0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
COMO FUNCIONA 1.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
TÉCNICA DE CONSULTORIA
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Promovido pela C&M Software
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Sistema de Unificação de Cadastros
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Elementos para discussão da função de monitoramento no âmbito do SUAS Brasília, maio de 2008 Encontro Nacional sobre Monitoramento dos CRAS Luís Otávio.
Projeto: Capacitação em GP
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
FTAD Formação Técnica em Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
FÓRUM PERMANENTE DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Comitê de Investimento e Financiamento Abril/2008.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
conhecimentos em resultados
Função da Administração:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Instrutor: Objetivos:.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Apresentação Projeto NASCER BEM.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
Estratégia de Saúde da Família
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Universidade Corporativa Procenge
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Apresentação Atuando há mais de 12 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Apoio e Agradecimento: Resultados: A análise do SERVQUAL permitiu ao CIPS identificar as reais expectativas dos seus clientes, tanto doadores como beneficiários,
PETI Planejamento Estratégico de TI
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br O QUE É O ?
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS!

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! ‘

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Metodologia (atendimento, diagnóstico) Tecnologia, Sistema (SisNeg) Gestão de Pessoas: Contratação, Legislação Gestão de Pessoas: Desenvolvimento de Equipe Recursos Financeiros Divulgação Monitoramento dos Resultados CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Primeiro e segundo ciclo iguais. Inserir no 2º ciclo conteúdos como: controles financeiros, formação do preço de vendas, análise do fluxo de caixa, para auxiliar no avanço da gestão empresarial. Criar relatórios que permitam estratificar por: território, porte, segmento, área de conhecimento (mercado, gestão, finanças, etc.) e por ciclo de atendimento. Ampliar o conhecimento acerca do público alvo. Agendar ações de acordo com o diagnóstico (2ª e 5ª visitas). Continuidade do atendimento pós Negócio a Negócio pelas demais Unidades do Sebrae. Metodologia (Atendimento, Diagnóstico) DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Comparar o crescimento empresarial entre o primeiro e segundo ciclo. Criar um relatório comparativo com os dados do diagnóstico do 1º ciclo e o diagnóstico do 2º ciclo, mostrando a evolução. Contato com 100% dos clientes atendidos através da CRS - a maioria dos estados já está com suas estruturas de Call Center no limite, além das restrições do SisNeg. Reduzir a diretriz de monitoramento para uma amostra aceitável em função da capacidade operacional de cada Estado. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Metodologia (Atendimento, Diagnóstico)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Prazo entre 2ª e 3ª visitas e entre 5ª e 6ª visitas longo - pode ocasionar esquecimento por parte do cliente. Reduzir o prazo para no máximo 60 dias. Diagnóstico exclusivo para MEI beneficiários do Bolsa Família. Manter um único diagnóstico, a realidade do MEI beneficiário do BF é a mesma do que não participa do Programa BF. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Metodologia (Atendimento, Diagnóstico)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! O sistema só gera relatório das soluções mais indicadas após a lançamento da 3ª/6ª visita. Criar um relatório das soluções mais indicadas após o lançamento da 2ª e 4ª visita para auxiliar na oferta destas. O relatório soluções indicadas X soluções aplicadas não disponibiliza os dados dos clientes como é feito no Relatório dos que não implementaram soluções. Apresentar os dados dos clientes que aplicaram as soluções para que seja possível segmentá-los e promover a continuidade do atendimento com a oferta de outros produtos e/ou soluções. Tutor não consegue identificar o porte da empresa na tela do diagnóstico e plano de ação, antes de fazer a homologação do relatório. Mostrar o porte da empresa no relatório para homologação, assim o tutor saberá se as soluções são realmente indicadas. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Tecnologia, Sistema (SisNeg)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Não há como identificar se a empresa já foi atendida antes por outro AOE. Disponibilizar um método para "georreferenciar" as empresas atendidas. O SisNeg não registra a data de inclusão dos dados e o responsável. No SisNeg inserir a data de inclusão dos dados e o AOE que fez o atendimento - possibilitar rastreamento. Muitos sistemas interagindo ao mesmo tempo ocasionando conflitos entre as informações. Ex. alterações no Siacweb que causam paradas no SisNeg. Sisneg deixar de ser um sistema anexo. Que ele seja parte integrante do sistema de atendimento Sebrae. Falta agilidade no suporte de problemas relacionados a sistema. Suporte mais ágil e que dê informações mais precisas e com tempo de resposta definido. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Tecnologia, Sistema (SisNeg)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Relatório para o Tutor contendo quantidade de empresas atendidas por seus agentes e porte; soluções indicadas, estatísticas de reprovação do plano de ação. Ausência de relatório específico para o tutor. Ausência de relatório específico para o trabalho do call center com corte por agente. Relatório com filtros: receberam a 2ª e 5ª visitas, data de lançamento, data do atendimento, empresa executora/agente. Pelo menos: nome do cliente, CPF, Nome de Fantasia, CNPJ, Fone de contato, Município, soluções indicadas. Dificuldade na tabulação dos dados da pesquisa CRS. Criar instrumento para a tabulação dos dados da pesquisa feita pela CRS. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Tecnologia, Sistema (SisNeg)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Alta Rotatividade de AOE Processo de contratação que permita a continuidade mesmo nos meses sazonais. Hoje o AOE tem em média 9 meses de contratação, nos meses sem contrato muitos saem do Programa. A cada início de ano é necessário abrir novo processo de credenciamento que leva de 45 e 60 dias entre abrir o credenciamento, fazer análise e aprovação de documentos, e realizar o curso de capacitação. Atendimento fora do domicílio do AOE Ajuda de custo CSN para deslocamento do AOE para atendimento em outros municípios (com limite de apoio financeiro). DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Gestão de Pessoas (Contratação)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Processo de seleção do AOE não mede o conhecimento técnico do Agente. Inserir no processo de seleção uma avaliação de conhecimento de conteúdos, com caráter eliminatório. Manter um calendário de capacitação continuada, servindo inclusive para que o AOE conheça as soluções Sebrae e possa fazer a indicação com mais segurança. Realizar encontros Estadual com Agentes e Tutores para troca de experiências e apresentação de boas práticas. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Gestão de Pessoas (Desenvolvimento de Equipe)

