C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Advertisements

VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
DISTRITO FEDERAL.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Brasil: Divisão Política
A UDIÊNCIA P ÚBLICA Q UALIDADE DA T ELEFONIA NO B RASIL COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE 19 de novembro de 2014.
11 Consolidado - Rede QPC. 2 Indicadores Examinados – Rede QPC  Notícias  Eventos  Biblioteca  Artigos  Links  Multimídia  Galerias  Entrevistas.
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Audiência Pública: Qualidade dos Serviços de Telefonia Móvel e Fixa no Brasil Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
19/05/08 1 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Alexis Piazza Carina Melatto Floriano Jhonatan da Rosa INE5643 – Data.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Abril de 2010 Serviço Celular - Visão Crítica 1 Serviço Celular Visão Crítica Clube de Engenharia Divisão Técnica de Eletrônica.
Programas Banda Larga na Escola e Proinfo Integrado Carlos Bielschowsky Secretário de Educação a Distância - MEC 53º Painel TELEBRASIL Agosto de 2009.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
Karla Crosara Ikuma Rezende Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso – PRUV Superintendência de Planejamento e Regulamentação - SPR Brasília/DF.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
DADOS E TENDÊNCIAS SOBRE E-COMMERCE OUTUBRO DE 2015.
Proposta de Solução para um Grande Desafio Soluções Completas com TICs para um Brasil Digital Inovador e Competitivo Meta Brasil no Top 20 até 2022 Cesar.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Conselho que reúne 09 Associações de Pequenos Provedores no Brasil Abrappit - São Paulo Abranet – São Paulo Internet Sul – Porto Alegre RedeTelesul – Paraná.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A Perspectiva de Governo e Políticas Públicas: Políticas Públicas para incentivo à expansão de redes e serviços de telecomunicações São Paulo, 18 de outubro.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Audiência Pública: Qualidade da telefonia móvel e providências para sanar os problemas ARTUR COIMBRA SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
Joinville, 26 de setembro de 2013 Prevenção e Mitigação de Eventos Hidrológicos Críticos: Atlas de Vulnerabilidade a Inundações.
DIAGNÓSTICO DO PERFIL DOS RECURSOS HUMANOS, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO INTEGRANTES DO CONACI ANO BASE 2016.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Programa de Regularização Ambiental Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
Abordagem crítica de estudos de usuários. Apresentações dos grupos Necessidade de explicar os porquês, justificar os resultados Alguns duvidaram das respostas.
As origens da bandeira do Brasil
Correção das Estatísticas Vitais: Busca ativa de óbitos e nascimentos no Nordeste e Amazônia Legal, 2008 Célia Landmann Szwarcwald Brasília, 30 de outubro.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
PROTESTE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR São Paulo, Abril /2013.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
ITCF Pesquisa nas Secretarias de Fazenda. Estados que publicam o ITCF.
Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
RENATO NAVARRO GUERREIRO BRASÍLIA 22 DE JANEIRO DE 2001.
O desenvolvimento regional Desenvolvimento x região: momento adequado para ampliar a discussão 2008 : 20 anos da Constituição Brasileira de 1988( a Constituição-cidadã)
1 Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social - ABEPSS La Experiência de Estructuración Curricular Nacional - Brasil XIX Seminário Latinoamericano.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal: Desafios do PLANSAB Leis /2007 e /2010 Dezembro 2015 Enga.
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
Transcrição da apresentação:

C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015

Sobre o Serviço de Telecom Prestação do Serviço de Telecomunicações Rede VelocidadeQuedaInterrupçõesAcessoRelacionamento CobrançaOfertaContratoCancelamentoHabilitação Regulamentos de QualidadeRegulamento do Consumidor

Motivos das Reclamações 2014 – Serviço Móvel Pessoal Reclamações na Anatel

Reclamações 2014

Serviços mais Reclamados no Sindec Sindec – Ministério da Justiça – Boletim 2014 PosiçãoAssuntoReclamações Sindec 2014Perc. 1ºTelefonia Fixa ,8% 2ºTelefonia Celular ,5% 3ºBanco Comercial ,0% 4ºCartão de Crédito ,5% 5ºTV por Assinatura ,8%... 12ºInternet (Serviços) ,3% Telefonia Fixa + Móvel + Internet + TV Paga 390 milhões  Aproximadamente 390 milhões de acessos ativos;  649 mil  649 mil reclamações no Sindec; Conta Corrente +Cartão de Crédito 210 milhões  Aproximadamente 210 milhões de contas correntes e cartões créd ativos (110 milhões de contas e 100 milhões de cartões)  320 mil  320 mil reclamações no Sindec;

