Depressão Infantil: uma realidade presente na escola? Fundação Educacional de Ituverava Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Depressão Infantil: uma realidade presente na escola? Alunas: Orientadora: Alessandra Lopes Prof.(a) Dra. Ana Cristina Ana Paula Barroso Troncoso
Justificativa A depressão também se manifesta na infância, porém muitas pessoas desconhecem este fato. Qual deve ser postura dos professores diante de algum caso de depressão infantil em sala de aula?
Objetivos Analisar o conhecimento que os professores têm a respeito da depressão infantil; Conhecer o que profissionais da área da saúde pensam sobre a depressão infantil e sua incidência na escola; Levantar dados sobre a manifestação de quadros sugestivos de depressão infantil na escola.
A estrutura do trabalho A depressão infantil Universo da pesquisa Procedimentos e resultados Considerações finais
O que é a depressão infantil? É um transtorno de humor; Caracteriza-se por um conjunto de sintomas com duração prolongada;
O que é a depressão infantil? Os sintomas podem variar de acordo com a idade; Altera comportamento, sentimento, pensamento e até fisiologia da pessoa.
Principais sintomas Irritabilidade, Em lactentes Desinteresse, Atraso no desenvolvimento motor, Choro excessivo, Falta de apetite.
Principais sintomas Hiperatividade, Em crianças com idade pré-escolar Irritabilidade, Alterações no sono e apetite, Dores somáticas, Prazer diminuído, Fobias.
Principais sintomas Desinteresse, Isolamento, Em crianças com idade escolar Desinteresse, Isolamento, Dores somáticas, Dificuldade de concentração, Choro fácil, Tristeza e tédio.
Tratamento Psicoterapêutico Psicofarmacológico
A escola Espaço ativo na vida da criança Papel fundamental na identificação dos sintomas
Alunos com depressão Dificuldade de expressão Queda no rendimento escolar Capacidade intelectual
O papel do professor Possibilidade de percepção Estar atento às alterações de comportamento dos alunos Se manter informado sobre o assunto Encaminhamento para avaliação clínica
Universo da pesquisa Cidade de Ituverava; Escola pública de ensino fundamental; Clientela de classe popular.
Procedimentos Coleta de dados Questionários Inventário de Depressão Infantil (CDI)
Os sujeitos 08 Professores 01 Psiquiatra 03 Psicólogas 73 Crianças
A amostra infantil
A amostra infantil
O que é o CDI Identifica sintomas depressivos em crianças e adolescente, Contém 27 questões 3 alternativas de resposta Não exige treinamento para aplicação
O que é o CDI Questão 01: ( ) Eu fico triste de vez em quando ( ) Eu fico triste muitas vezes ( ) Eu fico triste o tempo todo
O que é o CDI Pontuação Significado Ausência do sintoma 1 Sintoma leve Ausência do sintoma 1 Sintoma leve 2 Sintoma bem definido
Resultados As professoras: Conhecem superficialmente a depressão infantil Identificam alguns sintomas Comunicam aos pais Tentam reintegrar a criança ao grupo Gostariam de usar o CDI Afirmam que não têm apoio de outros profissionais
Resultados Psicóloga Judiciária: É comum a depressão infantil Encaminha para tratamento Conjunto de métodos diagnósticos O professor deve reconhecer sintomas e indicar avaliação clínica
resultados Psicólogas clínicas Não responderam Apenas 1 justificou motivo Falta de conhecimento sobre o assunto?
Resultados Psiquiatra: - É comum a depressão infantil - CDI + avaliação clínica - Orienta pais e professores - Tem apoio de psicólogas Coerente com a literatura O professor deve reconhecer sintomas e indicar avaliação clínica
Resultados Crianças: - pontuação que obtiveram através do CDI
Resultados Crianças: - Manifestação de indícios de Depressão Infantil de acordo com o CDI
Resultados Crianças: A Depressão infantil de acordo com sexo dos alunos pesquisados
Resultados Crianças: Questão 9: ideação suicida ( ) Eu não penso em me matar ( ) Eu penso em me matar mas não faria isso ( ) Eu quero me matar
Resultados Crianças: - Análise das respostas da questão 9 do CDI
Resultados Crianças: - O pensamento suicida relacionado a depressão
Considerações finais Estrutura da personalidade Poucas pesquisas sobre o assunto A DI causa várias conseqüências Alta incidência de quadros sugestivos de DI na pesquisa realizada Existe interferências nos resultados do CDI
Considerações finais Informação x preconceito O uso do CDI por professores A postura das psicólogas A avaliação clínica
Considerações finais Falta de apoio às escolas Necessidade de projetos
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