Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Heriberto Henrique Vilela do Nascimento Analista de Finanças e Controle Coordenador de Análise.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
Advertisements

Estrutura de Códigos Padrão
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO E AUDESP
Projeto para elaboração do Plano de Contas Nacional
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2012 e inovações para o exercício de 2013 Novembro 2012.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
SIAFEM/RJ 2013 Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2012.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
Fonte: STN Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
LÓGICA DO REGISTRO CONTÁBIL
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2015 Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00.
Inscrição de RP Não Processados a Liquidar/liquidação.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública - PCASP.
Secretaria da Fazenda Subsecretaria de Finanças SISTEMA SIAFEM
Escrituração de Contas Aplicado ao Setor Público Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial Especialista.
TRIBUTOS. VISÃO GERAL CADASTROS LANÇAMENTOS GUIAS RELATÓRIOS ARQUIVOS MANUTENÇÃO INTEGRAÇÃO CONPAG.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – IFSP II Fórum de Contabilidade e Finanças Diretoria de Contabilidade e Finanças.
SUBGRUPO – PLANO DE CONTAS ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: David de Brito Dantas.
Principais Mudanças Facilitador: Welson Baptista Rio de Janeiro, 23/11/2012 SIAFEM/RJ 2013.
Ministério da Educação Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Plano de Contas e Demonstrações Contábeis Aplicados ao Setor Público.
 Acúmulo de documentos pendentes de registro;  Excesso de processos pendentes de análise ;  Gasto excessivo de recursos materiais e  Carência de informações.
GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO - GRU ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2014 Coordenação-Geral de Programação Financeira - COFIN.
Rotinas de GRU para o encerramento do exercício de 2015.
1 Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Coordenação Geral de Normas.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Coordenação Geral de Contabilidade.
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) INFRAÇÕES AO.
Treinamento para Multiplicadores do PCASP SIAFI-Web – Folha de Pagamento Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União - CCONT.
Tesouro Gerencial Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União _____________________________ Subsecretaria de Contabilidade Pública _____________________________.
Treinamento para Multiplicadores do PCASP SIAFI-Web – Principais Alterações Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União - CCONT.
ABOP Slide 1 XI Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO - PCASP Coordenação-Geral.
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Treinamento para Multiplicadores do PCASP Registros Orçamentários e Programação Financeira Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União - CCONT.
Créditos por competência, dívida ativa e ajuste para perdas Heriberto Henrique Vilela do Nascimento Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis Secretaria.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor Tributário Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
Ministério da Educação Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
Encerramento do exercício de 2015 e abertura do exercício de 2016 Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Acionar o menu “(+) Rotina Mensal/Anual”. Acionar o menu “(+) Rotina Mensal/Anual”, e clicar no sub-menu “TCE deliberação 248.
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
BALAN Ç O OR Ç AMENT Á RIO 2012 RECEITASDESPESAS PrevisãoExecuçãoDiferença PrevisãoExecuçãoDiferença RECEITAS CORRENTES , , ,57.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
As Variações do Patrimônio Líquido
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Público: Plano de Contas Aplicado.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADES 6 Gastos Governamentais (Visão Geral) Prof. Abimael de Jesus Barros Costa Universidade de Brasília (UnB) Faculdade.
1 Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Ministério da Educação Passo a passo para utilização da transação >ALTDOC Procedimentos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º SEMESTRE DE 2013 PREFEITURA DE CACAULÂNDIA ESTADO DE RONDÔNIA Lei de Criação n° 374/1992.
 Inclusão do Documento Hábil “RD” (Reclassificação de Despesas), equivalente ao documento “CD” no CPR atual.  Exemplo: Regularização de empenho informado.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
1 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONTADORIA GERAL DO ESTADO PD CONTÁBIL E CONTROLE DA COTA FINANCEIRA PRINCIPAIS MUDANÇAS EM 2010.
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Controle da Disponibilidade por Destinação de Recurso – DDR
Transcrição da apresentação:

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Heriberto Henrique Vilela do Nascimento Analista de Finanças e Controle Coordenador de Análise Contábil Secretaria-Executiva/Ministério da Fazenda sitio:

