O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Advertisements

1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
Família, a base para cidadania
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
ÉTICA E MORAL
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
Artesanato Políticas Culturais.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
FORMAÇÃO: GESTÃO PARTICIPATIVA SANTOS 03/05/06 PROFESSOR: LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Modelos teóricos da Abordagem Tradicional de Estudos de Usuários.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
Suely Melo de Castro Menezes Presidente do CEE/PA Vice-presidente do FNCE – Região Norte.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Transcrição da apresentação:

O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro Setor Luiz Carlos Merege Contato:

FILANTROPIA Certidão de Nascimento  “Sentimento que leva os homens a auxiliar os outros. Amor à humanidade, caridade.” (Dic. Língua portuguesa)  Amor ao próximo, ajuda, solidariedade aos necessitados. AMOR, SOLIDARIEDADE E CARIDADE AMOR, SOLIDARIEDADE E CARIDADE Professora Márcia Moussallem

A HISTÓRIA DA FILANTROPIA NO BRASIL Herança  Nasce dos valores da caridade e benemerência presentes nas ações da Igreja Católica.  Herança/colonização: costumes trazidos da sociedade portuguesa.  A Igreja teve um papel decisivo na criação das primeiras ações sociais e nas instituições destinadas aos mais carentes. Professora Márcia Moussallem

 A origem das Associações no Brasil é fortemente calcada nos valores expressos pela Igreja Católica.  O espaço social era o espaço de ações filantrópicas da Igreja praticadas em nome do amor a Deus e ao próximo. A HISTÓRIA DA FILANTROPIA NO BRASIL Herança Professora Márcia Moussallem

Cidadania  “É uma situação social que inclui direitos civis, direitos políticos, direitos sociais - em relação ao Estado”. (Dic. Sociologia)  Origem: latim  Grécia Clássica no séculos V e IV A.C “cidade”.  Roma antiga. Antiguidade, Idade média e Idade moderna Professora Márcia Moussallem

 O conceito de sociedade civil foi sendo modificado e reformulado conforme os diferentes momentos da História das sociedades.  Mudanças mundiais e o processo de redemocratização da América Latina trouxeram para o cenário público uma nova sociedade civil.  No BRASIL, a História da cidadania foi marcada por avanços e retrocessos (7 Constituições durante 1824 e 1988). Novos caminhos a partir da década de 70. Origem e concepções históricas do conceito de Cidadania Professora Márcia Moussallem

 Construção de um novo espaço democrático (participação - cultura política compartilhada - múltiplas culturas e necessidades dos diferentes grupos): Gestão intersetorial ou compartilhada.  A Constituição de 1988 foi o marco para o avanço e ampliação dos direitos de cidadania e posteriormente regulações importantes como a LOAS, PNAS e o ECA, por exemplo, que favoreceram a construção de um novo comportamento das Associações diante de suas ações e práticas sociais. Origem e concepções históricas do conceito de Cidadania Professora Márcia Moussallem

TERCEIRO SETOR: ATOR ESTRÁTÉGICO  Desenvolvimento Social e Econômico  Defesa dos direitos  Políticas Públicas ARTICULADOR E MOBILIZADOR

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sustentabilidade  Conceito introduzido no início da década de 80 (Lester Brown)  Incorporado como princípio na ECO-92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.  Agenda 21 (aprovada por 170 países) recomendações relacionadas ao desenvolvimento local sustentável. Professora Márcia Moussallem

Princípios NOVAS RELAÇÕES  Novo paradigma: questões de desenvolvimento político, econômico, social, cultural e ambiental do planeta RESPONSABILIDADES Estado Mercado Sociedade Civil RESPONSABILIDADES Estado Mercado Sociedade Civil Professora Márcia Moussallem

Princípios  Gestão Compartilhada: Estado, Mercado, Sociedade civil (Terceiro Setor). → Novo papel do Estado → A nova cultura do mercado/empresas → Responsabilidades/ações do Terceiro Setor Professora Márcia Moussallem

Obrigada! “ Somos todos interdependentes neste mundo que rapidamente se globaliza, e devido a essa interdependência nenhum de nós pode ser senhor de seu destino por si mesmo... procuramos a solução individual para problemas compartilhados” Zygmunt Bauman