Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Administração Estratégica
Análise das cinco forças de Porter
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
Análise dos pontos fracos e fortes
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Módulo 4 Formulação de Estratégias
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Esses QUADROS devem ser impressos no sentido horizontal da apostila. Além disso, deve ser entregue a cada aluno um conjunto desses quadros, impressos também.
Planejamento Estratégico
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Estratégias do agronegócio
Planejamento estratégico
MATRIZ BCG.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Administração Contemporânea
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
Diagnóstico organizacional
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE
Planejamento estratégico.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
MATRIZ BCG* Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre.
Planejamento Estratégico
Matriz BCG.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Perspectivas futuras da administração
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Estratégias Competitivas Genéricas
Micros e Pequenas Empresas
Gestão da Tecnologia da Informação
Estratégias de Marketing
Estratégia Competitiva
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Modelos de Estratégias de Crescimento
Aula 7-Planejamento Estratégico
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia

1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes; II. de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos produtos. Estas são, respectivamente, estratégias com foco em a) penetração de mercado e desenvolvimento de mercado. b) desenvolvimento de produto e diversificação. c) desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produto. d) penetração no mercado e diversificação. e) diversificação e desenvolvimento de mercado.

O primeiro item representa produtos tradicionais em mercados tradicionais. Assim, trata-se da penetração de mercado. O segundo item trata de novos produtos em novos mercados, o que caracteriza a diversificação. Gabarito: D

Matriz BCG (Boston Consulting Group) Essa matriz classifica as unidades de negócios de acordo com a sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam. Vejamos o desenho.

Estrelas (stars): produtos com participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento – alto potencial de lucratividade; Pontos de interrogação (question marks): produtos com pequena participação em mercados com altas taxas de crescimento. Necessitam de dinheiro para investimento, mas o retorno é incerto. Vacas leiteiras (cash cows): produtos com alta participação em mercados estabilizados. Existem ganhos de dinheiro sem necessidade de investimentos. Vira-latas (dogs): produtos com pequena participação em mercados com pequenas taxas de crescimento. Precisam de dinheiro para sobreviver, mas não ganham suficiente para tanto. Um ponto importante é que há um dinamismo nessa matriz. Muitos produtos nascem como pontos de interrogação, virando estrelas. Com novos concorrentes surgindo, transformam-se em vacas leiteiras e, finalmente, em vira-latas.

2) (CESGRANRIO PETROBRÁS 2010) Em função da crise financeira mundial, o conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu pelo desinvestimento em uma unidade estratégica de negócios cuja participação relativa de mercado é baixa, apesar da taxa de crescimento do mercado ser alta. Segundo a matriz BCG, eles classificaram a unidade como um(a): a) abacaxi b) cão c) ponto de interrogação d) estrela e) vaca leiteira

Nessa questão, de cara, podemos eliminar duas assertivas: a) e b). Abacaxi e cão são a mesma coisa na matriz BCG. Vejam que o texto fala em alta taxa de crescimento em uma participação no mercado pequena. Ninguém sabe o que vai ocorrer. Esse mercado é mesmo promissor ou é “fogo de palha” para a empresa? Ponto de interrogação é a resposta. Gabarito: C

3) (CESGRANRIO BNDES 2009) Entre os requisitos para colocação em prática das Estratégias Genéricas de Porter estão o desenvolvimento de determinadas habilidades e recursos. Classifique os argumentos da lista de acordo com os recursos e habilidades mais relevantes em cada tipo de estratégia, associando à letra "C" os argumentos relacionados à estratégia Liderança no Custo Total, e à "D", aqueles relacionados à Diferenciação. A associação correta é a) I - D, II - C e IV - D b) I - C, II - C e V – D c) I - C, III - C e IV – D d) II - C, III - D e IV – C e) II - D, IV - C e V - D

Item por item: I) inovação objetiva a diferenciação do produto - D; II) produtividade gera custos menores - C; III) distribuição otimizada e eficiente gera menor custo - C; IV) lealdade do consumidor é uma forma de diferenciação - D; V) foco na qualidade é diferenciação pura - D. Gabarito: A

Que modelo é esse?

5) (CESGRANRIO BACEN 2010) O modelo das cinco forças da concorrência, proposto por Michael Porter, permite ampliar a arena para a análise competitiva e reconhecer novas condições, que podem alterar a forma como ocorre a competição em dado setor e os efeitos sobre a atratividade da indústria. São fatores que aumentam a atratividade de uma indústria, tornando os retornos das empresas instaladas superiores àqueles de outros setores: a) existência de ativos especializados e retaliação esperada das empresas da indústria. b) elevados requisitos de capital e economias de escala. c) facilidade de acesso a canais de distribuição e baixos custos de mudanças aos clientes. d) poder de barganha das empresas frente a consumidores e fornecedores. e) crescimento lento da indústria e elevada diferenciação de produtos.

Vejamos item por item. A questão pede elementos que aumentam a atratividade de uma indústria, evidenciando empresas lucrativas e instigando novos entrantes a se aventurarem no mercado. a)A especialização sempre ocorre com o tempo. Assim, novos entrantes partem de um nível inferior àqueles que já estão especializados. Além disso, se há retaliação de concorrentes, não há atratividade para novas empresas. b) Como já falamos, necessidade de capital e economia de escala representam barreiras de entrada para novas empresas. c) Se os clientes possuem baixo custo para mudar, a indústria passa a não ser tão atrativa, já que o fim dos negócios com um cliente pode representar sérios prejuízos às empresas. d) Se as empresas da indústria possuem poder de negociação perante os fornecedores e clientes, elas conseguem excelentes contratos, gerando lucratividade para as empresas e atratividade da indústria. e) Se a indústria cresce lentamente, cada ganho de um concorrente representa a perda de outro, o que de fato não é atrativo. Gabarito: D