CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Perfil do Ensino Médio Perfil do Ensino Médio Mudanças e novidades para o ano de 2009.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
reunião DE PAIS SEJAM BEM VINDOS
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Reunião de Pais 3º ano 2014.
Escola Adventista de Campo Grande
1ª a 3ª série ENSINO MÉDIO 2011.
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Reunião de Pais 2012.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Decisões.
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Iniciando o Censo Escolar 2011
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2012
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
AGENDA ESCOLAR.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Desde 1998 REUNIÃO DE PAIS 차 학부모회의.
PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Bibliografia sugerida Horário de EstudoSite do Rakel Passeios Investimentos Portal Positivo MF Normas e Procedimentos Dicas para um bom aprendizado Inteligência.
Normas e procedimentos
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
ANOTAÇÕES IMPORTANTES
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
INFORMAÇÕES AOS PAIS E ALUNOS DA ESCOLA MADRE ANATÓLIA
ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA. ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
Fundamental II. PAUTA  CONHECENDO NOSSA EQUIPE  SISTEMA DE AVALIAÇÃO  MATERIAL DIDÁTICO  NORMAS DISCIPLINARES  TIRANDO DÚVIDAS.  CONHECENDO NOSSA.
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
REUNIÃO DE PAIS FEVEREIRO 2011 Educação Emocional Propicia o aconchego, o carinho, o abraço, a descoberta que o caminho é mais importante que a chegada.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
Transcrição da apresentação:

CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis assinaram ao matricular seus filhos.

Rakel Rechuem, classificada como uma das melhores escolas, de acordo com o INEP.

Calendário especial ( Jogos Olímpicos/Rio ) Teremos que ter cuidado com a quebra do 3º bimestre. RECESSO: de 5 até 19 de agosto. Reinício do 3º Bimestre: 22 de agosto. Cuidado ao planejar viagens nesse período! Ao voltarmos, estaremos com o desenvolvimento de conteúdos, provas, etc. Preocupante.

1º BIMESTRE Inicio do Bimestre2 de fevereiro (2ª feira) Período de Provas (P1) 15 a 18/03 EM – 16 e 17/03 6º ao 9º ano Simulados após o recreio Resultado on-line (P1)28 de Março Período de Provas (P2)11 a 18 de Abril Requerimento para 2ª ChamadaAté 18 de AbrilSomente para Fundamental II e Ensino Médio 2ª Chamada26 a 29 de AbrilManhã: 7h30/ Tarde: 12h40 Resultado on-line para Rec 1 (R1)02 de Maio Recuperação 1 (R1)03 até 09 de Maio Os alunos que não estiverem em R1 serão liberados: Manha: 11h10 / Tarde: 16h20 Conselho de Classe 1 (CC 1)12 de MaioOs alunos serão liberados: M: 9h30 / T: 14h40 Fechamento do Boletim (on-line)13 de MaioLiberação: CALENDÁRIO PEDAGÓGICO / 2016 (AMOSTRA) Todas as informações de todos os bimestres encontram-se no BOLETIM INFORMATIVO distribuído durante Nossa Reunião Geral de Pais.

Reuniões de Pais Bimestrais O boletim escolar que não estiver liberado no dia do fechamento on-line no site, o responsável deverá comparecer à reunião para a retirada do mesmo, nas datas abaixo discriminadas: 1º Bimestre Fundamental II 17/05 de 8 às 10 (manhã) e de 13:00 às 15:00 (tarde) Ensino Médio 19/05 de 8 às 10 2º Bimestre Fundamental II 26/07 de 8 às 10 (manhã) e de 13:00 às 15:00 (tarde) Ensino Médio 28/07 de 8 às 10 3º Bimestre Fundamental II 8/11 de 8 às 10 (manhã) e de 13:00 às 15:00 (tarde) Ensino Médio 10/11 de 8 às 10

substituição Critério de avaliação recuperação

Média Anual B1 + B2 + B3 + B4 6,0 ______________ 4 > _

Prova Final (PF) O aluno que obtiver Média Anual (MA) menor do que 6,0 será encaminhado para a Prova Final (PF).

