Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Agosto.2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIDA.
Advertisements

A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Escola D. Manuel I - Tavira Ano Letivo 2012 / 2013 Docentes : Vanda Delgado Sérgio Santos Discentes : António Pires, nº 5 Maria Pires, nº19 Mariana Afonso,
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
INDICADORES DE SAÚDE António Ferreira.
Introdução à Bioestatística
Outubro.2012 © Marktest Sectoriais Atitudes e comportamentos da população portuguesa face ao VIH Programa Nacional para a Infecção VIH/sida.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Trabalho realizado por: Emanuel Lemos 11ºF nº6 Pedro Ferreira 11ºF nº13 Tiago Silva.
Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida Atitudes e comportamentos da população portuguesa face ao VIH Agosto 2009 Versão 1.0 Projecto Nº:
ESTUDO TRANSVERSAL.
Apresentação do estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas da ESPM-RJ, sob orientação do professor Eugenio Giglio, para.
Pesquisa Social.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
SITUAÇÃO ACTUAL. Eugénio Cordeiro - CRSPC Agosto 2006 Fase 3 – Casos humanos de infecção por H5N1.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
QUESTIONÁRIO.
PERCEPÇÃO DA DOR PELA CRIANÇA, ACOMPANHANTE E ENFERMEIRO NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS FERNANDES, Ananda 1 ; FERREIRA, Maria Antónia 2 ; CRAVO,
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.
Fixação de cateteres venosos periféricos em crianças: estudo comparativo Ana Cristina Guerra, MSc, RN; Luís Batalha, PhD, RN; Luísa Costa, RN; Dulce Almeida,
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Apresentação dos principais resultados Esquema da Apresentação: I. Objectivos, actividades e públicos-alvo inquiridos no Diagnóstico II. Visão Global do.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, Distrito Federal, 9 regiões metropolitanas, municípios de médio e grande porte e zonas rurais.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Prêmio2010 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
Comentários acerca da apresentação da pesquisa quantitativa referente ao Estudo de Usuários.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Campanha de Conscientização Tema: Doação de sangue pelos homossexuais Beatriz Buzati Isabela Basso Pollyana Rocha Comunicação Digital e Novas Mídias Prof.
TRABALHANDO PRA VOCÊ O mototáxi surgiu como uma alternativa, na tentativa de driblar as dificuldades de acesso aos postos formais de trabalho e índices.
Pesquisa RF OnLine RF Pesquisa & Análise de Mercado Apresentação Tecnologia e metodologia para pesquisas via internet em.
Prêmio2012 Dados para Divulgação - Ranking. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Agosto.2006

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 89,5% (90,2% em 2005) dos inquiridos consideram que a SIDA é um problema de saúde pública.Os restantes 10,5% dos inquiridos não consideram esta doença um problema de saúde pública ou não sabem / não respondem a esta questão. Indicadores em análise e principais conclusões SIDA como problema de saúde pública A preocupação com o problema da SIDA alcança um valor médio de 3,04, mais próximo do valor 3 – Preocupa Muito (3,09 em 2005). 85,1% dos inquiridos preocupam-se Muitíssimo / Muito com este problema. 97,5% dos inquiridos referem Relações Sexuais desprotegidas com forma de transmissão do vírus da SIDA. Apenas 1,2% dos inquiridos não sabe nenhuma forma de transmissão e 5,3% considera o aperto de mão e abraço como forma de transmissão do vírus da SIDA. Identificação de formas transmissão do vírus da SIDA Realização do Teste da SIDA 47,3% dos inquiridos refere que toda a gente deveria fazer o teste da SIDA. Na 2ª posição, encontram-se os Toxicodependentes com 12,1% seguida dos Grupos de Risco com 7%. 9,1% não sabe quem deveria fazer este teste. 26,5% dos inquiridos refere já ter feito o teste da SIDA. Destes, 47% referem ter sido por iniciativa própria (39,6% em 2005). Preocupação com o problema da SIDA Conhecimento dos CADS 61% dos inquiridos refere conhecer estes Centros face a 38,5% que não conhecem e 0.5% que não sabem / não respondem a esta questão. Em 2005, 57,7% dos inquiridos referiram conhecer os CADS.

