Sistemas de Informação Apresentação da disciplina Prof. Sandro Varela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Curso de Administração
Programa e Plano de Ensino
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
Por que estudar sistemas de informação?
E-commerce e E-business
Gestão da Tecnologia da Informação
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
A importância e o poder da informação Prof. Enir da Silva Fonseca
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Realinhamento do Planejamento Estratégico baseado no Processo de Tomada de Decisão Iran Rolisola - Unimed SBO, Americana e Nova Ode ssa.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Detalhando a Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
CONGRESSO FENAFIM CURITIBA – NOVEMBRO DE 2015 O USO DA TI NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NOVEMBRO
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Fundamentos da Administração
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Logística de Transportes
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
SOFTWARE Software Aplicativo – Executa Tarefas de Processamento de informações para usuários finais. Software de Sistemas – Gerencia e Apóia operações.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Apoiopatrocínio realização. TRANSPORTE AEROMÉDICO Um diferencial no Plano de Saúde.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Apresentação da disciplina Prof. Sandro Varela

Quem sou eu? Formação Formação: Analista de Sistemas (UCSAL) Mestrando - Sistemas e Computação - Unifacs. Pós-Graduação: Gestão Pública e Empresarial (ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) Gestão de Projetos - Unijorge Experiência Profissional: Atos Origin Brasil – Braskem ( ) Coordenação de Curso Unijorge e Maurício de Nassau PRODEB – Gerente de Projetos

Nome Atividades profissionais E os senhores e senhoras?

Qual o nosso objetivo aqui? Ampliar a compreensão a respeito dos conceitos, componentes, classes e aplicações dos sistemas de informação. Desenvolver uma visão geral dos diferentes tipos de sistemas de informação e sua importância nas organizações. Analisar a ética no uso dos sistemas de informação.

Como serão nossos encontros? Aulas expositivas Resolução de exercícios em sala de aula Apontamento de leituras extra-classe Seminários e Apresentação de Trabalhos

Ok, mas como serão as avaliações? ATIVIDADE(S)VALORPESODATA 1ª Unidade PROVA 1102,5 24/03 2ª Unidade PROVA 2101,5 26/05 APED101 ? Trabalhos/ Seminários101 05/05 à 12/05 Trabalho Interdisciplinar101 09/06 ? II CHAMADA10 02/06

Temas – Seminário ATIVIDADE(S)DATA 1ª Equipe Internet das Coisas – Um mundo conectado à tecnologia 05/05 2ª EquipeO Futuro está na Nanotecnologia 05/05 3ª EquipeConectividade Tecnológica, futuro ou realidade 05/05 4ª Equipe Metodologias de Desenvolvimento Ágil – Scrum 12/05 5ª EquipePontos de Função o que é Por que e Para que usar 12/05 6ª EquipeUML o que é Por que e Para que usar 12/05

Qual será o conteúdo das nossas discussões? Conceitos básicos sobre sistemas de informação Visão geral do Software Desenvolvimento de Sistemas Sistemas de Informação para Operação nas empresas Sistemas de Informação para apoio Gerencial

Livros STAIR, R. M., Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial, 2ª edição, Rio de Janeiro, LTC, 1998 O’BRIEN, James, Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, Editora Saraiva, 2001 LAUDON, Kenneth C., LAUDON, Jane Price, Sistemas de Informação com Internet, 4ª edição, LTC, 2001

Conceitos Básicos de SI O que seria Sistema de Informação?

Conceitos Básicos de SI O que vemos na figura?

Conceitos Básicos de SI Segundo O’Brien: “...é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”

Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação TI= hardware + software Sistemas de Informação SI=TI + Pessoas + Procedimentos TI está contido em SI

Papéis Fundamentais dos SI Premissas Planejamento Estratégico dos Negócios Definição dos conhecedores dos negócios Levantamento de Processos

Conceitos Importantes Internet Intranet Extranet Uma intranet que evoluiu para uma abertura ao exterior, permitindo o acesso à rede da entidade por pessoas fisicamente distantes, nomeadamente colaboradores externos ou recursos de outras entidades (normalmente, clientes e fornecedores). VPN (Virtual Private Network)

Conceitos Importantes VPN (Virtual Private Network) Rede Privada Virtual é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.Internet VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes insegurascriptografia

Avanços Fundamentais Avanços fundamentais que estão transformando o uso da TI nas empresas: A Internet e os negócios Empreendimento conectado à Internet Globalização Reengenharia de processos empresariais Utilização da TI em busca de vantagem competitiva

A Internet e os Negócios A Internet se tornou uma plataforma vital de telecomunicações para: Comunicações eletrônicas Colaboração Comércio eletrônico entre as empresas e seus funcionários, clientes, fornecedores e sócios comerciais.

