Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Portefólio e Matemática
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Parâmetros Curriculares Nacionais
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
em sistemas escolares e não escolares
REGISTROS.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Estratégias informais de cálculo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A formação integral do cristão
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SILVANA BERBEL FERNANDES
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Variante de Cozinha - Pastelaria
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
O e Portefólio como instrumento de avaliação Ana Salema e Graciete Brito 13 de Março de 2008.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Investigar, ensinar e aprender
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ESTUDO DO MEIO.
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Professor Dr. Renato Vaz
Método de Ensino.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Termo de Terminalidade
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

Introdução  “A avaliação é um processo regulador da aprendizagem que envolve planejamento, recolha de informação, interpretação de resultados e tomada de decisões” Estabelecer objetivos Planejar a avaliação Estabelecer objetivos Planejar a avaliação Interpretar a evidência fazendo inferências Interpretar a evidência fazendo inferências Recolher evidência usando diversos métodos Tomar Decisões Agir Tomar Decisões Agir

Introdução  Vertente essencial do sistema educativo ( mudanças nas últimas décadas ) - classificativo e seletivo (função social) - regulador e formativo (função pedagógica)  Avaliação dos objetivos do currículo de Matemática do 1º ciclo ○ Conhecimento, compreensão e capacidade de utilização dos conceitos e processos matemáticos dos alunos e modo como encaram a Matemática e se relacionam com esta área disciplinar.

Introdução  Propósitos da avaliação (de acordo com os destinatários): Professores: planejar a sua atividade (conjunto da classe / aluno individualmente) Alunos: saber se estão no caminho certo Famílias: saber como suas crianças estão progredindo na escola Autoridades educativas e opinião pública: conhecer o desempenho dos alunos

Introdução  Finalidades da avaliação no Ensino Básico português: a) Determinar as diversas componentes do processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente a seleção dos métodos e dos recursos educativos, as adaptações curriculares e as respostas às necessidades educativas especiais dos alunos; b) Orientar a intervenção do professor na sua relação com os alunos, com os outros professores e com os encarregados de educação; c) Auxiliar os alunos a formular, ou reformular, decisões que possam influir, positivamente, na promoção e consolidação do seu próprio processo educativo; d) Melhorar a qualidade do sistema educativo, através da introdução de alterações curriculares ou de procedimentos que se afigurem necessários. Despacho Normativo nº 98-A/92, de 20 de junho

Conceitos Fundamentais  Tipos de Avaliação Diagnóstica: em geral, no início do estudo, verifica os pré-requisitos. Formativa: realizada de maneira contínua ao longo do processo de ensino-aprendizagem, verifica progresso dos alunos. Sumativa: no final de um período ou ciclo, verifica se o aluno pode prosseguir estudos. Aferida: fornecer informações aos responsáveis sobre o desempenho do aluno. Especializada: analisar alunos com necessidades educativas especiais

Conceitos Fundamentais  Avaliação ≠ Classificação  Principal avaliação portuguesa: formativa  “O seu propósito fundamental é ajudar os alunos a aprender, não compará-los” Interpretação sobre o alcance dos objetivos Medição

Princípios sobre Avaliação  Princípios relativos à avaliação dos alunos do 1º ciclo do ensino básico: 1. Congruência curricular, cobrir de modo equilibrado todos os objetivos curriculares; 2. Integração no processo de ensino-aprendizagem (ensino e avaliação componentes de um mesmo sistema); 3. Diversificação de formas e instrumentos, não limitando a uma ou duas formas; 4. Predominância do propósito formativo da avaliação, objetivando melhorar a aprendizagem; 5. Natureza construtiva, dando-se em um clima de construção e confiança 6. Transparência, os critérios e objetivos de aprendizagem devem estar claros para alunos e responsáveis

Práticas a evitar  Correção sem feedback Reduzir a avaliação à atribuição de uma nota é ignorar o que há de mais importante neste processo...  Avaliação como ameaça Os alunos são levados a identificar a avaliação com a nota e a considerar que só vale a pena aprender um assunto se isso trouxer a perspectiva de uma boa nota... “Na verdade, a avaliação não deve assumir um peso de tal modo esmagador que atrapalhe o processo de planificação e condução da prática educativa nem deve ser encarada como um elemento dispensável do trabalho do professor.”

Formas e Instrumentos  Fichas de Trabalho Essencialmente individuais, podem conter exercícios, questões de resposta aberta, frases para completar, problemas e tarefas de investigação.  Composições, relatórios e outras produções escritas Individuais ou em grupo, avaliam a aquisição de conhecimento e sua aplicação em novas situações.  Apresentações e desempenhos orais Individuais ou em grupo, explicitam um trabalho, por eles, preparado previamente.

Formas e Instrumentos  Observação Um bom meio de avaliar a aquisição de conhecimentos pelos alunos, competências no cálculo, processos de raciocínio e de resolução de problemas.  Portfólios Individual, se configuram como as coleções de trabalhos dos alunos. Podem conter fichas de trabalho, composições, relatórios e outras produções.

Planejamento e registros  Avaliação no 1º ciclo deve respeitar a natureza essencialmente interdisciplinar do currículo. ○ Uma parte pode estar relacionada especificamente com a Matemática (fichas de trabalho, desempenhos orais) ○ Outra parte relacionada ao mesmo tempo com objetivos de aprendizagem de outras áreas (composições escritas, portfolios)  Estabelecer objetivos de aprendizagem específicos no planejamento diário e semanal ○ Incluir tanto quanto possível aspectos de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores

Planejamento e registros  Manter um registro atualizado sobre os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores dos alunos ○ Estes registros – sistematizados num dossier do aluno – formam a base para uma revisão periódica relativa à evolução de cada aluno e para a avaliação a ser realizada no final do ano e do ciclo escolar (informação necessária para conhecer o progresso individual de cada aluno)

Concluindo... resumindo...  A avaliação deve ser um aspecto natural do trabalho na aula.  O professor deve comunicar o seu feedback aos alunos sobre o trabalho por eles desenvolvido.  A avaliação deve estar integrada no processo de ensino-aprendizagem, recorrendo a uma diversidade de instrumentos e proporcionando ao professor, ao aluno e à família a informação relativa ao progresso da aprendizagem.  A avaliação deve merecer a atenção necessária para proporcionar a informação suficiente para a tomada de decisões (mas a sua preparação e execução não deve prejudicar o tempo dedicado à preparação e realização dos outros aspectos relativos ao ensino-aprendizagem)