1. ADMINISTRAÇÃO No último mês de dezembro, a União delegou ao Estado de Santa Catarina a administração e exploração do Porto de Imbituba pelo período de 2 anos; Em cumprimento ao previsto no Convênio de Delegação, o Estado, por intermédio da SCPar, constituiu uma sociedade de propósito específico (SPE) para administrar o Porto. Dentre as missões institucionais da SCPar, encontra-se o gerenciamento de projetos estratégicos de Governo. Administrar o Porto de Imbituba é considerado um projeto estratégico de Governo. Considerando que o Porto de Imbituba é uma importante alavanca de desenvolvimento econômico- social para o Estado, especialmente para a região sul, a SCPar, cumprindo determinação do Sr. Governador, aceitou o desafio de assumir a gestão do Porto, constituindo, assim, a SCPar Porto de Imbituba S.A.
A SCPar Porto de Imbituba S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado integralmente controlada pela SCPar. O capital social autorizado da empresa é de R$ 500 milhões. Há possibilidade legal para alienação de ações a parceiros privados ou mesmo abertura do capital social. Pela atual sistemática do Convênio de Delegação, toda a receita portuária arrecada pela SCPar Porto de Imbituba S.A. deve ser reinvestida na melhoria da infraestrutura do Porto. Composição do conselho de administração: 5 membros, sendo um deles indicado pela Secretaria de Portos da Presidência da República, um representante da classe empresarial, um representante da SCPar e dois representantes do Governo do Estado. Atualmente o Conselho é presidido pelo Diretor Presidente da SCPar. Diretoria Executiva: composta por três diretores.
Área terrestre: m2; Área aquática: m2 Berço 1: 245 metros (calado 10,80 m); Berço 2: 330 metros (calado 10,80); Berço 3: 330 metros (calado 10,80); Bacia de evolução: 450 metros Molhe: 850 metros; Armazenagem: m²; Dragagem de aprofundamento: Berço 1 : 12 m de calado Berços 2 e 3: 15 m de calado 2. INFRAESTRUTURA
VAR. Acumulado ,7% Projeção ,0% 3. COMPARATIVO MENSAL (t)
4. TIPOS DE CARGA
EmpresaEquipamentoQtde.Capacidade NominalCapacidade Efetiva Santos BrasilPortêiner TEU Santos BrasilMHC t t ILPMHC t t Serra MorenaMHC t t OPLPlataforma t t SCPARTanque t t Carga GeralOGMO e Guindaste de bordo t Granel Sólido (t) Carga Geral (t) Contêiner (TEU) TOTAL (t) CAPACIDADE DOS EQUIPAMENTOS
6. TAXA DE OCUPAÇÃO DOS BERÇOS BerçoTaxa de Ocupação 0148,68% 0218,32% 0366,01% Total do Porto44,34% 3 1 2
7. NOVOS NEGÓCIOS GRÃOS: MILHO E SOJA COQUE DE PETRÓLEO GRANEL LÍQUIDO PLATAFORMA FPSO (“Floating Production Storage and Offloading”) LINHAS NOVAS PARA CONTÊINERES PLATAFORMA LOGÍSTICA
8. AÇOES PRIORITÁRIAS DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO CANAL E DA BACIA DE EVOLUÇÃO INVESTIMENTOS DE R$ 10M EM MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DO PORTO TRATATIVAS PARA DELEGAÇÃO DEFINITIVA ALTERNATIVA: CONSÓRCIO PARA LICITAÇÃO NOVO ACESSO AO PORTO – INVESTIMENTO DO ESTADO AMPLIAÇÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO PLATAFORMA LOGÍSTICA
DRAGAGEM Abril / 2013 Com a nova dragagem prevista para 2013, atingirá 17 m no canal, 15,5 m na baía de evolução e 12 a 15 m nos berços.
BATIMETRIA ALFA – CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO
RETOMADA MODAL FERROVIÁRIO
RETOMADA OPERAÇÕES FERROVIÁRIAS
NOVO ACESSO AO PORTO
OBRIGADO! PAULO CESAR DA COSTA Presidente Conselho de Administração SCPar Porto de Imbituba S.A.