7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Micróbios Inofensivos
Advertisements

REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
Fungos.
REINO FUNGI.
Reino Fungi Edilson Soares.
Professora Francine Mariotti
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET PROFº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Reino Fungi.
Capítulo 3 – tema 2: OS FUNGOS
REINO FUNGI Amanita muscarina.
REINO FUNGI.
Profª: Gleice Cristina
1. História Evolutiva dos Fungos
Reino Fungii Penicillium notatum.
REINO FUNGI.
REINO FUNGI.
Por que devemos estudar estes seres vivos?
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Profª Marcia Conceição
Micologia: é o ramo da Biologia que estuda os fungos.
BIOLOGIA -Reino Fungi-
REINO FUNGI Prof. Edilson Soares
FUNGOS.
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Prof.: Samuel Bitu.
Ciências Cap. 5 – Protistas e fungos Prof.: Samuel Bitu.
Professora Fernanda Landim
Reino Fungi Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2011.
Reino Fungi.
Fungos.
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Reino Fungi.
REINO FUNGI Amanita muscaria.
- Apresentam as mais variadas formas.
Fungos REINO FUNGI.
FUNGOS Prof. Víctor Pessoa.
REINO FUNGI.
Fungos.
Professora Maria cecília Monteiro
DIVERSIDADE DE FUNGOS Luciano Garcia.
Reino Fungi.
Caderno 2 Professor Marcello
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Pré vestibular Frei Seráfico
Profa. Debora S. Marini 2015 – 7° ano
Reino Fungi.
REINO FUNGI.
REPRESENTANTES: os fungos
FUNGOS.
FUNGI.
Reino Fungi e Liquen Professora Ana Carolina.
FUNGOS.
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS Scheilla Bastos.
Reino Fungi.
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
REINO FUNGI.
Reino Fungi Rosana Moraes.
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Fungos.
REINO FUNGI.
Biologia- 2º ano-Ensino Médio 2016 Professora Vanesca Souto Severo
6º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Reino Fungi Profª Ayesa Aseff.
Colégio Qui-mimo Fungos Apodrecem Quase Tudo Guanambi/BA.
REINO FUNGI ZACA/MAUÁ. Características Gerais:  Eucariontes;  Pluricelulares a maioria (hifas dando origem ao micélio);  Exclusivamente heterótrofos.
Professora Natália 2º ano EM FUNGOS Aula 7. Fungos Reino Fungi 70 mil sp Eucariontes aclorofilados Uni ou pluricelulares Ambientes úmidos ricos em MO.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016 REINO FUNGI 7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016

REINO FUNGI

CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes; Podem ser uni ou pluricelulares e são heterótrofos por absorção; Têm vida livre. Podem ser coloniais; há também parasitas; O Glicogênio é a reserva energética; Reproduz-se de forma assexuada ou sexuada; As células se organizam em hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe o nome de micélio.

HIFAS E MICÉLIOS

FUNGOS DAS NOSSAS CASAS Fungos crescendo em teto de banheiro (biodeterioração)  

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS Decomposição de matéria orgânica (decompositores de lignina, celulose - reciclagem de nutrientes em florestas) A atual situação é a possibilidade de limpar o lixo urbano, pois os fungos possuem um volume extraordinário de produção;

IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA Destruição de produtos madeira: postes, estradas de ferro, navios, casas, etc. Outros materiais: tecidos, lentes, discos

DOENÇAS DE PLANTAS perdas econômicas e sociais extinção de espécies em escala regional controle biológico de ervas daninhas (micoherbicidas)

FUNGOS NA MEDICINA Produção de antibióticos (Penicilina)- fungo Penicilium notatum Outros antibióticos como ampicilina, notatina e flavicina (Aspergillus flavus);

PRODUÇÃO DA DROGA CICLOSPORINA Suprime as reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, reduzindo a probabilidade de rejeição, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais indesejáveis de outras drogas usadas para esse fim. Tornou-se disponível em 1979, possibilitando o retorno às atividades de transplante anteriormente abandonadas.

FUNGOS PATOGÊNICOS

BLASTOMICOSE: infecção fúngica rara provocada pela inalação do fungo, Blastomyces dermatitidis, presente na madeira e no solo.

ALERGIAS A ESPOROS Esporos

CANDIDÍASE

CANDIDÍASE OU MONILÍASE VAGINAL Candida albicans

FUNGOS COMESTÍVEIS  

FUNGOS E QUEIJOS Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por seu sabor característico.