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06. Universo Metodologia O universo deste estudo é constituído por indivíduos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental, em lares com telefones. De acordo com o Recenseamento Geral da População (Censos) do INE de 2001 (População residente) o universo é de indivíduos, com a seguinte distribuição: Quantificação do Universo Variáveis População% Masculino Feminino 18/24 anos 25/34 anos 35/44 anos 45/54 anos 55/64 anos +64 anos Idades Grande Lisboa Grande Porto Litoral Norte Litoral Centro Interior Norte Sul Regiões Total Sexo

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06. Amostra O erro de amostragem deste estudo é de +/- 3.44% e foi calculado para um intervalo de confiança de 95% (P=50%) Metodologia A amostra é constituída por 810 entrevistas. Trata-se de uma amostra representativa do universo em estudo e encontra-se distribuída da seguinte forma:. Modo de Selecção A selecção dos lares a serem contactados foi efectuada aleatoriamente, a partir da base de telefones residenciais disponíveis em Portugal Continental. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes varíaveis : sexo, idade e região do entrevistado.. Recolha da Informação A recolha da informação foi efectuada através do método da entrevista telefónica com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Foi utilizado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas. A recolha da informação decorreu nos dias 29 de Agosto e 1 de Setembro de 2006 e foi realizada nos escritórios da Marktest em Lisboa. Trabalharam neste estudo um total de 44 entrevistadores da Marktest, formados para a condução deste tipo de inquéritos telefónicos e que receberam um treino específico para a realização deste estudo.

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06. Tratamento da Informação e apresentação dos resultados Após a recolha da informação todos os questionários foram alvo de uma análise das respostas abertas, com vista à codificação das mesmas. A informação é apresentada em forma de relatório, constituído por: metodologia, principais resultados, quadros de tabulação e anexos (transcrição de outras respostas e questionário). Metodologia. Controlo de Qualidade Todo o trabalho foi supervisionado in loco, nas nossas instalações, através do acompanhamento permanente da equipa de coordenadores de estudos telefónicos, tendo ainda sido efectuado supervisão telefónica a cerca de 13,5% do trabalho de cada entrevistador, mediante a realização de um 2º contacto telefónico para os lares dos entrevistados.

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Actualmente a SIDA é um problema de saúde pública em Portugal Análise Evolutiva Base: Totalidade dos Inquiridos %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Grau de preocupação com o problema da SIDA Análise evolutiva pelas variáveis sócio-demográficas Nota: Os valores apresentados no gráfico, referem-se ao valor médio obtido para cada grupo, tendo em conta uma escala de 1 – Nada Preocupado a 4 – Muitíssimo Preocupado Valores Médios Base: Totalidade dos Inquiridos

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Base: Totalidade dos Inquiridos (810) Formas de Transmissão do vírus da SIDA Análise por Região Marktest %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Base: Totalidade dos Inquiridos Quem deveria fazer o teste da SIDA Análise Evolutiva %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Base: Totalidade dos Inquiridos (810) Quem deveria fazer o teste da SIDA Análise por Sexo %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Base: Totalidade dos Inquiridos Já alguma vez fez o teste da SIDA Análise evolutiva pelas variáveis sócio - demográficas %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Base: Inquiridos que já fizeram o teste da SIDA Teste da SIDA feito foi... Análise Evolutiva %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Conhecimento dos Centros de Aconselhamento e Detecção da SIDA (CADS) onde é possível fazer o teste de diagnóstico da SIDA de forma gratuita e anónima Análise Evolutiva Base: Totalidade dos Inquiridos %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Conhecimento dos Centros de Aconselhamento e Detecção da SIDA (CADS) onde é possível fazer o teste de diagnóstico da SIDA de forma gratuita e anónima Análise pelas variáveis sócio-demográficas – Agosto.06 Base: Totalidade dos Inquiridos (810) %

