Edivaldo Moura (91) 99144-6983 Coordenação Geral de Educação Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Advertisements

O papel do Estagio na Formação de Professores
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Pós-graduação em Odontologia. Tipos de Cursos Lato Sensu Lato Sensu –Especialização –Aperfeiçoamento –Atualização Stricto Sensu Stricto Sensu –Mestrado.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
OS RUMOS E AS PERSPECTIVAS DAS DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SINTESE Conferência Estadual dos Trabalhadores.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Cenário do IFPA quanto à Diplomação. Cursos com Pendência de Diplomação De 71 cursos ofertados em 12 campi, 43 possuem pendências no processo de reconhecimento,
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PROJETO DE REFORMULAÇÃO DO PPP DA GRADUAÇÃO Educação para o século XXI.
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
INSTITUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ALTERAÇÃO DO ART. 65 DA LDB Audiência Pública no Senado Federal Dia 28 de agosto.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Edivaldo Moura Reformulação Curricular no Ensino Superior do IFPA.
O Projeto Político Pedagógico é...
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Proposta do ANDES-SN. ANTECEDENTES PUCRCE E CONSTITUIÇÃO 88.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
2/6/2016 Regime de Trabalho 1 Regimes de Trabalho e Afastamento Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Comissão Permanente de Avaliação UNESP2009.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
A Visão Discente da Oceanografia na FURG e no Brasil CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE OCEANOLOGIA – C.A.L.O. Daniela Baptista Walkiria S. Olsen.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior

CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR NO IFPA Dos 18 campi, 12 ofertam cursos de ensino superior Variedade de cursos ofertados: 22 cursos, dos quais 8 são ofertados de forma presencial e por meio de EAD Total de cursos ofertados: 71

Fonte: SCA (2015)

Considerando o número de cursos ofertados nos 12 campi, nas modalidades presencial e EAD, TEMOS 71 CURSOS EM ANDAMENTO Fonte: SCA (2015)

Situação dos cursos perante a SERES Evolução Maio-Outubro/2015

Cursos possuem pendências junto a SERES, impedindo a diplomação? Evolução Maio-Outubro/2015 OBS: 4 cursos com pendências: referentes a aditamento de vagas, já solicitado pelo IFPA junto a SERES.

Nº de Estudantes com Diplomação Pendente Evolução Maio-Outubro/2015 OBS: Previsão de que 2224 (dos 2620 estudantes anteriormente pendentes) sejam diplomados até janeiro de Os demais 396 estudantes cuja diplomação continuam pendente são de 4 cursos que necessitam que a SERES autorize o aditamento de vagas.

RESOLUÇÃO CNE 02/2015 Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada O que muda na Formação Docente?

RESOLUÇÃO CNE 02/2015 Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada - O que são considerados cursos de formação inicial para os profissionais do magistério para a educação básica, em nível superior? - A formação inicial compreende: I - cursos de graduação de licenciatura; II - cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados; III - cursos de segunda licenciatura.

RESOLUÇÃO CNE 02/2015 Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada - Houve mudança na carga horária dos cursos de licenciatura? - Sim, a carga horária dos cursos de graduação de licenciatura foi elevada de 2.800h para 3.200h, igualando-se com a carga horária mínima da licenciatura em Pedagogia, com duração de, no mínimo, 8 semestres ou 4 anos.

- A carga horária de 3.200h deverá ser distribuída da seguinte forma: I – 400 h de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo; II – 400 h dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição; III - pelo menos h dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II (núcleo de estudos de formação geral e núcleo de núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos) do art 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição; IV – 200 h de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição. - Como fica a distribuição dessa carga horária?

- E em relação aos cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, houve mudança? -Sim, foi r evogada a Res. CNE/CP nº 2/1997, que estabelecia normas para a oferta dos programas especiais de formação pedagógica com a carga horária mínima de 540h. O art. 14 da Resolução CNE/CP nº 2/2015 dispõe sobre os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, que serão de “caráter emergencial e provisório” e podem ser ofertados aos portadores de diplomas de curso superior “com sólida base de conhecimentos na área estudada”. Esses cursos emergenciais e provisórios devem ter carga horária mínima variável de a 1.400h “de efetivo trabalho acadêmico, dependendo da equivalência entre o curso de origem e a formação pedagógica pretendida”, superando as 540h do programa revogado.

- Quem pode ofertar cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados? - Segundo a Resolução 02/2015, a oferta dos cursos de formação pedagógica para graduados poderá ser realizada por instituições de educação superior, preferencialmente universidades, que ofertem curso de licenciatura reconhecido e com avaliação satisfatória realizada pelo Ministério da Educação e seus órgãos na habilitação pretendida, sendo dispensada a emissão de novos atos autorizativos.

-A Resolução CNE/CP nº 2/2015 regulamenta, também, a oferta de cursos de segunda licenciatura, que devem ter a carga horária mínima de 800h a 1.200h, “dependendo da equivalência entre a formação original e a nova licenciatura” h: quando o curso de segunda licenciatura pertencer à mesma área do curso de origem h: quando o curso de segunda licenciatura pertencer a uma área diferente da do curso de origem - E quanto aos cursos de segunda licenciatura?

- Quem pode ofertar cursos de segunda licenciatura? - Segundo a Resolução 02/2015, a oferta dos cursos de segunda licenciatura poderá ser realizada por instituição de educação superior que oferte curso de licenciatura reconhecido e com avaliação satisfatória pelo MEC na habilitação pretendida, sendo dispensada a emissão de novos atos autorizativos.

O que é considerado Formação Continuada? Oferta de atividades formativas e cursos de atualização, extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado que agreguem novos saberes e práticas, articulados às políticas e gestão da educação, à área de atuação do profissional e às instituições de educação básica, em suas diferentes etapas e modalidades da educação.

Que encaminhamentos deveremos adotar? -A Resolução 02/2015 foi entregue no II Encontro com os Diretores de Ensino, em agosto/2015, e também encaminhada por , para estudo por parte dos NDE. A participação das equipes pedagógicas nesse estudo e no acompanhamento à ação de reestruturação curricular é fundamental. -Está previsto para março/2016 a realização da primeira reunião do Fórum das Licenciaturas do IFPA, onde a reformulação curricular será debatida -O prazo para envio dos PPC reformulados será até 30/08/2016

Estamos a disposição para auxiliá-los nesse processo! Obrigado! Edivaldo Moura Licenciado Pleno em Pedagogia Especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais Mestrando em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares Coordenador Geral de Educação Superior (91)