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Falta de saldo orçamentário em janeiro para possibilitar as contratações (contribui com a evasão dos agentes). Valor pago por atendimento ainda baixo em função dos locais da prestação dos serviços. Fazer a aprovação dos projetos no máximo até novembro do ano anterior e a liberação da CSN em Janeiro. Sistema permitir a contratação de AOE a partir de janeiro. Aumentar o valor pago por atendimento para atrair melhores profissionais e consequente melhoria qualitativa do programa. Pagamento de deslocamento para atendimento fora do domicílio do AOE. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Recursos Financeiros

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Propaganda do Programa Adequar a comunicação ao objetivo real do Programa. O Agente de Orientação Empresarial não faz consultoria, ele identifica as necessidades do cliente através da aplicação de um diagnóstico e o orienta qual a melhor ferramenta para chegar à solução. Focar na gratuidade visando o aumento da demanda. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Divulgação

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Sobreposição de ações em Programas diferentes (Negócio a Negócio X Território da Cidadania/DET) Deixar as ações em um só Programa para facilitar a gestão, e aquisição de materiais principalmente os licitados (Caderno de Ferramentas, Diagnósticos, Camisas, etc.). No Edital de Credenciamento está: “atuar no âmbito do Programa Negócio a Negócio”, mesmo assim, a contratação para as ações no Programa Território da Cidadania é feita através do mesmo Edital. O fato de estar distribuído em dois Programas dificulta a consolidação dos números de atendimento. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Monitoramento dos Resultados

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Monitorar os resultados pós Negócio a Negócio Integração das Unidades Regionais que fazem o atendimento da demanda gerada. Não há um entendimento geral de que o Programa Negócio a Negócio apenas gera a demanda, e que esta demanda deve ser atendida pelos demais projetos existentes nas Unidades Regionais. A continuidade do atendimento é sempre cobrada ao gestor do Negócio a Negócio, quando deveria ser cobrada dos outros projetos de atendimento que têm ações (e objetivos) específicas para isso – atender a demanda dos clientes. Incluindo Oficinas SEI e Na Medida. DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA Monitoramento dos Resultados

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS!

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Metodologias: organização Gestão das Pessoas: Contratação Recursos Financeiros Divulgação CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Falta de alinhamento de informação para os Estados, sobre a possibilidade de atendimento do MEI na modalidade adequação. Alinhar esta informação e deixar explícita no manual. Falta de procedimento operacional padrão(pop) mínimo para funcionamento e execução do programa sebratec nos estados. Elaborar pop com recomendações para os estados sobre as condições mínimas e as excelentes para o funcionamento e execução do programa nas UFs. Deixar claramente entendido que o programa não é para gestão. Que cada vez mais o programa sebraetec seja exclusivo para ações de melhorias de processos, serviços e produtos e de inovação. Não termos garantias de trabalhar com o atual regulamento/ manual e operação do programa sebraetec para vários anos. Assegurar que o funcionamento e regras do programa sebraetec sejam para no mínimo cinco anos. Ter uma quantidade limitante de horas na tabela de tipologias por modalidade. Deixar a quantidade de horas somente como referencia, sendo o item limitador o valor máximo da tipologia por modalidade. As soluções de inovação e tecnologia podem ser empregadas por gestores sem que o mesmo empregue o sebraetec. Unificar as soluções de inovação e tecnologia no portfólio sebraetec. METODOLOGIA: ORGANIZAÇÃO