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Encerramento do Exercício de 2014  Calendário  Inscrição de Restos a Pagar

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Calendário para o Encerramento do Exercício de 2014 DATAPROCESSO 01/dez/14 a 06/jan/15 Indicação pelo Ordenador de Despesas p/inscrição em RP não processados a liquidar 05/dez/14 Órgãos do Poder Executivo - Emissão de Nota de Empenho (Decreto 8.197, de 20/02/2014) 31/dez/14 Fechamento - UG Transposição de saldos Baixa de saldos (CONBAIXSAL) - RP não processados a liquidar bloqueados por decreto ( ) - Recursos a Receber/a Liberar de Restos a Pagar ( e ) - Recursos a Receber ( – FR 81 e – FR 49 e 64)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Calendário para o Encerramento do Exercício de 2014 DATAPROCESSO 07/jan/15 Fechamento - Setorial Contábil Inscrição em Restos a Pagar - Processados - Não Processados a Liquidar (Não exigível) - Não Processados em Liquidação (Exigível) - 08/jan/15 Conferência do processo de inscrição de RP Anulação de NE não inscritas em RPNP pela não indicação pelo gestor 09/jan/15Inscrição de Recursos Diferidos e a Receber/a Liberar 10/jan/15Conferência do processo do Diferido 12/jan/15 Integração de Balancete Apuração do Resultado do Exercício 13/jan/15Apropriação das reservas 15/jan/15 Migração do Cadastro de Empenho Conclusão de Transferências (CV, CR, TP, AC, TC, TL) Encerramento das contas de resultado

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP DÉBITOCRÉDITO – EMPENHOS A LIQUIDAR – EMPENHOS EM LIQUIDACAO Registro de Empenhos em Liquidação (eventos / / ) Inscrição de RP não Processados em Liquidação

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP  Inscrição de Saldos de Empenhos a Liquidar em Restos a Pagar – Não Exigível Inscrição de RP não Processados a Liquidar Inscrição de saldos de empenhos a liquidar em restos a pagar não processados a liquidar é feita com base no saldo da conta CONTROLE INDICAÇÃO DE NE A SER INSCRITA EM RP. Para isso, o Ordenador de Despesa da Unidade Gestora, ou pessoa por ele formalmente indicada deverá indicar os empenhos que serão inscritos. A indicação desses empenhos será feita pela geração da RN - Relações de Notas de Empenho, por meio da transação ATURNERP e o registro da RN pela REGINRP. O nome e CPF do responsável por gerar a RN deverá constar da tabela de UG em campo específico.

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP  A inclusão da RN é feita pela transação ATURNERP.  A seleção das NE’s será feita com base no saldo da conta – Empenhos a Liquidar Relação de Notas de Empenho (RN)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Relação de Notas de Empenho (RN)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Registro da Relação de Notas de Empenho

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Registro da Relação de Notas de Empenho

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Registro da Relação de Notas de Empenho

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP  Empenhos a Liquidar não indicados para inscrição em RPNP pelo ordenador  Restos a Pagar não Processados a Liquidar bloqueados Registro da Baixa de Saldos – Empenhos a Liquidar: O saldo existente após a inscrição dos empenhos em RPNP indicados pelo gestor será baixado automaticamente para TODAS as UG – Restos a Pagar não Processados a Liquidar Bloqueados por Decreto: O saldo referente aos empenhos inscritos no exercício de 2012 serão baixados automaticamente para TODAS as UG.

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP  Antes da realização do processo automático, no exercício a ser encerrado, o gestor poderá registrar a inscrição por meio de NL, observada a situação que o empenho se encontrar, conforme abaixo: SITUAÇÃO EMPENHOS A LIQUIDAR – EMPENHOS EM LIQUIDAÇÃO – NE sem vínculo com transfrências NE vinculados a transferências NE com vínculo com transferências - SICONV Inscrição de Restos a Pagar a Liquidar

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Abertura do Exercício de 2015 IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO – PCASP

ASPECTOS GERAIS DO PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO

Consolidação das Contas Públicas LRF Art. 51: O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público Transparência LRF Art. 48, III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A. (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009). PADRONIZAÇÃO Motivação de um plano de contas único nacional

