P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vanguardas E tendências contemporâneas
Advertisements

Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
A poesia de Mário de Andrade
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
COORDENADORA: Ana Maria de Oliveira Paz SUPERVISORAS: Genúbia Cristiane Barbosa da Silva; Maria Aparecida Tiago de Melo; Maria Lúcia Pereira de Almeida.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Introdução a Pesquisa Científica
POEMA Gênero discursivo. POEMA  O vídeo a seguir trata-se de uma adaptação para o audiovisual dos poemas concretos "Cinco" (de José Lino Grunewald, 1964),
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
O Marechal Arthur Costa e Silva assumiu em 15 de março de 1967 e governou até 31 de agosto de 1969, quando foi afastado por motivos de saúde. Destaca-se.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Ficcionistas do RN – Recortes IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Iniciação à literatura do RN.
Edição Teoria e técnica de edição de impressos. Plano de Ensino – M1 105/08 Plano de ensino + o processo de edição 212/08O processo de edição 319/08Exercício.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
Arte Arte.  “ O PINTOR QUE PINTA SÓ O QUE VÊ É UM IDIOTA “  ( Duchamp)
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Arquivo Pessoal e Internet.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
61 Teatro PIBID Reforma/Contra-Reforma Grandes Navegações Brasil Colonia/Escravatura Jogos teatrais/Concentração/Coordenação motora Improvisação Teatral/pequenas.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Trabalhando com produção textual
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Projeto: Vanguardas Europeias
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Conceito e representação gráfica
EMPRESARIAL III Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Inventário da Humanidade – Realidade Aumentada no Campo da Arte
A poesia de Mário de Andrade
Transcrição da apresentação:

P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura

CONTEXTUALIZAÇÃO Surgimento simultâneo em Natal e no Rio de Janeiro em dezembro de No cenário político, o endurecimento da Ditadura Militar no país. No cenário literário, a poesia concreta entre a vanguarda e a tradição. No cenário cultural, efervescência na música e no cinema. Um problema literário, uma atitude política é o ano da parada tática do movimento para que cada poeta pudesse rever e escolher o seu caminho. Ainda hoje o poema-processo encontra-se fora do espaço universitário e literário.

C ARACTERÍSTICAS Desdobramento da vertente proposta pelo poeta Wlademir Dias-Pino quando de sua participação na poesia concreta (AVE, 1956; SOLIDA, 1960). “Poesia para ser vista e sem palavra (semiótica)”. Utilização de outras linguagens como os quadrinhos e o cinema. Palavra dispensável ao poema / linguagem universal. Posição não contemplativa do leitor diante do fato artístico. Coletivismo criativo / fim do individualismo. Interesse no processo de produção do poema e não no produto acabado.

C ARACTERÍSTICAS O poema dentro da cultura de massa: a obra reprodutível, interferência criativa, versões, resultado relativo. Prática visual conscientizadora: ativismo político. A última vanguarda poética. Continuidade radical da poesia concreta. Passeata contra os poetas do verso no Rio de Janeiro em 1968, rasga-rasga de poetas discursivos. Trocadilho: poema-processo e poema de protesto. Poema dimensionado para resolver os problemas sociais: uma nova sociedade pede uma nova expressão que se diferencia de estruturas conservadoras.

D ESDOBRAMENTOS A crítica literária ainda reluta em aceitar o poema-processo, como exemplo as opiniões de Antonio Candido e Haroldo de Campos. Nos manuais de literatura e nos cursos de letras, geralmente se estudam os movimentos literários até a poesia concreta. O poema-processo radicalizou a forma de produção do poema no Brasil, aprofundando uma tendência da poesia concreta e expandiu para a poesia brasileira o diálogo entre diversas formas de arte.

REFERÊNCIAS CIRNE, Moacy. A poesia e o poema do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, FERNANDES, Anchieta. Poema-processo: perguntas e respostas. Natal: Boágua Editora, GALVÃO, Dácio. Da poesia ao poema: leitura do poema-processo. Natal: Zit Gráfica e Editora, 2004.