NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Advertisements

Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Gestão da Qualidade.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
1 - Ensaio de Tração: Procedimentos Normalizados
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
ISO
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Qualidade e a ISO 9001.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 9.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
IT-16 Plano de Emergência
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
CAPÍTULO 8 CONTRATOS DE GESTÃO CONTRATO DE GESTÃO ACORDO PELO QUAL UMA EMPRESA ASSUME, CONTRA REMUNERAÇÃO, A GESTÃO DE UM NEGÓCIOS DO QUAL NÃO DETÉM.
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
OMC e Avaliação da Conformidade Paulo Ferracioli.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Processo de Certificação Ambiental Hélder Estradas 12 de Julho de 2012.
Processo de Elaboração de um Padrão Internacional e de adaptação local. Padrões Válidos no Brasil e Internacional. Hierarquia do padrão. Professora Assistente:
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
ISO
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Programa de Substituição Competitiva de Importações - Peru Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
CONTABILIDADE GERENCIAL “CUSTO DA QUALIDADE” EDSON SAMPAIO FABIANA IVONETE BISPO MARCELO PORTO NOELSON Professora:LEONICE OLIVEIRA.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação de algum coisa

ISO ISO refere-se a Intenational Organization for Standardization; Criada após a Segunda Gerra Mundial em 1947 Genebra – Suíça, por representantes de 25 países; Atualmente Presente em cerca de 162 países; No Brasil, a órgão que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O propósito da ISO é desenvolver normas e padrões mundiais que traduzam o consenso nos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. As normas ISO não são de caráter imutável. Elas devem ser revistas e revistadas ao menos uma vez a cada cinco anos.

Tipos de ISO ISO 9000 Compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004); Foi oficializada em 1987, baseada em normas já existente, principalmente nas normas Britânicas BS 5750; As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestador de serviços ou uma entidade governamental;

Tipos de ISO ISO 9000 – sistema de gestão de qualidade e conceitos de terminologia; ISO 9001 – modelo de garantia da qualidade que engloba as áreas de projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica; ISO 9002 – modelo de garantia da qualidade que engloba a produção e a instalação; ISO 9003 – modelo de garantia da qualidade para inspeção e ensaios finais; ISO 9004 – Sistema de gestão de qualidade – guia para melhoria de desempenho;

Tipos de ISO ISO A ISO é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas empresas (privadas e públicas). Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

Tipos de ISO ISO – Diretrizes sobre Responsabilidade Social A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre: Conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social; Histórico, tendências e características da responsabilidade social; Princípios e práticas relativas à responsabilidade social; Os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;

Tipos de ISO Integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência; Identificação e engajamento de partes interessadas; Comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social. A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação

O Que é certificação ISO? Obter a certificação de acordo com as normas da série ISO significa que o sistema de qualidade da empresa foi avaliado por uma entidade. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Passos para certificação ISO Preparação da organização (incluindo auditorias internas) Contratação do órgão Certificador Realização da Pré auditoria Realização da auditoria inicial Auditorias de manutenção (semestral) Auditorias de recertificação

Com a ISO 9000 terei mais qualidade que meu concorrente? As normas ISO 9000 não confere qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características.

DIN DIN-Deutsches Institut für Normung. DIN- Instituto Alemão de Normalização, é a porta de entrada para a padronização global. O objetivo dos padrões da DIN é desenvolver padrões uniformes em todo o mundo. Eles permitem uma redução de barreiras técnicas ao comércio e promovem a exportação da economia alemã. DIN representa interesses alemães na padronização da Organização Internacional de Normalização (ISO). Somente trabalhando em um DIN, os especialistas alemães têm acesso à tomada de decisão sobre os organismos nacionais de normalização.

DIN O Instituto Alemão de Normalização é filiado à ISO. Alguns padrões ISO foram criados a partir de padrões DIN. Ex: Folha A4, foi padronizada através da DIN. Os princípios de padrões globais são: Voluntários; Relevância Para o mercado; Consenso; Envolvimento de todas as partes da ciência, indústria e sociedade; Um voto por pais.

SAE -SAE (Society of Automotive Engineers - EUA) é a norma de classificação dos aços-carbono (aços sem adição de elementos de liga, além dos que permanecem em sua composição no processo de fabricação) e aços de baixa liga (aços com baixas porcentagens de elementos de liga) mais utilizada em todo o mundo. -A classificação SAE é baseada na composição química do aço. -A mesma classificação também é adotada pela AISI (American Iron and Steel Institute-EUA).