Educação, qualificação profissional e escassez de mão de obra Paulo R. Foina, PhD

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Transcrição da apresentação:

Educação, qualificação profissional e escassez de mão de obra Paulo R. Foina, PhD

Apresentação Paulo Rogério Foina Físico – licenciado e bacharel – UFSCar/1976 Mestre Ciência da Computação – ICMSC/USP-1979 Doutor em Informática – PUC/RJ–1985 Pós-doutor em Engenharia de Sistemas – USP/POLI/LSI-1987 Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em tecnologia desde 1990 (UniCEUB) Diretor Executivo do Instituto Illuminante de Inovação Consultor do Instituto de Pesquisas Eldorado Executivo de empresas desde 1987 (Abril S.A., Encol S.A., Americel S.A., BrasilTelecom S.A., JFM Informática Ltda, Portal Futurum Educativo S.A.) Empresário de TIC desde 1986 (SIT – Sistema de Informação e Tecnologia) Professor desde 1976

Retrospecto Inicio industrialização Apagão MO Plano de Metas - JK Choque do Petróleo Expansão Crédito Imobiliário Colapso Saúde Criação do CFESP Criação do SENAI Política de Informática Programa Nuclear Educação Física (militar) Regime Militar Ação de capacitação

Sistemática Evento relevante Ano Identifica falta de MO Ação emergencial de capacitação Euforia Demanda de MO Oferta de MO

Problema de base Técnicos Engenheiros Cientistas/ Gestores Empre -sários Distribuição IdealDistribuição Real Técnicos Engenheiros Cientistas/ Gestores Empre -sários Desestímulo à educação técnica Desvalorização profissional Redução do nível escolar Banalização da pós-graduação Bons engenheiros -> gestores Incentivo ao empreendedorismo Empresários-gestores

Cadeia de eventos Falta de política industrial e de desenvolvimento de longo prazo Inviabiliza os investimentos necessários em educação para preparar os profissionais para suportar o desenvolvimento do país. Soluções emergências e pontuais Quando os profissionais chega ao mercado a demanda já pode ter passado. Recorrente falta de mão-de-obra

Respostas A nossa formação (graduação; especialização; mestrado e doutorado), em qualidade e quantidade, notadamente na área técnica, tem atendido a demanda? Em parte: formamos poucos mas bons cientistas, muitos advogados e muitos pedagogos. Formamos poucos engenheiros e administradores de empresa. Sobram professores e advogados (nem sempre adequados) no mercado mas faltam técnicos, médicos, engenheiros, administradores e os existentes estão mal distribuídos no território. Quais as áreas mais carentes? Os números de hoje mostram um horizonte mais promissor se comparados aos de 2010? Área de tecnologia e engenharia, fundamentais para o desenvolvimento econômico do pais e geração de empregos de todos os tipos. Baixo desenvolvimento econômico provoca sobra de profissionais em várias áreas.

Respostas Medidas e instrumentos têm sido tomados pelos diversos escalões federais, estaduais e municipais para fazer face aos “gargálos” de gerenciamento? Sim, mas sem um plano nacional de desenvolvimento de longo prazo as medidas perdem a eficácia e desperdiçam recursos. Falta coordenação das ações realizadas. Quais as providencias mais urgentes a serem tomadas? A Federalização da Educação seria uma solução eficaz? O modelo de distribuição de responsabilidades entre as unidades da federação não é o problema mas sim a excessiva ingerência do poder federal sobre as escolas (de todos os níveis) criando padrões únicos para as diferentes regiões. Possibilitar que jovens possam efetivamente trabalhar antes do 18 anos aumentaria a busca por escolas técnicas de nível médio e desenvolveria a responsabilidade e o comprometimento social desses jovens. Incentivar o envolvimento do empresariado na formação da sua mão-de- obra

Respostas A metodologia para concessão de bolsas de estudo tem sido eficiente e tem atendido aos interessados? Sim, com o início dos programas FIES, ProUNI e similares os jovens puderam ingressar em escolas privadas ampliado assim a oferta de vagas em colégios e universidades. A estatística de patentes concedidas (US Patent Office) demonstrou em 2010 que embora haja um bom número de publicações, está muito aquém de países de estatura semelhantes no que se refere ao registro de patentes. Alguma providência foi tomada? Nenhuma. Nossa pesquisa é direcionada a temas que possam gerar publicação que valorizam os programas de pós-graduação (exigência da CAPES). Esses temas são em geral de interesse internacional (raramente nacionais) levando a geração de novos conhecimentos em outros países. Provavelmente um número importante de patentes registradas no exterior conta com a participação de brasileiros.

Resumo IES Escolas Técnicas Escolas Técnicos Cientistas Exatas Sociais Saude Mercado Perfis Oferta Demanda FIES, ProUNI Regulações Políticas, Incentivos, Intervenções Eventos Globais

Sugestões Elaborar e manter um Plano Nacional de Desenvolvimento (projeto de União) sob gestão e responsabilidade do Senado Federal Maior coordenação das ações de governo no mercado e na educação Valorizar o trabalho técnico Permitir o ingresso de jovens no mercado de trabalho Aumentar a formação técnica concomitante com o ensino médio Incentivar a parceria empresa X escolas (técnicas e superiores) para a complementação da capacitação profissional

Obrigado Paulo R. Foina, PhD