Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
A Investigação Educacional em Portugal
Máscaras Africanas.
“ LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR – UFMS ”
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
MARA REGINA LEMES DE SORDI
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Independência do Brasil
A indepêndencia do Brasil
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Ordem Militar e Sobrerana de Malta
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Gestão de Ciência e Tecnologia 4ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 4ª aula Projectos: - Introdução - Programas e Projectos - Intervenientes.
Psicologia da Educação
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Bem Vindos! Estudar Medicina na FMUL Dia do Candidato 29 Abril | 2011.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
LOGO Progresso do Projecto
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
 Abel de Lima Salazar nasceu em Guimarães a 19 de Julho de 1889 e faleceu em Lisboa a 29 de Dezembro de  Filho mais velho de Adolfo Barroso Pereira.
Perguntas de Modelação
Política Educacional Brasileira
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
Psicologia da Educação
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Como elaborar Memorial e
Contribuições dos Espaços Não Formais
LEoE Update. Já temos Core Team: Os Alces MOs - Flash e Gabi Responsável de Marketing/Media - Ana Rita Responsável de IT - Tiago Otto Responsáveis de.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Trabalho realizado por João Roque Nuno Sequeira João Lacerda Sandra Nunes.
 “Água com energia Bom Jesus”  “Pegada Hídrica”  “Instalação de um recife em croché, “Ponto a Ponto enche a Ciência o Espaço– “STOL”  “Conectando.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
MUDAR O FUTURO Apresentação de candidatura à Comissão Política da JSD – S. João da Madeira.
Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública. Características do ensino nas ENSP do Brasil e Portugal Ensino pós-graduado e de extensão universitária.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Gabinete do Antigo Aluno UPORTO GAA-UP 27 de Outubro de 2008.
A escola como agente de socialização
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência

História e tradição

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto nasceu na sequência de duas outras instituições: a Real Escola de Cirurgia do Porto e a Escola Médico-Cirúrgica. D. João VI foi o responsável pela criação da Real Escola de Cirurgia do Porto, situada no Hospital da Misericórdia. Mais tarde, com D. Maria II, a Real Escola de Cirurgia do Porto converteu-se em Escola Médico- Cirúrgica, em 1836.

No ano de 1883, a Escola instalou-se num edifício próprio, junto ao Hospital de Sto. António. No ano de 1911, a Escola Médico- Cirúrgica elevou-se a Faculdade de Medicina do Porto. Finalmente, a faculdade mudou-se para a Asprela, passando a partilhar o espaço com o Hospital São João, que foi inaugurado em 1959.

A FMUP tem uma larga tradição de excelência no ensino médico. Daqui saíram grandes nomes da Medicina portuguesa, tais como Júlio Dinis, Abel Salazar e Ricardo Jorge.

Actualmente, a FMUP continua a demarcar-se pela qualidade dos seus membros, tanto dos seus professores e investigadores, como dos seus estudantes. Entre os professores desta instituição contam- se algumas das personalidades mais notáveis da Ciência em Portugal e, entre os estudantes que todos os anos escolhem a FMUP para cumprir o sonho de ser médico, estão os melhores alunos do país. Médias mínimas de acesso à FMUP :

Não é só a história desta casa que pesa no momento da decisão. Um dos pontos centrais da preferência dos jovens aspirantes a médicos pela FMUP tem que ver com a partilha de espaço com o Hospital de São João.

Os espaços da FMUP estão a crescer. Para melhorar as condições de ensino e de Investigação, este ano, arrancou a obra de um novo edifício. O custo total é de 13, 7 milhões. O edifício vai ter salas de aula, laboratórios e uma nova biblioteca, numa área total de m2.

Sendo a FMUP e o Hospital S. João instituições siamesas, é neste grande hospital central que os estudantes que ingressam na FMUP contactam, desde cedo, com a realidade da profissão e se desenvolvem em pleno como médicos.

Investigação e Inovação

A FMUP é ainda a faculdade que mais ciência produz em Portugal. Todos os anos, centenas de artigos científicos assinados por investigadores da FMUP são publicados nas mais diversas revistas científicas internacionais.

Muitos dos resultados da nossa investigação são destacados pelos principais órgãos de comunicação social.

As nossas acções de abertura à comunidade também são tópico de notícia nos media…

…bem como as nossas comemorações…

…e o reconhecimento do nosso mérito e do mérito dos que trabalham connosco.

Esta faculdade mantém-se fiel à reputação de exigência que conquistou junto dos seus estudantes. É este rigor que está na base da excelência dos médicos que forma.

Fazendo jus à tradição da sua história, a FMUP é a única escola de Medicina portuguesa que mantém o ensino da Anatomia baseado na dissecção de cadáveres, um método de ensino inimitável que, para além de aprimorar as aptidões técnicas dos futuros médicos, os dota de maior sensibilidade e respeito pela vida e pela morte.

Ao mesmo tempo, a FMUP está na vanguarda da inovação e foi a primeira Faculdade nacional a criar um Centro de Simulação Biomédica, que permite aos estudantes treinarem vários cenários médicos com recurso a “robots” muito realistas.

Vida Cultural e Académica

Mas nem só de Medicina e Ciência se faz a FMUP. Esta instituição tem uma vida social, cultural e lúdica muito rica.

Exemplo disso é a existência de dois Museus (Museu de Anatomia e Museu da História da Medicina Maximiano Lemos)…

…as actividades promovidas pela Associação de Estudantes, que já conta 27 anos de existência, e a vitalidade do Grupo de Fados, da Tuna da FMUP e da Tuna Feminina da FMUP, e de outros grupos académicos que dão cor aos dias de estudante dos futuros médicos.