Avaliação O professor poderá utilizar até 2 pontos para avaliar qualitativamente o aluno. O que é avaliar qualitativamente o aluno? Qual a importância para o aluno ser avaliado dessa forma? Quais os benefícios trazidos para o aluno e para o professor? P1 = Simulado ( de 0 a 10 pontos ) P2 = Prova ( 0-8 ) + PQ ( de 0 a 2 pontos )

Prática Qualitativa Trabalhos Baterias de Exercícios Produção em sala de aula Produção em casa Atuação em debates, discussões, etc Esforço demonstrado Assiduidade e pontualidade Interesse Participação positiva Cada professor terá liberdade para avaliar da melhor maneira possível esse acompanhamento da vida acadêmica do aluno, valorizando pontos anteriormente esquecidos, ou aspectos que julgue pertinentes. A Coordenação estará monitorando esse Trabalho ao longo do ano.

Recuperação A cada bimestre o aluno deverá fazer uma prova de recuperação paralela caso não alcance a média seis (6) em alguma disciplina. Essa nota substituirá a menor nota do bimestre ( da P1 ou da P2 ). No caso da P2, a PQ ( pratica qualitativa ) não será adicionada porque a prova de recuperação vale de 0 a 10.

RECUPERAÇÃO CRITÉRIO SUBSTITUTIVO. Se o aluno consegue uma média bimestral de nota menor que 6.0, ele terá que ir para a recuperação, fazer uma prova de valor de 0-10 E essa nota agora substitui a menor nota tirada na P1 ou na P2. Ex. : P1 = 4,0 P2 = 6, Média 5,0 Recuperação = 7.0 P1 = 4,0 7.0 P2 = 6,0 Nota Bimestral recalculada = 6.5

B1 + B2 + B3 + B4 4 O aluno passa com nota igual ou superior a seis em sua Média Anual. O aluno que obtiver Média Anual (MA) menor que 6,0 será encaminhado para a Prova Final (PF). =>=> 6 MA MF = MA + PF 5,0 ________ 2 A média final é igual à média anual somada à prova final dividida por dois. Nesse momento, a média deve ser igual ou maior que cinco ( 5 ). =>=> MF

Fórmula da Média Final (MF) MF = MA + PF _ 5,0 ________ 2 > A prova final vale de 0 a 10.

1º Bimestre P1 (simulado) = 0-10 P2 = PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 2º Bimestre P1 (simulado) = 0-10 P2 = PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 3º Bimestre P1 (simulado) = 0-10 P2 = PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 4º Bimestre P1 (Feira Cultural ) = 0-10 P2 = PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 EM (quando houver simulado adicional ) P1 (simulado) = 0-10 P2 = PQ = Simulado adicional =0-2 ________________ Total = 22 Média do Bimestre = Total/2 EM3 Não há Feira Cultural. A nota é dada pelo TRABALHO DE PROFISSÕES. Para impressão

Simulados ( P1 ) Características do Simulado P1 Questões criadas a partir do conteúdo da apostila e material adicional registrado no caderno. Questões optativas com cinco alternativas ( a,b,c,d,e). Os simulados serão aplicados em 2 ou 4 dias de acordo com a série. Algumas disciplinas não farão parte desse simulado. (ex.: Ed. Física e Redação ) NOTA UTILIZADA POR TODOS OS PROFESSORES PARA TODAS AS DISCIPLINAS. Os simulados serão aplicados após o recreio e os alunos serão liberados à medida que forem terminando suas provas. Objetivo principal : familiarizar o aluno aos vestibulares e ao ENEM.

Simulados Número de questões e dias de aplicação 6º Ano Matemática 8 Geografia 5 História 5 Ciências 7 Inglês 4 Filosofia 4 Artes 4 L. Portuguesa 8 _____________ 45 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,23 7º Ano Matemática 8 Geografia 6 História 6 Ciências 8 Inglês 5 Filosofia 4 Artes 4 L. Portuguesa 9 _____________ 50 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,20 8º Ano Matemática 10 Geografia 8 História 8 Ciências 10 Inglês 5 Filosofia 5 Artes 4 L. Portuguesa 10 _____________ 60 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,17 9º Ano Matemática 10 Geografia 10 História 10 Ciências 10 Inglês 7 Filosofia 6 Artes 6 L. Portuguesa 11 _____________ 70 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,15 O número de questões e as combinações de disciplinas nos dias serão mantidos durante o ano de Caso seja percebida alguma singularidade, algo incomum, avisaremos qualquer modificação aos alunos.