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 1 - Ativo 1.1- Circulante Realiz. Longo Prazo Permanente Compensado 2 - Passivo Circulante Exigível a Longo Prazo Patrimônio Líquido Compensado 3 – Despesa Orçamentária Despesas Correntes Despesas de Capital 4 – Receita Orçamentária Receitas Correntes Receitas de Capital 4.7 – Receitas Correntes Intra-orç. 4.8 – Receitas de Capital Intra-orç *Deduções da Receita 5 - Resultado Exercício (-) Resultado Orçamentário Res.Extra-orçamentário 5.6 – Despesas e Custos 6 - Resultado Exercício (+) Result. Orçamentário Res.Extra-orçamentário Resultado Apurado Estrutura do Atual Plano de Contas da União

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 1 – Ativo 1.1- Ativo Circulante 1.2 – Ativo Não Circulante 2 - Passivo 2.1 – Passivo Circulante 2.2 – Passivo Não Circulante Patrimônio Líquido 3 – Variação Patrimonial Diminutiva Pessoal e Encargos 3.2 – Benefícios Previdenciários e Assistenciais – Outras Variações Patrimoniais Diminutivas 4 – Variação Patrimonial Aumentativa 4.1 – Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria Contribuições – Outras Variações Patrimoniais Aumentativas 5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento 5.1 – Planejamento Aprovado 5.2 – Orçamento Aprovado 5.3 – Inscrição de Restos a Pagar 6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento 6.1 – Execução do Planejamento 6.2 – Execução do Orçamento 6.3 – Execução de Restos a Pagar 7 – Controles Devedores 7.1 – Atos Potenciais 7.2 – Administração Financeira 7.3 – Dívida Ativa 7.4 – Riscos Fiscais 7.8 – Custos 7.9 – Outros Controles 8 – Controles Credores 8.1 – Execução dos Atos Potenciais 8.2 – Execução da Administração Financeira 8.3 – Execução da Dívida Ativa 8.4 – Execução dos Riscos Fiscais 8.8 – Apuração de Custos 8.9 – Outros Controles Estrutura do Novo Plano de Contas - PCASP

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 7 – Controles Devedores 7.1 – Atos Potenciais 7.2 – Administração Financeira 7.3 – Dívida Ativa 7.4 – Riscos Fiscais Custos 1 – Ativo 1.1- Ativo Circulante 1.2 – Ativo Não Circulante 2 - Passivo 2.1 – Passivo Circulante 2.2 – Passivo Não Circulante Patrimônio Líquido 3 – Variação Patrimonial Diminutiva Pessoal e Encargos 3.2 – Benefícios Previdenciários – Outras Variações Patrimoniais Passivas 4 – Variação Patrimonial Aumentativa 4.1 – Tributárias e Contribuições – Outras Variações Patrimoniais Ativas 8 – Controles Credores 8.1 – Execução dos Atos Potenciais 8.2 – Execução da Administração Financeira 8.3 – Execução da Dívida Ativa 8.4 – Execução dos Riscos Fiscais 8.8 – Apuração de Custos 5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento 5.1 – Planejamento Aprovado 5.2 – Orçamento Aprovado 5.3 – Inscrição de Restos a Pagar 6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento 6.1 – Execução do Planejamento 6.2 – Execução do Orçamento 6.3 – Execução de Restos a Pagar Informações de Natureza Patrimonial Informações de Natureza Orçamentária Informações de Natureza Típica de Controle D C D C D C Lógica do Registro Contábil no PCASP

