UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes
INTRODUÇÃO ◦ O presente trabalho foi desenvolvido com base na análise das notas de Matemática de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola da rede particular de Anápolis com o objetivo de analisar o desenvolvimento dos alunos por meio da comparação de notas entre o primeiro e o último bimestre. ◦ Observamos: ◦ O sistema de avaliação sobre o qual os educandos são submetidos. ◦ Os métodos de ensino utilizados ◦ Os resultados obtidos a partir de tais práticas.
METODOLOGIA A metodologia do projeto se caracteriza pela abordagem qualitativa com análise de dados quantitativos.
MÉTODO ESTATÍSTICO Lakatos (1992) “o papel do método estatístico é antes de tudo, é fornecer uma descrição quantitativa da sociedade, considerada como um todo organizado [...] Mas a estatística pode ser considerada mais do que apenas um meio de descrição racional; é, também, um método de experimentação e prova, pois é método de análise.”
A ABORDAGEM QUALITATIVA Segundo Triviños (1987) a pesquisa qualitativa intenta captar somente a aparência do fenômeno, mas, também sua essência, busca as causas para sua existência, origem, relações e como este influi na vida do ser humano.
ESPECIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO E AMOSTRA Escola particular do município de Anápolis Turma do 2º Ano do Ensino Fundamental I
ANÁLISE DOS RESULTADOS Fonte: Escola Particular de Anápolis-GO Mais de 50% dos alunos obtiveram média entre 9,3 e 10. Cerca de um terço obtiveram média entre 7,3 e 9,3 e uma pequena quantidade de alunos obtiveram média entre 6,3 e 7,3. A média para aprovação na instituição é 7, a turma avaliada tem como média geral 8,8. Entretanto,16,13% dos alunos não obtiveram resultados satisfatórios.
ANÁLISE DOS RESULTADOS O gráfico do quarto bimestre tem como amostra apenas 29 alunos. 50% da turma permaneceram com médias satisfatórias entre 9,2 e 10. Cerca de 30% permaneceram com médias entre 7,2 e 9,2. A média geral da turma continua sendo 8,8. Mas, 13,79% ainda se encontram com médias entre 6,2 e 7,2. Fonte: Escola Particular de Anápolis-GO
CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos concluir que apesar de a avaliação tradicional trazer resultados historicamente visíveis, ela não nos apresenta resultados satisfatórios sob uma análise macro da sala de aula a longo prazo, ela desconsidera os alunos que não seguem o ritmo da turma.
Na análise das notas dos alunos nota-se os resultados negativos de tal prática, como não se tem o foco na avaliação como meio de diagnosticar o desenvolvimento individual de cada aluno percebe-se a discrepância entre as notas das crianças, além de crianças que só tiverem decréscimo em suas notas na disciplina de matemática.