Simulados Número de questões e dias de aplicação EM2 Biologia 10 Sociologia 6 Inglês 6 Matemática I 7 Matemática II 6 Geografia 10 Química 9 Física 9 Espanhol 6 Literatura 7 História 10 Filosofia 4 L. Portuguesa 10 _____________ 100 questões 1º dia: Filosofia/História/Geografia/Sociologia 2º dia: L.Portuguesa/Literatura/Inglês/Espanhol 3º dia: Matemática( I e II ) /Física 4º dia: Química/Biologia Cada questão: 0,10 EM3 Biologia 10 Sociologia 6 Inglês 6 Matemática I 7 Matemática II 6 Geografia 10 Química 9 Física 9 Espanhol 6 Literatura 7 História 10 Filosofia 4 L. Portuguesa 10 _____________ 100 questões 1º dia: Filosofia/História/Geografia/Sociologia 2º dia: L.Portuguesa/Literatura/Inglês/Espanhol 3º dia: Matemática ( I e II ) /Física 4º dia: Química/Biologia Cada questão: 0,10 EM1 Biologia 7 Sociologia 6 Inglês 6 Matemática 10 Geografia 7 Química 8 Física 8 Espanhol 6 Literatura 7 História 7 Artes 4 Filosofia 4 L. Portuguesa 10 _____________ 90 questões 1º dia: Artes/Filosofia/História/Geografia/Sociologia 2º dia: L.Portuguesa/Literatura/Inglês/Espanhol 3º dia: Matemática/Física 4º dia: Química/Biologia Cada questão: 0,12

A segunda chamada será feita da seguinte forma: Caso o aluno tenha perdido o Simulado, terá que fazer o simulado do dia perdido ( naturalmente, questões inéditas ). Então, teremos Simulado de Segunda Chamada. Caso o aluno não faça a Segunda Chamada do Simulado, ele terá contabilizada a sua nota dos outros dias feitos. Número de questões acertadas multiplicadas pelo valor de cada questão. Não realizando a P2, ao fazer a Segunda Chamada, ele perde a PQ, pois a prova vale dez ( 10 ). Segunda Chamada

Se o aluno falta a P2 e também a P1, e não faz a Segunda Chamada de cada uma, respectivamente, ele terá sua nota dividida por dois. Não haverá “repetição” de notas. Por exemplo: O aluno faltou o Simulado P1 e também faltou a P2, e optou por fazer somente a Segunda Chamada da P2, ele terá essa nota dividida por 2. O aluno deve fazer todas as provas e dias de simulados perdidos. O pedido de Segunda Chamada deve ser feito no período especificado no Boletim Informativo. Não há Terceira Chamada. Segunda Chamada

Frequência / Assiduidade 75 % Qualquer mudança de modalidade deverá ser feita entre o responsável e a Coordenação. Os motivos serão avaliados. Essa mudança não é automática.

Uniforme Fototototototototototototototototototototottoto Alunos com uniformes O aluno que não estiver com seu uniforme correto entrará no colégio, mas não irá para a sala de aula. O pai será acionado para leva-lo de volta para casa. O aluno só poderá entrar com alguma alteração em seu uniforme caso seu responsável venha pessoalmente pedir essa liberação momentânea.

Preservação do patrimônio escolar

Material escolar completo Problemas causados pela falta de material

Prazos marcados pela escola

Perdas e danos de valores e objetos.

Uso de smartphones, celulares e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula. Só poderão ser utilizados para fins pedagógicos com a autorização do professor que estiver em sala no momento.

Utilização de material fotográfico digitalizado, gravações de áudio, vídeo e postagens na Internet. Proibido sem a autorização do colégio. Caso aluno, professor ou pai grave em vídeo ou fotografe nossos alunos dentro do colégio e todas as suas dependências, só poderá postá-lo com autorização expressa da Direção.

Horários de Recreio Fundamental de 9h10m às 9h30m Ensino Médio de 10h às 10h20m Nesses horários não é feito atendimento aos pais.

O aluno só terá permissão para se ausentar das aulas com a presença do responsável que esteja registrado em nossos arquivos. O responsável deverá assinar o caderno de ocorrências na secretaria. É terminantemente proibida a saída de alunos com solicitação via telefone ou com estranhos.

Aviso ao colégio sobre problemas particulares de ordem de saúde dos alunos.