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP __ SIAFI2014SE-CONTABIL-ENCERRANO-CONORIGEM (CONSULTA CONTAS ORIGEM)__________ 28/07/14 15:47 USUARIO : LUCIANO PAGINA : 001 CONTA PCASP : LIMITE DE SAQUE COM VINCULACAO DE PGTO – OFSS TRANSAL : S ISF : F CONTA CORRENTE F P N CONTA ORIGEM TITULO LIMITE DE SAQUE COM VINCULACAO DE PAGAMENTO PF1=AJUDA PF3=SAI PF4=ATUALIZA PF5=DETALHA CONTA ORIGEM PF6=DETALHA CONTA PCASP PF12=RETORNA PF5=DETALHA CONTA ORIGEM Transação CONSULTA ORIGEM (>CONORIGEM)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP __ SIAFI2014SE-CONTABIL-ENCERRANO-CONORIGEM (CONSULTA CONTAS ORIGEM)__________ 28/07/14 15:52 USUARIO : LUCIANO PAGINA : 1 CONTA CONTABIL : TITULO : = LIMITE DE SAQUE COM VINCULACAO DE PAGAMENTO ENCERRAMENTO : CONTA PARA REGISTRO DIARIO DE DOCUMENTOS CONTA CORRENTE : VINCULACAO DE PAGAMENTO (FONTE+COD.VINCULACAO) TIPO DE SALDO : DEVEDOR INVERSAO SALDO : NAO ACEITA INVERSAO DE SALDO LANCAMENTO ORGAO : PERMITE PARA QUALQUER ORGAO SISTEMA CONTABIL : FINANCEIRO USO NO SAFEM : USO PERMITIDO AOS ESTADOS E MUNICIPIOS RESULTADO PRIMARIO : NAO DESPESA ESSENCIAL : NAO OPERACAO INTERNA : NAO INATIVA UG : NAO LANCA ESTADO SIST 6: SIM INTEGRACAO BALANCO : NAO PERMITE REGISTRO POR INTEGRACAO LANCAMENTO NSSALDO : TRANSFERE, MAS NAO INCORPORA NEM EXTINGUE SALDO EVENTO DEBITO : EVENTO CREDITO : VARIACAO CAMBIAL : NAO PERMITE REGISTRO AUTOMATICO DE VARIACAO CAMBIAL Transação CONSULTA ORIGEM (>CONORIGEM)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP __ SIAFI2014SE-CONTABIL-ENCERRANO-CONORIGEM (CONSULTA CONTAS ORIGEM)__________ 28/07/14 15:47 USUARIO : LUCIANO PAGINA : 001 CONTA PCASP : LIMITE DE SAQUE COM VINCULACAO DE PGTO – OFSS TRANSAL : S ISF : F CONTA CORRENTE F P N CONTA ORIGEM TITULO LIMITE DE SAQUE COM VINCULACAO DE PAGAMENTO PF1=AJUDA PF3=SAI PF4=ATUALIZA PF5=DETALHA CONTA ORIGEM PF6=DETALHA CONTA PCASP PF12=RETORNA PF6=DETALHA CONTA PCASP Transação CONSULTA ORIGEM (>CONORIGEM)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP __ SIAFI2014SE-CONTABIL-ENCERRANO-CONORIGEM (CONSULTA CONTAS ORIGEM)__________ 28/07/14 15:54 USUARIO : LUCIANO PAGINA : 1 CONTA CONTABIL : TITULO : = LIMITE DE SAQUE COM VINCULACAO DE PGTO - OFSS ENCERRAMENTO : CONTA PARA REGISTRO DIARIO DE DOCUMENTOS ISF : F NATUREZA DA INFORMACAO: PATRIMONIAL CONTA CORRENTE N : NAO SE APLICA CONTA CORRENTE F : VINCULACAO DE PAGAMENTO (FONTE+COD.VINCUL CONTA CORRENTE P : NAO SE APLICA TIPO DE SALDO : DEVEDOR INVERSAO SALDO : NAO ACEITA INVERSAO DE SALDO LANCAMENTO ORGAO : PERMITE PARA QUALQUER ORGAO LANCAMENTO UG : PERMITE PARA QUALQUER UG AFETA TRANSFERENCIA: NAO AFETA LANCA ESTADO SIST 6: SIM RESULTADO PRIMARIO : NAO OPERACAO INTERNA : NAO INATIVA UG : NAO INTEGRACAO BALANCO : NAO PERMITE REGISTRO POR INTEGRACAO LANCAMENTO NSSALDO : TRANSFERE, MAS NAO INCORPORA NEM EXTINGUE SALDO EVENTO DEBITO : EVENTO CREDITO : VARIACAO CAMBIAL : NAO PERMITE REGISTRO AUTOMATICO DE VARIACAO CAMBIAL Transação CONSULTA ORIGEM (>CONORIGEM)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP __ SIAFI2014SE-CONTABIL-ENCERRANO-CONORIGEM (CONSULTA CONTAS ORIGEM)_________ 01/08/14 09:13 USUARIO : LUCIANO PAGINA : 1 RELACAO DE CONTAS ORIGEM A PARTIR DE CTA ORIGEM TITULO CONTA ORIGEM CTA PCASP TITULO CONTA PCASP SIT T DE EXERCICIOS ANTERIORE CONTAS A PAGAR CREDORES S CONTAS A PAGAR CREDORES N CONTAS A PAGAR CREDORES N CONTAS A PAGAR CREDORES N CONTAS A PAGAR - CREDOR N DO EXERCICIO CONVENIOS E INSTRUMENTO S CONVENIOS E INSTRUMENTO N CONVENIOS E INSTRUMENTO N CONVENIOS E INSTRUMENTO N DE EXERCICIOS ANTERIORE CONVENIOS E INSTRUMENTO S CONVENIOS E INSTRUMENTO N CONTINUA.. PF1=AJUDA PF2=DETALHA PF3=SAI PF4=ATUALIZA PF8=AVANCA PF12=RETORNA Transação CONSULTA ORIGEM (>CONORIGEM)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP  Se a conta contábil de origem não tiver conta-corrente, a conta contábil PCASP terá conta- corrente “Fonte de Recursos” fixada na – Fonte de Recursos a Classificar ou – Recursos Diversos. Exemplos – Outros Valores Em Trânsito c/c: não exige – Outros Valores Em Trânsito c/c: não exige – Outros Valores em Trânsito c/c: F – Outros Valores em Trânsito c/c: F – Conta Única c/c: não exige – Conta Única c/c: não exige – PSSS – Venc.e Vantagens c/c: não exige – PSSS – Venc.e Vantagens c/c: não exige – Conta Única c/c: não exige c/c: F – Conta Única c/c: não exige c/c: F – PSSS – Venc. e Vantagens c/c: F – PSSS – Venc. e Vantagens c/c: F Contas contábeis com ISF=F Conta Origem Conta PCASP Transposição de Saldo

