Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Avanços Tecnológicos na Área de Alimentos Laila Sofia Mouawad Gerência de Produtos Especiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Advertisements

REUNIÃO ABIA/ANVISA São Paulo, 29/06/07.
O Codex Alimentarius e a Inocuidade de Alimentos
NACIONAIS E IMPORTADOS
Regulamentação de Alimentos
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
Inspeção de Produtos para Saúde Silvia Lustosa de Castro
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
Porto Alegre, 04 de setembro de Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)
DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO GERÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO VEGETAL COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE AGROTÓXICOS Márcio Antônio de Oliveira e Silva- Gerente Rodrigo Baiocchi.
Audiência Pública PLS nº. 8, de 2015 Acrescenta o § 3º ao art. 6º da Lei nº , de 14/7/1994 para determinar que as embalagens de bebidas açucaradas.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES
AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Coordenação da Gestão da Informação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - CIGES\GGCOF\DSNVS.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
CONCEITOS IMPORTANTES
Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI)
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa Brasília- DF, 04 de abril de 2016 Audiência Pública “destinada a debater a respeito dos resultados obtidos.
IT-16 Plano de Emergência
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Plantas medicinais, aromáticas e condimentares Encontro da Rede Temática “PRODUTOS E MERCADOS DIFERENCIADOS” Eng. Agr., Drª. Marianne Christina Scheffer.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Plano de Gerenciamento de RSS
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Medicamentos genéricos no Brasil: histórico e panorama atual 07 de maio de 2015 Ivo Bucaresky Diretor Presidente Substituto.
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Workshop para Inspetores BPL Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2015 Lidiane Martins de Albuquerque - Gestora de Acreditação DICLA - Divisão de Acreditação.
Audiência Pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Impactos sócio-econômicos da ferrugem asiática sobre a cultura da soja AGÊNCIA NACIONAL.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
OMC e Avaliação da Conformidade Paulo Ferracioli.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 5 GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Legislação sanitária.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
Programa de Substituição Competitiva de Importações - Peru Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Consultas Regionais - ICH
Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Avanços Tecnológicos na Área de Alimentos Laila Sofia Mouawad Gerência de Produtos Especiais Gerência Geral de Alimentos GPESP/GGALI/ANVISA Workshop ABIAM Food Ingredients South America 08 de agosto de 2013

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Competências da Anvisa Compete à ANVISA regulamentar, controlar e fiscalizar: “... Alimentos; insumos; embalagens; aditivos alimentares; limites de contaminantes orgânicos; resíduos de agrotóxicos; e resíduos de medicamentos veterinários...” Lei nº /99, Art. 8º

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Competências da Anvisa GGALI Elaboração de regulamentos, normas, padrões e procedimentos – aditivos, embalagens, contaminantes e resíduos de medicamentos veterinários... Âmbito nacional e internacional Codex Alimentarius e Mercosul

Agência Nacional de Vigilância Sanitária GGALI GPESPGICRA Gerência de Produtos Especiais Gerência de Inspeção e Controle de Riscos em Alimentos Pré-mercadoPós-mercado Regulamentação de produtos, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia, embalagens e rotulagem Regulamentação de boas práticas, serviços de alimentação e contaminantes RegistroMonitoramento

Agência Nacional de Vigilância Sanitária GPESP Coordenação de Registro Coordenação de Regulamentação Coordenação de Avaliação de Segurança Coordenação de Aditivos e Coadjuvantes Categorias de registro obrigatório Agenda Regulatória Novos alimentos e ingredientes Aditivos alimentares Sistema de notificação Regulamentos técnicos de produtos e rotulagem Alimentos com alegações de propriedades funcionais Coadjuvantes de tecnologia Embalagens Avaliação de pedidos de inclusão/extensão de uso + regulamentação

Agência Nacional de Vigilância Sanitária GPESP Nanotecnologia

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Registro RESOLUÇÃO-RDC No- 27, DE 6 DE AGOSTO DE 2010 Dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário.  Dispensa de registro para diversas categorias  Transição do foco para o controle pós-mercado

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Com a dispensa de registro na Anvisa... RESOLUÇÃO ANVS No- 23/ As empresas devem informar o início da fabricação do(s) produto(s) à autoridade sanitária do Estado, do Distrito Federal ou do Município, conforme modelo Anexo X, podendo já dar início à comercialização.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Com a dispensa de registro na Anvisa... SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DE NOTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS ISENTOS DE REGISTRO SANITÁRIO

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Conceito: Sistema que possibilita a realização da notificação de um produto pela empresa interessada, previamente a sua comercialização. Notificação Eletrônica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Características: On-line (Portal da Anvisa). Controle do acesso. Inserção de Informações pela empresa. Centralizado (banco de dados). Notificação Eletrônica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Tipos de peticionamento:  Notificação.  Alteração da notificação.  Revalidação da notificação.  Cancelamento da notificação.  Atualização do Alvará. Notificação Eletrônica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Tela de filtros para consulta

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Regulamentação -avanço do conhecimento científico e tecnológico -mediante demanda do setor produtivo -revisões no âmbito do MERCOSUL -proteção da saúde da população

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária 24 itens da área de alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Processo Regulatório Temas harmonizados no Mercosul Inclusão na agenda da Comissão de Alimentos / SGT-3

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aditivos Alimentares e Coadjuvantes de Tecnologia

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Recentemente... Queijos Petit Suisse Resolução - RDC nº 56, de 04 de novembro de 2011 Bebidas alcoólicas fermentadas Resolução - RDC nº 65, de 29 de novembro de 2011 Bebidas alcoólicas não fermentadas Resolução - RDC n° 5, de 04 de fevereiro de 2013 Frutas e hortaliças Resolução - RDC nº 7, de 06 de março de 2013 Resolução - RDC nº 8, de 06 de março de 2013

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ainda em Consolidação da CP 36/2011 Enzimas e Preparações Enzimáticas para uso em Alimentos Elaboração de Instrução Normativa sobre Regulamentação de Aromatizantes de Espécies Botânicas Regionais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária CCFA – Codex Committee on Food Additives (a) to establish or endorse permitted maximum levels for individual food additives (b) to prepare priority lists of food additives for risk assessment by the Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (c) to assign functional classes to individual food additives

Agência Nacional de Vigilância Sanitária CCFA – Codex Committee on Food Additives  Coordenação: China  CCAB – Comitê Codex Alimentarius do Brasil  Coordenado pelo Inmetro  GTFA – Grupo de Trabalho em Aditivos Alimentares  Coordenado pela Anvisa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária CCFA – Codex Committee on Food Additives Coordenação Brasil Electronic Working Group - Revision of the Guidelines for Simple Evaluation of Food Additives Intake CAC/GL 03/1989

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Avaliação de segurança JECFA - Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives Comitê científico que avalia a segurança do uso de aditivos alimentares, contaminantes, toxinas naturais e resíduos de medicamentos veterinários monografias toxicológicas Recomendações do JECFA CCFA GSFA SUPORTE FINANCEIRO AO JECFA?

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária E o futuro? ?Listas gerais de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia ?Revisão do guia de procedimentos para inclusão / extensão de uso

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária OBRIGADA!