Lei 10.639/03 Jeruse Romão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Núcleo Regional de Educação - Londrina
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
LEI /03 Altera a Lei 9.394/96 e estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade.
A EDUCAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
O currículo e o Ensino Fundamental
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
Novembro de 2012 Métodos e Técnicas do Ensino de História
Ensino Fundamental E PUC-Campinas Profas.:
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
Organização Curricular
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
sociologia no ensino médio: a temática da inclusão social
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Lucas Fontoura Edson Junior Caio Pessoa João Romito Ivan Schmit
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:         Art.
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
QUILOMBOLAS.
! BOM DIA! Aurenice M. do N. Lima.
Por: Agathangela Cardozo Jamille Belmon Simone Brito Thais Bomfim
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
ELABORAÇÃO DE ANÚNCIOS CAPT.03
Currículo e diversidade
Curso de Educação Física Ensino da Capoeira
História da África Curso de História
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Seminário: Base Nacional Comum
Lei de Diretrizes e Bases
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Base Nacional Comum Senado Federal, fevereiro de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
LEGISLAÇÃO ANTI-RACISTA NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO A LEI Nº /2003 PARECER CNE/CP Nº 3/2004 – CP – APROVADO EM DIRETRIZES CURRICULARES.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

Lei 10.639/03 Jeruse Romão

1. Breve histórico da Lei 10.639/03 Decorre de ações do Movimento Negro brasileiro, que se constitui por um conjunto de entidades, organizações que atuem contra o racismo.

Quando da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ficou evidente, a ausência das contribuições do movimento e de parlamentares , para que a temática fosse contemplada.

Com objetivo de corrigir essa lacuna, os deputados federais Esther Grossi (RS) Bem Hur (MT), apresentam projeto de lei, alterando a LDB e incluindo nela, os artigos da Lei que conhecemos pelo número 10.639, do ano de 2003.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.         O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:     Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. (..) "Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."         Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.         Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

Trata-se de uma política curricular Trata-se de uma política curricular. Ela aponta para a necessidade de reorientar os conteúdos das disciplinas e , dos cursos, programas, etc.

Para alguns autores, a lei 10 Para alguns autores, a lei 10.639/03 é considerada uma “ alforria curricular”, tal qual era a resistência dos sistemas educacionais em possibilitar que temas , como os relacionados aos negros, adentrassem no currículo.

Eurocentrismo

E todos os outros? Onde estão?

Aqui todo mundo é descendente de europeu? Será?

E o que sabemos sobre a África? Nós que estamos aqui agora, outros antes de nós e outros que virão estão sendo educados e escolarizados como uma única visão de África.

Trabalho e cultura como categorias centrais

Plano de Ação

Plano de Ação

Formação de professores: Como ensinar aquilo que não aprendeu? Novas bases históricas, legais e conceituais: Como desconstruir o eurocentrismo como centralidade estruturante do currículo escolar? Novas abordagens , metodologias e recursos: Como apresentar os conteúdos e processos históricos e superar a abordagem comemorativa nas escolas?

Sim. TODOS somos diferentes Sim. TODOS somos diferentes. A questão é compreender as diferenças como características individuais e NÃO como sinônimo de desigualdade.

jeruse13@gmail.com (048) 96482819