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP  Se a conta contábil de origem tiver qualquer tipo de conta-corrente, a conta contábil PCASP terá conta-corrente “Fonte de Recursos” + “Tipo de c/c da conta de origem” – Outras Contas – Banco do Brasil c/c BANCO+AGENCIA+CONTA BANCARIA – Outras Contas – Banco do Brasil c/c BANCO+AGENCIA+CONTA BANCARIA – Outras Contas – Banco do Brasil c/c: F BANCO+AGENCIA+CONTA BANCARIA – Outras Contas – Banco do Brasil c/c: F BANCO+AGENCIA+CONTA BANCARIA – Impostos e Contribuições Diversos c/c: CÓDIGO DE TRIBUTO – Impostos e Contribuições Diversos c/c: CÓDIGO DE TRIBUTO – Depósitos de Terceiros c/c: CNPJ,CPF,UG, IG, ou – Depósitos de Terceiros c/c: CNPJ,CPF,UG, IG, ou – Outros Tributos a Recuperar/compensar c/c: F CÓDIGO DE TRIBUTO – Outros Tributos a Recuperar/compensar c/c: F CÓDIGO DE TRIBUTO – Depósitos de Terceiros c/c: F CNPJ,CPF,UG, IG, ou – Depósitos de Terceiros c/c: F CNPJ,CPF,UG, IG, ou 999 Contas contábeis com ISF=F Conta Origem Conta PCASP Transposição de Saldo

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Documentos hábeis gerados no Novo SIAFI com compromissos pendentes não serão levados para o exercício de Restos a Pagar Processados A realização do pagamento das obrigações inscritas em Restos a Pagar Processados deverá ser feita pela emissão de um novo documento hábil com situações específicas para esse caso. A NS gerada pela emissão do doc.hábil terá os registros de troca de fonte de recursos do Passivo Financeiro de “ ” para Fonte de Recursos da Nota de Empenho que foi liquidada no exercício anterior. O doc.hábil deverá ser incluído com o parâmetro “Liquidado = SIM”. Os códigos das situações serão disponibilizadas na página do Tesouro Nacional, endereço: CPR - Documentos Hábeis com Compromissos Pendentes

