DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.

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Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE

DESENVOLVIMENTO INFANTIL PLANEJAMENTO DA GESTAÇÃO Acompanhamento pré-natal NÃO fumar / drogas ; alimentação ; saúde) ACOMPANHAMENTO PEDIÁTRICO Consultas pediátricas AMOR E ATENÇÃO DOS PAIS EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO INFANTIL AMOR E ATENÇÃO DOS PAIS Ex: Experimento com macacos / camundongos ( ) Ex: Órfãos romenos ( )

DESENVOLVIMENTO INFANTIL Prejuízos cognitivos, sociais e motores!!! DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NORMAL NECESSITA ESTIMULAÇÃO!!! O cérebro e o “kit de sobrevivência”

FAMÍLIA + EDUCAÇÃO = FUTURO!!! FAMÍLIA + EDUCAÇÃO = FUTURO!!!

FATORES AMBIENTAIS Lares hostis, caóticos Crianças órfãs Pais negligentes, agressivos, violentos, abusadores Pais usuários de álcool e drogas

PSICOEDUCAÇÃO Realidade brasileira X Resto do mundo Submarino.com.br Amazon.com

“CASAMENTOS” Professor: 1º profissional saúde mental infantil Escola + Família Educação + Saúde Mental Infantil

EPIDEMILOGIA 10% of children have a recognizable psychiatric disorder (PEDIATRICS Vol. 70 No. 1 July 1982) 10-20% of children and adolescents have a psychiatric disorder (WHO, 2000) % da população infanto-juvenil (AACAP 2002) Londrina matrículas (IBGE 2008) estudantes???

OBJETIVOS Informação e orientação!!! Desmistificar para diminuir preconceito!!!

O REIZINHO DA O REIZINHO DA CASA EM CATANDUVA - S.P. Dr. Gustavo Teixeira Psiquiatria da infância e adolescência CRM

TRANSTORNOS DISRUPTIVOS

TRANSTORNOS DISRUPTIVOS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO TRANSTORNO DE CONDUTA

Transtorno desafiador opositivo Padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes da criança nas interações sociais com adultos e figuras de autoridade.

Transtorno desafiador opositivo 2-16% crianças em idade escolar Início por volta dos 7 anos de idade Mais prevalente no sexo masculino

Transtorno desafiador opositivo Perde a paciência, discute com adultos Recusa-se a trabalhar em grupo Não aceita ordens Não realiza deveres Não aceita críticas Desafia autoridade de pais, professores Tudo deve ser do “seu jeito” Ressentido, rancoroso, vingativo

Conseqüências Rejeição social Prejuízos acadêmicos Baixa auto-estima

Causas Não há padrões definidos! Genética? 2 Padrões familiares: Lares caóticos, violentos, normas demasiadamente rígidas. Pais agressivos e autoritários.

FATORES AMBIENTAIS Lares hostis, caóticos Crianças órfãs e de pais separados Pais negligentes, agressivos, abusadores Pais usuários de álcool e drogas

Causas Hipótese comportamental Comportamento aprendido e reforçado (Ex: Reizinho!) Pais permissivos (“não dão limites”) Efeito “bola de neve”

Transtorno desafiador opositivo Evolução natural para o transtorno de conduta? 75% dos casos de transtorno desafiador opositivo evoluem para o transtorno de conduta! Intervenção precoce!!! T.D.O. => T.C. => Drogas, Criminalidade

Transtorno de Conduta Conduta agressiva, desafiadora e anti-social em que os direitos básicos alheios, regras e normas sociais são violados. “Up grade” do Transtorno desafiador opositivo

Transtorno de Conduta 9% sexo masculino e 4% do sexo feminino Sexo masculino mais precocemente (10-12 anos) Sexo feminino (14-16 anos de idade)

Características Mentiras Brigas corporais “Matar aula” Destruição de carteiras Roubo de material escolar Agressividade Hostilidade com colegas de sala de aula Desempenho escolar fraco

Características Roubo em supermercados Destruição de propriedades Pichações Ameaças à professores Consumo de álcool e drogas Autor de Bullying Ausência de remorso PitBoys

FATORES AMBIENTAIS Lares hostis, caóticos Crianças órfãs e de pais separados Pais negligentes, agressivos, abusadores Pais usuários de álcool e drogas

Evolução? drogas Transtorno de conduta Transtorno desafiador opositivo

Tratamento Psicoeducação aos pais e professores Internação? Medicamentoso: Antipsicóticos Metilfenidato Antidepressivos Programa de orientação de pais Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Skinner e o Método de Economia de Fichas

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL INFANTIL Quando buscar ajuda? As 2 perguntas importantes!

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL INFANTIL Avaliação clínica!!! Múltiplas fontes de informação (Escola – Família – Criança) “Tio da van”

MUITO OBRIGADO!!! Dr. Gustavo Teixeira