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Q. Na sua opinião, quem acha que deveria fazer o teste da SIDA? Outras Respostas AS MULHERES QUE TÊM VIDA SEXUAL SEM CONTROLO AS PESSOAS MAIS DESCUIDADAS AS PESSOAS MAIS LIMPAS NÃO DEVIAM FAZER O TESTE AS PESSOAS QUE USAM SERINGAS AS PESSOAS SOLTEIRAS DEPOIS DOS 17 ATE AOS 40 GOVERNO HOMOFÓBICOS O GOVERNO PESSOAS COM ESPECTURAÇÃO PESSOAS ENTRE OS 18 E 40 PESSOAS QUE CONTACTAM COM SANGUE PESSOAS QUE ESTÃO DOENTES PESSOAS QUE ESTEJAM MAIS PROPÍCIAS A CORTES PESSOAS QUE NÃO SE SENTEM BEM FISICAMENTE PESSOAS QUE PARTILHAM AGULHAS PESSOAS QUE TÊM RELAÇÕES COM MUITAS PESSOAS COM FREQUÊNCIA PESSOAS QUE TIVERAM SEXO COM DESCONHECIDOS PESSOAS QUE TROCAM HABITUALMENTE DE PARCEIROS SEXUAIS PESSSOAS COM RELAÇÕES OCASIONAIS QUALQUER PESSOA QUE INICIA A SUA ACTIVIDADE SEXUAL QUEM ANDA A PRATICAR ISSO QUEM PARTILHA SERINGAS QUEM TEM MUITAS RELAÇÕES SEXUAIS COM DESCONHECIDOS QUEM USA SERINGAS RELAÇÕES PROMISCUAS OU UTILIZADO SERINGAS SÓ AS MÃES CONTAMINADAS É QUE DEVERIAM REALIZAR O TESTE SOBRETUDO PESSOAS QUE PARTILHEM SERINGAS TODA A GENTE QUE PARTILHE SERINGAS TODOS OS HOSPITAIS TODOS OS PROMISCUOS TODOS OS QUE ENTRAM EM NOVAS RELAÇÕES TODOS OS QUEM TEM PROBLEMAS DE SAUDE TODOS QUE ENTRAM NUM HOSPITAL (DOENTE) E TRABALHADORES NUM HOSPITAL TODOS QUE ESTEJAM MAIS EXPOSTOS

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Q. Diga-me, por favor, se considera que, actualmente, a SIDA é um problema de saúde pública em Portugal, ou não? Q. E o problema da SIDA é um problema que o preocupa Muitíssimo, Muito, Pouco ou Nada? Q. Em sua opinião, das hipóteses que lhe vou referir, quais as que considera que são formas de transmissão do vírus da SIDA: Aperto de mão e abraço, Comida e talheres, Na gravidez de mãe para filho, Picada de insectos, Tosse e espirros, Relações Sexuais desprotegidas, Uso de casas de banho, Partilha de objectos cortantes, Beijos, Partilha de seringas Q. Na sua opinião, quem acha que deveria fazer o teste da SIDA? Q. Hoje em dia, é cada vez mais habitual os médicos pedirem aos seus doentes que façam o teste da SIDA: no decorrer de uma gravidez, quando se pede a um banco um empréstimo, por exemplo, para a compra de habitação ou em outras situações. O/ A Sr/Sra já alguma vez fez o teste da SIDA ou não? Q. E o teste da SIDA que fez foi-lhe pedido pelo seu médico ou foi o/a Sr/Sra que tomou a iniciativa e pediu a um médico para o fazer? Q. O/A Sr/Sra conhece ou já ouviu falar nos Centros de Aconselhamento e Detecção da SIDA (CADS) onde é possível fazer o teste de diagnóstico da SIDA de forma gratuita e anónima? Questionário

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Regiões Marktest Notas Técnicas

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Classes Sociais Marktest

Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Classes Sociais Marktest (cont.)