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP CPR - Documentos Hábeis com Compromissos Pendentes Exemplo1 – Documento Hábil sem deduções Até 31/12/2014A partir de 01/01/2015 Doc.Hábil: 2014NP000500Doc.Hábil: 2015NPNNNNNN Situação: DSP001Situação: PPV001Aba: PCO – valor: R$100,00 Indicador “Liquidado”: “S”

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Exemplo2 – Documento Hábil com Deduções e/ou Encargos Até 31/12/2014A partir de 01/01/2015 Doc.Hábil: 2014NP000500Doc.Hábil: 2015NPNNNNNN Situação – Aba PCO: DSP001 – valor R$ 100,00Situação: Aba PCO: PPV001 – valor R$ 80,00 Indicador “Liquidado”: “S” Doc.Hábil: 2015NPNNNNNN Situação – Aba Dedução: DDF001 – valor R$ 20,00 Situação: Aba PCO: PPV177 – valor R$ 20,00 Situação – Aba Dedução: PDF001 – valor R$ 20,00 Indicador “Liquidado”: “S” Doc.Hábil: 2015NPNNNNNN Situação – Aba Encargo: ENC001 – valor R$ 40,00Situação – Aba Encargo: PPV021 – valor R$ 40,00 Indicador “Liquidado”: “S” CPR - Documentos Hábeis com Compromissos Pendentes

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP CPR - Documentos Hábeis com Compromissos Pendentes Exemplo3 – Documento Hábil com Deduções incluídas em 2015 Até 31/12/2014A partir de 01/01/2015 Doc.Hábil: 2014NP000500Doc.Hábil: 2015NP Situação – Aba PCO: DSP001 – valor R$ 100,00Situação: Aba PCO: PPV001 – valor R$ 100,00 Situação – Aba Dedução: DDF001 – valor R$ 20,00 Indicador “Liquidado”: “S”

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Espelho Contábil __ SIAFI2014HP-DOCUMENTO-CONSULTA-CONDOC (CONSULTA DOCUMENTO)_________________ 03/11/14 17:45 USUARIO : LIANE NUMERO : 2014NS DATA EMISSAO : 13Out14 LANCAMENTO : 13OUT14 PAGINA : 001 / 001 UG/GESTAO EMITENTE : / CAMARA DOS DEPUTADOS EVENTO UG GESTAO CONTA CONTA CORRENTE V A L O R F ,00 C F ,00 D LANCADO POR : MOURA UG : OUT14 11:35 PF1=AJUDA PF3=SAI PF12=RETORNA

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Regularização dos saldos dos contas-correntes das contas contábeis de Passivo Financeiro originados pela execução orçamentária que foram formatados com a fonte de recursos – A classificar será feita a partir da fonte de recursos da Nota de Empenho indicada no documento hábil para geração dos compromissos a pagar. Exemplos – Salários, Remunerações e Benefícios c/c: – Salários, Remunerações e Benefícios c/c: – Contas a Pagar Credores Nacionais c/c: CNPJ/CPF/UG/IG/ – Contas a Pagar Credores Nacionais c/c: CNPJ/CPF/UG/IG/ – Benefícios Previdenciários c/c: CNPJ/CPF/UG/IG/ – Benefícios Previdenciários c/c: CNPJ/CPF/UG/IG/ – Salários, Remunerações e Benefícios c/c: – Salários, Remunerações e Benefícios c/c: Ajuste de Fonte de Recursos – Passivo Financeiro

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Em 2015

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Passivo antes do empenho

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 35 FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Empenho LiquidaçãoEm liquidaçãoPagamento Fato gerador SIAFI-Web – Situação LPA303 (aba Outros Lançamentos)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 36 APROPRIAÇÃO DE PASSIVO PERMANTE (ISF ‘P’)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Empenho com passivo anterior

