UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Advertisements

Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Avaliação Psicomotora
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Tópico Avançados em Sistemas de Computação (Pesquisa Operacional)
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Capacitação dos professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
CONCEITOS BÁSICOS.
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Para início de estudo Estatística.
Graduação em ADMINISTRAÇÃO
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
SEAD – Serviço de Educação à Distância Auxiliar de saúde bucal     Aluna: Tatiana da Silva Tatsch  Professor: Fábio Cristiano Müller   Disciplina: Educação.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Matemática em Ambiente Computacional
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Professora Míria Gomes
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em uma amostra de escolas públicas e particulares nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande,
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
Universidade Federal de Alagoas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
MAPA DE HABILIDADES.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Softwares Educacionais
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Audiência Pública, Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Brasília, 18 de setembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes

INTRODUÇÃO ◦ O presente trabalho foi desenvolvido com base na análise das notas de Matemática de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola da rede particular de Anápolis com o objetivo de analisar o desenvolvimento dos alunos por meio da comparação de notas entre o primeiro e o último bimestre. ◦ Observamos: ◦ O sistema de avaliação sobre o qual os educandos são submetidos. ◦ Os métodos de ensino utilizados ◦ Os resultados obtidos a partir de tais práticas.

METODOLOGIA A metodologia do projeto se caracteriza pela abordagem qualitativa com análise de dados quantitativos.

MÉTODO ESTATÍSTICO Lakatos (1992) “o papel do método estatístico é antes de tudo, é fornecer uma descrição quantitativa da sociedade, considerada como um todo organizado [...] Mas a estatística pode ser considerada mais do que apenas um meio de descrição racional; é, também, um método de experimentação e prova, pois é método de análise.”

A ABORDAGEM QUALITATIVA Segundo Triviños (1987) a pesquisa qualitativa intenta captar somente a aparência do fenômeno, mas, também sua essência, busca as causas para sua existência, origem, relações e como este influi na vida do ser humano.

ESPECIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO E AMOSTRA Escola particular do município de Anápolis Turma do 2º Ano do Ensino Fundamental I

ANÁLISE DOS RESULTADOS Fonte: Escola Particular de Anápolis-GO  Mais de 50% dos alunos obtiveram média entre 9,3 e 10.  Cerca de um terço obtiveram média entre 7,3 e 9,3 e uma pequena quantidade de alunos obtiveram média entre 6,3 e 7,3.  A média para aprovação na instituição é 7, a turma avaliada tem como média geral 8,8.  Entretanto,16,13% dos alunos não obtiveram resultados satisfatórios.

ANÁLISE DOS RESULTADOS  O gráfico do quarto bimestre tem como amostra apenas 29 alunos.  50% da turma permaneceram com médias satisfatórias entre 9,2 e 10.  Cerca de 30% permaneceram com médias entre 7,2 e 9,2.  A média geral da turma continua sendo 8,8. Mas, 13,79% ainda se encontram com médias entre 6,2 e 7,2. Fonte: Escola Particular de Anápolis-GO

CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos concluir que apesar de a avaliação tradicional trazer resultados historicamente visíveis, ela não nos apresenta resultados satisfatórios sob uma análise macro da sala de aula a longo prazo, ela desconsidera os alunos que não seguem o ritmo da turma.

Na análise das notas dos alunos nota-se os resultados negativos de tal prática, como não se tem o foco na avaliação como meio de diagnosticar o desenvolvimento individual de cada aluno percebe-se a discrepância entre as notas das crianças, além de crianças que só tiverem decréscimo em suas notas na disciplina de matemática.