Comparação entre grandezas Relação entre transações e quantidade de usuários  Cartão de Crédito Aprox. 9.9 bilhões de transações em milhões de cartões ativos média de 96 transações por ano/cartão Fonte: Abecs – Assoc. Bras. das empresas de cartões de crédito e serviços  Cartão de Crédito Aprox. 9.9 bilhões de transações em milhões de cartões ativos média de 96 transações por ano/cartão Fonte: Abecs – Assoc. Bras. das empresas de cartões de crédito e serviços  Telefonia Móvel Aprox. 137 bilhões de chamadas* em milhões de acessos ativos média de 482 chamadas por ano/acesso * considerados apenas os períodos de maior movimento (10h00:13h00 e 18h00:21h00)  Telefonia Móvel Aprox. 137 bilhões de chamadas* em milhões de acessos ativos média de 482 chamadas por ano/acesso * considerados apenas os períodos de maior movimento (10h00:13h00 e 18h00:21h00)

Reclamações na Anatel Relação entre Acessos e Número de Reclamações SMP / Ano Reclamações para cada acessos Mais escuro -> Mais reclamações por acesso 2014

COBRANÇA  Transparência na oferta;  Contestação de cobrança;  Informações para comparação de ofertas (inclusive na internet);  Validade dos créditos pré-pagos.CANCELAMENTO  Cancelamento Automático.ATENDIMENTO  Retorno de Ligação Descontinuada;  Entrega do histórico de demandas;  Espaço reservado do consumidor na internet (registros de atendimento e fruição);  Gravação de todos os atendimentos telefônicos (inclusive ativas). Regulamento Geral de Direitos do Consumidor Principais Regras

Fiscalização RGC; Avaliação Qualitativa das Respostas aos usuários; Despachos Cautelares; Processo de Acompanhamento e Controle (A&C); Medidas Algumas ações

Processos A&C - Monitoramento de Redes Publicação de ranking de qualidade das redes do SMP no site e no app “Anatel Serviço Móvel”: Determinação de patamares mínimos de qualidade da telefonia móvel por município: acima 85% para acesso às redes de voz e dados e abaixo de 5% para queda das redes.  A partir de 6 meses para municípios com 1 operadora, 9 meses para municípios com 2 operadoras e 15 meses para todos os municípios.

Municípios com Indicadores Críticos

Medições Banda Larga - SMP 11 A EAQ seleciona aleatoriamente endereços de instalações (escolas públicas) em localidades com cobertura das prestadoras de SMP Resultados das Medições para os Seguintes Estados ACRE ALAGOAS AMAPÁ AMAZONAS BAHIA CEARÁ DISTRITO FEDERAL ESPÍRITO SANTO GOIÁS MARANHÃO MINAS GERAIS MATO GROSSO MATO GROSSO DO SUL PARÁ PARAÍBA PARANÁ PERNAMBUCO PIAUÍ RIO DE JANEIRO RIO GRANDE DO NORTE RIO GRANDE DO SUL RONDÔNIA RORAIMA SANTA CATARINA SÃO PAULO SERGIPE TOCANTINS IndicadorExplicação SMP10 Velocidade Instantânea Meta: no mínimo 40% da velocidade contratada em 95% das medições Velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário SMP11 Velocidade Média Meta: no mínimo 80% da velocidade contratada A média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês > “Dados” > “Banda Larga Qualidade”

Mapeamento da topologia das redes; Gestão de riscos baseada na análise da relevância e vulnerabilidade de elementos; Monitoramento de indicadores de qualidade e de informações de capacidade, tráfego e interrupções. Centro de Monitoramento de Redes

O desafio é promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infra-estrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional. Aprox. 85% da população (urbana) ocupa menos de 1% do território federal Cobertura - Desafio

Compromissos de Abrangência – 3G maio/2013 Atender os Municípios com mais de 100 mil hab. até maio/2013; Municípios entre 30 e 100 mil habitantes: 70% até maio de 2013; 100% até junho de Municípios com população abaixo de 30 mil habitantes: 20% até maio de 2013; 75% até junho de 2016; 100% até dezembro de Compromissos das prestadoras móveis 3G

Compromissos de Abrangência – 4G Até 30/04/13 os municípios da Copa das Confederações; Até 31/12/13 os municípios da Copa do Mundo; Até 31/05/14 as capitais e municípios com mais de hab; Até 31/12/15 os municípios com mais de hab; Até 31/12/16 os municípios com mais de hab; Até 31/12/17 os municípios entre e hab. Compromissos das prestadoras móveis 4G

Compromissos de Abrangência – Área Rural Abrangência: Áreas compreendidas até a distância de 30 km do limite das localidades sede de todos os municípios: 30% dos municípios até 30 de junho de 2014; 60% dos municípios até 31 de dezembro de 2014; 100% dos municípios até 31 de dezembro de Também deverão ser atendidas, com internet banda larga, de forma gratuita, todas as escolas públicas rurais situadas nas áreas de prestação do serviço. Compromissos Área Rural

Obrigado, Roberto Pinto Martins