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 38 EMPENHO COM PASSIVO ANTERIOR __ SIAFI2014SE-DOCUMENTO-ENTRADADOS-NE (EFETUA EMPENHO)_______________________ 25/07/14 14:53 USUARIO : LUCIANO NUMERO : 2014NE ______ UG/GESTAO EMITENTE: / 1____ NUMERO DA LISTA : 2014LI 1_____ ESPECIE DE EMPENHO: 1_ PASSIVO ANTERIOR : S DOCUMENTO DE REFERENCIA NUMERO : ____________ UG/GESTAO : ______ / _____ PCASP >NE sofreu alterações

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 39 EMPENHO COM PASSIVO ANTERIOR DATA EMISSAO : 25Jul14 NUMERO : 2014NE UG/GESTAO EMITENTE: / NUMERO DA LISTA : 2014LI FAVORECIDO : GESTAO : _____ TAXA CAMBIO : __________ PASSIVO ANTERIOR : S - SIM CONTA PASSIVO : OBSERVACAO / FINALIDADE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO.________ ______________________________________________________________________________ EVENTO ESF PTRES FONTE ND UGR PI V A L O R ______ ESAFMAN ____________ TIPO : 3 MODALIDADE LICITACAO : 8_ AMPARO : ________ INCISO : __ PROCESSO : ____________________ ORIGEM MATERIAL : _ MUNICIPIO BENEFICIADO : ____ UF BENEFICIADA : DF NUM.ORIG.TRANSFERENCIA: ____________________ PCASP

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Empenho em liquidação

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 41 FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Empenho LiquidaçãoEm liquidaçãoPagamento Emissão de Empenho sem Passivo Anterior Empenho

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 42 EMPENHO SEM PASSIVO ANTERIOR __ SIAFI2014SE-DOCUMENTO-ENTRADADOS-NE (EFETUA EMPENHO)_______________________ 28/07/14 11:36 USUARIO : LUCIANO NUMERO : 2014NE ______ UG/GESTAO EMITENTE: / 1____ NUMERO DA LISTA : 2014LI 6_____ ESPECIE DE EMPENHO: 1_ PASSIVO ANTERIOR : N DOCUMENTO DE REFERENCIA NUMERO : ____________ UG/GESTAO : ______ / _____ PCASP

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 43 INCLUSÃO DE DH COM EMPENHO EM LIQUIDAÇÃO

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Liquidação concomitante com fato gerador

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Fato gerador Inclusão de DH com Empenho Liquidado a Pagar 45 FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Empenho LiquidaçãoEm liquidaçãoPagamento Empenho SIAFI-Web – Situação DSP001 (aba Principal com Orçamento)

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP 46 INCLUSÃO DE DH COM EMPENHO LIQUIDADO A PAGAR

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP FATO GERADOR DO PASSIVO EXIGÍVEL (VPD) Não esquecer: Encerramento 2014: -Indicação do responsável pelas indicações dos empenhos para RP -Indicação dos empenhos para RP -Prazo limite emissão de empenho (5/dez) Abertura 2015: -Criação das obrigações em RP processado/ajuste das fontes 177 Durante 2015: -Reconhecimento de obrigações antes do empenho -Reconhecimento de obrigações em liquidação -Execução de RP inscritos em 2013 até 30 de junho de 2015 (evitar bloqueio efetivo em 31/12/2015)

Tesouro Gerencial

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Na base (origem dos dados): ampliação expressiva da abrangência e atomicidade dos dados (praticamente todos os dados do Siafi, no mesmo nível de detalhe), e refinamento do modelo de dados. No topo (interface): disponibilização de funcionalidades de uma plataforma moderna de BI: relatórios dinâmicos – pivotagem, drill, filtros de exibição modularidade construção de documentos complexos e de painéis (dashboards) agendamento de consultas plataforma consolidada no mercado, com ampla documentação e suporte disponível online IMPLANTAÇÃO: 1/1/2015. Consultas exercícios anteriores: Siafi Gerencial Tesouro Gerencial – benefícios

Encerramento do Exercício de 2014 e Implantação do PCASP Possibilidades com o Tesouro Gerencial Construção de relatórios e painéis personalizados e parametrizados, que podem ser executados sob demanda. Os relatórios são dinâmicos e podem ser rearranjados e sumarizados de forma imediata.