Normas Disciplinares

O nosso colégio está alinhado com os princípios e parâmetros contidos no ECA. Baseamos a conduta de nossos alunos, professores e todos os nossos funcionários no Bom Senso e nos princípios estabelecidos como padrão dentro de nossa sociedade. Em cada diário de turma há um caderno ou ficha de ocorrências onde códigos foram criados para que pudessemos estabelecer um padrão mínimo de comportamento durante nossas aulas, recreios e passeios. Existem sanções disciplinares aplicáveis em diferentes situações. Vale lembrar que esses códigos tratam do comportamento e da realização de tarefas feitas pelo aluno.

Procedimentos e conduta dos alunos fora do colégio (físico) e na Internet. Comportamentos agressivos e bullying via internet são passíveis de intervenções legais. Temos que educar e não somente punir. A punição é o ultimo recurso.

Os responsáveis pelos alunos que aparecem, constantemente, nesses cadernos ou fichas, são acionados. O comparecimento dos responsáveis é de extrema importância para que possamos, juntos, resolver situações e corrigirmos algo que deva ser corrigido. Lembrando mais uma vez Lembrando mais uma vez: estamos alinhados com o ECA e Conselhos Tutelares. Todas ações devem estar baseadas no BOM SENSO e de acordo com a LEI. Gostariamos que os pais também utilizassem o BOM SENSO e a LEI. Caso aconteça algo mais grave, o responsável é acionado imediatamente e o aluno poderá sofrer uma das seguintes sanções disciplinares: Normas disciplinares

1º Advertência Verbal. 2º Advertência por escrito aos responsáveis. 3º Suspensão de 1 a 3 dias. 4º Desligamento da escola.

O que é esperado da família. palestras

Pedimos que os pais ou responsáveis:

- Atmosfera favorável. - Incentivo real e contínuo. - Acompanhamento. - Compreensão. - Críticas construtivas. - Acreditar e transparecer esse sentimento. - Investir.

2a3a4a5a6a sábadodomingo Manhã Matemát.GeografiaRedaçãoCiênciasGeometria Manhã PortuguêsHistóriaInglêsEd.FísArtes Almoço e Descanso : O aluno necessita descansar ou até mesmo dormir um pouco ao chegar em casa. Isso trará nova energia para continuar o dia. Não mais que 1 hora ou o efeito será contrário. Tarde Estudar: Matemat.e Portugues Estudar: Geografia e História Estudar: Redação e Inglês + Escolher uma outra para estudar Estudar: Ciências + Outra que esteja necessitando de mais atenção Estudar: Geometria Artes DiversãoEstudar, Fazer deveres ou Pesquisar Tarde Dever de casa: Geografia e História Dever: Redação e Inglês Dever de casa: Ciências Dever: Geometria Artes Dever de casa: Matem. Portugues Diversão Observe que existe uma sequencia lógica no horário. O que é estudado pela manhã será estudado à tarde. O dever de casa deve seguir um ritmo em sua execução. Esse seria um horário MÍNIMO de estudo. Cada aluno possui seu próprio ritmo de estudo, mas ele deve dar conta desse horário para que não acumule conteúdos não estudados. Se o aluno não cumpre horários de estudo, com certeza, seu aproveitamento será ruim. Essa tabela deve ser preenchida tomando-se como base o horário do aluno. Caso ele tenha compromissos como cursos, devemos colocar as atividades nesse horário também. Para os alunos que estudam à tarde, deve-se inverter a tabela. No final de semana o aluno deveria fazer um balanço de suas atividades durante essa mesma semana. Caso o aluno escolha estudar aos sábados, ele terá os domingos livres, ou vice-versa. Não há espaço para dois dias livres totalmente. Existem feriados, recessos e férias para atividades de lazer mais longas.

2a3a4a5a6a sábado domingo manhã Almoço e descanso ( Controle bem o seu tempo. ) tarde Para impressão Complete seu horário de estudo

Paradidáticos

Utilização complementar AprofundamentoEnriquecimentoSuporteInformaçõesAtualizaçõesModernidade Portal Positivo

Cursos e intercâmbio

Essa palavra vem do Latim INVESTIRE, “cobrir, rodear, colocar roupa”, mais tarde “colocar roupas de um ofício”. Investimento

Programa Internacional de Intercâmbio Para consolidação da Língua Inglesa. Feito através da ACM / YMCA Caso exista interesse, entre em contato com o Coordenador Isaac.

Família Escola – Mário Sérgio Cortella SomosTodosResponsáveis – Mario Sergio Cortella Como orientar as crianças diante dos apelos. O que é esperado da família