Penicillium candidun (queijos camembert e brie) Penicillium roqueforti (queijos roquefort com leite de ovelha e gorgonzola com leite de vaca)

FUNGOS ALUCINÓGENOS Claviceps purpurea O LSD-25 (Dietilamida do Ácido Lisérgico) foi descoberto em 1943 por um cientista suíço, Albert Hoffman, que estudava alcalóides (substâncias encontradas nos vegetais) extraídos de fungos que atacam o centeio e cereais. Seu interesse pela ergotina baseava-se numa expectativa gerada desde a Idade Média, a propósito de uma peste que era conhecida, devido ao excessivo ardume que provocava na pele, como "fogo sagrado" ou "fogo de Santo Antão" - causada pelo contato direto com um fungo (um cogumelo conhecido popularmente por Ergot e que comumente cresce atado à planta do centeio). Esta substância foi ingerida acidentalmente pelo cientista, ao aspirar pequeníssima quantidade de pó, num descuido de laboratório, provocando estranhos efeitos como distorções visuais, perceptuais e alucinações

FUNGOS E PÃES As leveduras são fungos microscópicos, utilizados desde a antiguidade na preparação de alimentos e bebidas fermentados. O levedo Saccharomyces cerevisae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas fermenta acúcares para obter energia, liberando gás carbônico e álcool etílico. Na produção do pão é o gás carbônico que interessa; as bolhas microscópicas desse gás, eliminadas pelo levedo na massa, contribuem para tornar o pão leve e macio.

FUNGOS E BEBIDAS ALCOÓLICAS A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. A fermentação da cevada produz cerveja, enquanto a fermentação da uva produz vinho. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos de bebidas destiladas são a aguardente, ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque, obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir de fermentados de arroz.

FUNGOS E REFRIGERANTES Os refrigerantes são produtos fúngicos, porque a maioria tem ácido cítrico, produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, que é usado industrialmente.

FUNGOS MUTUALISTAS LÍQUENS MICORRIZAS

Os liquens ou líquenes são associações mutualísticas entre Fungos e algas. As hifas (Células dos fungos)revestem e protegem as gonídias(células das algas),formando um conjunto tão homogêneo e harmonioso que dá ao liquen o aspecto de um único organismo. A alga fornece ao fungo alimento e o fungo fornece a alga umidade e sais minerais. Os liquens reproduzem através dos sóredios, pequenos fragmentos contendo gonídias e hifas. LIQUENS

MICORRIZAS Micorrizas: Associação mutualística entre fungos e raízes de plantas angiospermas. O fungo obtém das raízes produtos como açúcares,aminoácidos e outras substâncias orgânicas,das quais se nutre.Por outro lado , o fungo aumenta a capacidade de a raiz absorver minerais escassos no solo.

CURIOSIDADES SOBRE OS FUNGOS O fungo Armillaria ostoyae, conhecido popularmente como cogumelo de mel, encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado de Oregon, nos Estados Unidos, é apontado pela ciência como o maior organismo já encontrado no planeta. De acordo com especialistas, há cerca de 2.400 anos, o fungo, que nasceu como uma partícula minúscula impossível de ser vista a olho nu, vem estendendo seus filamentos, os rizomorfos, entre as raízes das árvores.

O Armillaria ostoyae lembra um emaranhado de galhos pequenos e delgados, que formam uma rede sob a terra. Os filamentos se alimentam das árvores e no outono brotam do chão na forma de cogumelos amarelados

TAMANHO DO FUNGO GIGANTE Através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, os cientistas descobriram que este fungo cobre uma área de 8,9 km² (formando um gigantesco Círculo das Fadas), equivalente a 1.220 campos de futebol. Embora alguns estudiosos afirmem que este organismo pode ter 2.400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo, estima-se que ele pode ter 8 mil anos de idade. Estima-se que este fungo possa ter uma massa total de 605 toneladas

ALIMENTO PARA AS FORMIGAS Você já reparou numa fila de formigas carregando pedaços de folhas, quase sempre até maiores do que elas? Será que é para a sua refeição? Na verdade, as formigas transportam as folhas para dentro do formigueiro e as colocam em câmaras especiais chamadas 'panelas'. Esse material vegetal, por sua vez, é utilizado como meio de cultura de fungos, do qual as formigas se alimentam. Como os fungos se desenvolvem bem em lugares quentes e úmidos, o formigueiro é um local muito apropriado para o seu cultivo.

O fungo Phytophthora infestans foi responsável pela destruição das plantações de batata na década de 1840,na Irlanda.Na ocasião,800 mil pessoas morreram de fome e mais de 1 milhão migrou para os Estados Unidos.

O Aspergillus flavus produz um grupo de toxinas as aflatoxinas- que parecem ter notável papel desencadeador de tumores neoplásicos (Cânceres ) de fígado e de outros órgãos.

ERGOTISMO Várias audiências foram realizadas na procura das bruxas e dos “sinais” deixados nas supostas vítimas enfeitiçadas; Eventos relativos às Bruxas de Salem, cujos julgamentos em 1692 levaram a várias execuções, indicam que o ergotismo foi o responsável. Sintomas como sensações de formigamento ou picadas de formigas, distorções na face, paralisias, alucinações, ataques convulsivos e demência. Todos esses sintomas são consistentes com aqueles de vítimas de ergotismo. (Mary Matossian: ”Poisons of the Past”, 1991)

ESTUDEM BASTANTE!!! Vanesca Souto Severo