Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento e Controle de Estoque
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Unidade 2 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
O papel dos estoques nas empresas
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
GESTÃ DE ESTOQUES.
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
Estoques Capítulo 2.
ESTOQUES.
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
ESTOQUES Características Básicas de Controle Gestão versus Controle
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
O mecanismo de pedir.
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Repensando a Logística
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Logística Empresarial Unidade 2
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques Grupo 19 W Luiza Miranda Marcus Vinícius Pamella Ayres Patrícia Ramos Subgrupo: Marcus e Luiza.
Perguntas Logística Grupo 19R.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
GRUPO 6.
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Conceitos Básicos de Estoques
Por que fazer gestão de estoques?
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Logística Embalagens e Distribuição Física
Estoques: Previsão de incertezas
Logística Planejamento e Programação Logística
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Logística de Distribuição
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Conceitos; Todos ganham com a Logística; Os 3 certos da Logística;
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Custos com Manutenção de Estoque Inventario e lote economico
O papel da logística nas empresas Grupo 14D Subgrupo 02 – Eduardo e Lucas.
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Perguntas e Respostas Unidade 2 Estoque Grupo 19v Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/
Administração de Materiais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Custos Material Direto Estocagem
Grupo: 19W Luiza Marcus Vinícius Pamella Patricia Subgrupo: Marcus Vinícius e Luiza.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Logística Política de Estoques.
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
Prof. Alan Coutinho CURSO MARKETING 4o. Semestre LOGÍSTICA EMPRESARIAL.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
LOGISTICA EMPRESARIAL
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Transcrição da apresentação:

Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias Controle de estoque/MP Transportes Compras Processamento de pedidos Logística Armazenagem MP e componentes Movimentação de materiais Embalagem Gestão da Informação Programação do produto

O que é Estoque? “Estoques são acumulações de matérias-primas, suprimentos, componentes, materiais em processo e produtos acabados que surgem em numerosos pontos do canal de produção e logística das empresas”. Ballou (2006) “Os estoques são criados para absorver problemas dos sistemas de produção”. Tubino (2000).

fornecedores ESTOQUES consumidores 6 44

Onde está o Estoque? Armazéns Pátios Chãos de fábrica Equipamentos de transporte Armazéns da rede de varejo “O custo de manutenção desses estoques pode representar de 20 a 40% de seu valor por ano”. Ballou (2006)

Vantagens dos estoques Melhoram o nível de serviço; Incentivam economias na produção; Maior disponibilidade de produtos; Agem como proteção contra aumentos de preços; Protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; Servem como segurança contra contingência; Redução de compras mais caras

Desvantagens dos estoques Ocupam grandes espaços, gerando gastos; Estoques podem encobrir problemas de qualidade; Isolamento entre os canais da cadeia; Riscos de obsolecência e deterioração; Funções do sistema

Funções do sistema de estocagem A estocagem é simplesmente o acúmulo de produtos com o passar do tempo Guarda dos produtos; Movimentação de materiais; O manuseio engloba atividades de carga e descarga, movimentação dos produtos dentro do armazém e separação de pedidos.

Funções do sistema de estocagem Quais políticas devemos adotar?

Funções de estocagem Manutenção Proporcionar proteção e manutenção ordenadas dos estoques.

Funções de estocagem Consolidação

Funções de estocagem Fracionamento de volumes

Funções de estocagem Combinação

Quais os tipos, como prever e quanto custa manter estoques? Controle de estoques Determinar “o quê” se estocar. Número de itens; Determinar “quando” se devem reabastecer. Periodicidade; Determinar “quanto” de estoque será necessário; Acionar o Departamento de Compras para executar a aquisição; Identificar e retirar do estoque itens obsoletos e danificados; Manter inventários períódicos; Controlar os estoques em termos de quantidade e valor. Quais os tipos, como prever e quanto custa manter estoques?

Tipos de Estoque Matérias - primas São os materiais básicos e necessários para a produção do PA.Todas as empresas tem algum tipo de estoque de matéria-prima Produtos em processo Todos os materiais que estão sendo utilizados no processo fabril. São em geral produtos parcialmente acabados. Produtos acabados Itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos. Peças de Manutenção São peças ou componentes utilizados para manter os equipamentos fabris.

Por que manter Estoques? Tipos de Estoque Matérias - primas Consumo proporcional ao volume de produção; Todos os materiais agregados ao Produto acabado; Normalmente a matéria-prima é comprada de outras empresas; O volume real de cada matéria-prima depende do tempo de reposição; Exemplo – Indústria de móveis Matéria-prima – Madeira, cola, parafusos, porcas, pegadores, etc.

Por que manter Estoques? Tipos de Estoque Produtos em processo Produtos em estágio intermediário de produção; Material que já foi processado , mas que adquire outras características no fim do processo; Os níveis de estoque em processo dependem em grande parte da extensão e complexidade do processo; Um estoque maior de produtos em processo acarreta maiores custos, pois o capital da empresa está empatado Exemplo – Indústria de móveis Produtos em processo – Pernas de mesa, laterais de guarda-roupa, fundo de gavetas, etc.

Por que manter Estoques? Tipos de Estoque Produtos Acabados Produtos sob encomenda tem baixos estoques de produtos acabados; Nível de estoque determinado pela previsão de demanda; Produto de saída do processo de transformação; Exemplo – Indústria de móveis Produtos acabados – Guarda-roupa, cama, cadeira, estantes, etc. Estoque em trânsito – Itens que estão em transporte; Estoque em consignação – Produtos que são de propriedade do fornecedor até que sejam vendidos.

Previsão para estoques Como prever Consumo? Variáveis Quantitativas Evolução das vendas no passado; Influência da propaganda; Aumento de Renda ou População. Variáveis Qualitativas Opinião de gerentes; Opinião dos vendedores; Opinião de compradores; Pesquisas de Mercado.