A Empresa Conectada à Internet A Internet está mudando a forma de funcionamento das empresas e de trabalho das pessoas e como se dá o apoio da TI a operações e atividades do usuário final nas empresas. Elas estão se tornando empreendimentos interconectados.

Comércio Eletrônico O comércio eletrônico é a compra e venda, marketing e assistência a produtos, serviços e informações sobre uma multiplicidade de redes de computadores. Um empreendimento interconectado utiliza Internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial.

Sistemas Colaborativos Os sistemas colaborativos envolvem o uso de ferramentas de groupware para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho em rede. Para implementar esses sistemas, um empreendimento interconectado depende de intranets, Internet, extranets e outras redes.

Conceito: Groupware Sistemas informáticos de suporte a trabalho em grupo. Basicamente, permitem que um grupo de trabalhadores partilhem e desenvolvam a mesma informação sobre um determinado trabalho ou projeto. O software mais famoso para este fim é um produto da divisão Lotus da IBM, o Lotus Notes (que já inclui amplas capacidades de utilização da Internet).

Globalização e TI Muitas companhias estão no processo de globalização, ou seja, estão se tornando empreendimentos globalizados interconectados. Administrar e realizar estas mudanças estratégicas seria impossível sem a Internet, intranets e outras redes de computadores e telecomunicações que são o sistema nervoso central das companhias globalizadas de hoje.

Reengenharia de Processos Empresariais  Michael Hammer define a reengenharia como “a revisão fundamental e o redesenho radical dos processos empresariais para alcançar melhorias drásticas, como custo, qualidade, atendimento e agilidade”.  Um processo empresarial é todo conjunto de atividades destinado a produzir um resultado específico para um cliente ou para o mercado.

Reengenharia de Processos Empresariais  A Reengenharia de Processos Empresariais se concentra no motivo pelo qual um processo empresarial é utilizado para que mudanças maiores possam ser feitas no modo de ser realizado o trabalho.

Vantagem Competitiva em TI  Uso da TI.  Sistemas de Informação que representam Vantagem competitiva no mercado.  Conferem a uma empresa uma vantagem estratégica sobre as forças competitivas que ela enfrenta em seu ramo de atividades.

Vantagem Competitiva em TI  Essas forças incluem: Concorrentes de uma empresa Fornecedores de uma empresa – (leilão reverso) Potenciais concorrentes novos em seu ramo Empresas que oferecem substitutos para seus produtos e serviços

Tipos de Estratégias Desenvolvidas com o Uso de TI  Estratégias de custo ajudam você a se tornar um produtor de baixo custo; (- processo, + agilidade...) encontram formas de ajudar fornecedores ou clientes a reduzirem seus custos; aumentam os custos com que seus concorrentes devem arcar para permanecer no ramo.

Tipos de Estratégias Desenvolvidas com o Uso de TI  Estratégias de Diferenciação desenvolvem modos de diferenciar produtos ou serviços de seus concorrentes para que seus clientes percebam seus produtos ou serviços como sendo dotados de características ou benefícios exclusivos; reduzem as vantagens de diferenciação de concorrentes.

Tipos de Estratégias Desenvolvidas com o Uso de TI  Estratégias de Inovação introduzem produtos ou serviços exclusivos que incluam componentes de TI; fazem mudanças radicais em seus processos empresariais que provoquem mudanças fundamentais no modo de realizar negócios em seu ramo de atividade.

O que vimos? Conceitos Básicos de SI ; Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação; Papéis Fundamentais dos SI; Alguns Conceitos Importantes (Internet, Extranet...); Avanços Fundamentais em TI; A Internet e os Negócios / A Empresa Conectada à Internet; Comércio Eletrônico; Sistemas Colaborativos; Conceito: Groupware; Globalização e TI; Reengenharia de Processos Empresariais; Vantagem Competitiva em TI; Tipos de Estratégias Desenvolvidas com o Uso de TI (custo, diferenciação e inovação)