertezas e conhecimento; condição humana e consciência planetária; a ética do gênero humano.

METODOLOGIA A metodologia utilizada irá privilegiar o estudo e a vivência de conteúdos e situações que possam proporcionar o despertar de um potencial de liderança sensível à construção de práticas de trabalho significativas no mundo atual. Para tanto, serão realizadas atividades de grupo, aplicação de estudos de caso, dramatizações, leitura e discussão de textos, expressão artística e exibição de filmes pertinentes ao tema.

REFLEXÃO SOBRE GRUPOS... “ O trabalho com grupos requer muito mais do que referenciais abstratos. Ele exige flexibilidade diante do inesperado, fluidez da sensibilidade e da intuição, coragem e senso de humor. É como em viagens: ter mapas serve para sua preparação, uma consulta numa parada e para rever caminhos percorridos depois de chegar em casa. Durante a viagem trata-se de abrir os olhos e andar, andar passo a passo, “no caminho que tem coração”. “ O trabalho com grupos requer muito mais do que referenciais abstratos. Ele exige flexibilidade diante do inesperado, fluidez da sensibilidade e da intuição, coragem e senso de humor. É como em viagens: ter mapas serve para sua preparação, uma consulta numa parada e para rever caminhos percorridos depois de chegar em casa. Durante a viagem trata-se de abrir os olhos e andar, andar passo a passo, “no caminho que tem coração”. (Therese Tellegen, livro “Gestalt e Grupos”)