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Não termos linhas de subvenção dentro do sebraetec. Possibilitar que os estados que tenham esse interesse possam operar essa modalidade. RECURSOS

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! PESSOAS: CONTRATAÇÃO DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Os estados que já têm vários prestadoras de serviços cadastradas poderem evitar que os seus cadastrados atendam outros estados e deixem descobertos os atendimentos no seu próprio estado. Utilizar a boa prática do SGC de liberação para contratação de prestadores de serviços de outros estados quando aderirem ao cadastro nacional, evitando que o estado que mais tem fique prejudicado, pois os seus prestadores poderão atender todo o pais. Falta de participação dos estados na elaboração do edital nacional para prestadores de serviços tecnológicos. 5/5/2014 Tomarmos ciência com bastante antecedência de como serão as regras, bem como, participarmos da discussão do referido edital.

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS!

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! Metodologia: Organização Sistema Gestão de Pessoas: Seleção Gestão das Pessoas: Capacitação Parcerias CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Ampliação do tempo entre os radares Reduzir de R-0, R-1 e R-2 para apenas R-0 e R-1 ou ampliar a vigência do ciclo de 2 para 3 anos. Quantidade e porte das empresas estipulados pela metodologia é incompatível com a realidade dos Estados e capacidade de acompanhamento dos agentes. Flexibilizar o percentual do porte das empresas (50% EPP e 50% ME) Atender empresas dos projetos coletivos (50% ) e novas empresas (50%) Diminuir em até 30% o número de empresas acompanhadas por agente KIT ALI (mochila, crachá, caneta, porta cartão, squeeze, folder, vídeo institucional do ALI, spot para divulgação em rádio.) Padronização do material de campo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! SISTEMA DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Cadastro das empresas/mala direta. Aprimorar o Sistemali de modo que nos possibilite obter relatórios qualitativo e quantitativo. Exemplo: Relatório deve fornecer quais empresas do segmento de panificação que demandam consultorias 5 – que são + na cidade de Barreiras- BA. Impossibilidade de cruzamento de informações para obter relatórios estratégicos. Falta de informação das datas das etapas. Radar do diagnóstico empresarial não fornece relatórios analíticos da evolução dos radares. Impossibilidade de validações em bloco.Possibilitar validações em bloco. Não migração de dados entre os sistemas (Sistemali-SIAC-SME). Realizar leitura idêntica ao que apresenta o Sistemali. Inexistência de ambiente virtual único que possibilite inserir cases de sucesso e demais conteúdos produzidos. Criar ambiente virtual.

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! GESTÃO DE PESSOAS: SELEÇÃO DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Falta de banco de empresas que realizam seleção do ALI (Realidade apontada por alguns Estados do Nordeste) Criar banco com empresas especializadas em realizar processo seletivo ALI. Insuficiência do número de suplentes (Região Nordeste). Definir política de retenção. Evasão do bolsista ao longo do projeto, provocando descontinuidade no acompanhamento das empresas aderidas. Pouca participação da UC Sebrae-UGP na seleção e capacitação. Participação efetiva da UC Sebrae-UGP na seleção e capacitação.

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! GESTÃO DE PESSOAS: CAPACITAÇÃO DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Insuficiência das atividade de campo na capacitação. Adaptar as atividades de campo durante a capacitação, de modo a retratar a realidade a ser enfrentada. Insuficiência de credenciados habilitados na metodologia do ALI. Ampliar o cadastro de facilitadores para a capacitação e estabelecer critérios mais rigorosos para habilitá-los (Facilitadores, consultores educacionais e blogueiros). Falta de capacitação específica para consultores seniores e bolsistas orientadores. Criar capacitação específica metodológica e operacional. Inexistência de capacitação à distância para os bolsistas. O modelo atual é 100% presencial. Transferir alguns módulos para o ambiente virtual.

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! PARCERIAS DIFICULDADESOLUÇÃO PROPOSTA/SITUAÇÃO IDEAL Falta de monitoramento CNPq CNPq deve criar instrumentos para cobrança do cumprimento das atividades dos agentes e orientadores, para garantir a produção dos trabalhos (artigos e resenhas).

/ SEBRAE OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS!