T ENDENCIAS EN LA REGULACIÓN : CAMBIOS RECIENTES EN LA REGULACIÓN Y SUPERVISIÓN EN I BEROAMÉRICA R OBERTO W ESTENBERGER – S UPERINTENDENTE DA S USEP Abril/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S USEP : S ONHOS E D ESAFIOS Roberto Westenberger, Ph. D. Superintendente Superintendência de Seguros Privados - Brasil 21/04/2014.
Advertisements

UMA NOVA SUSEP R OBERTO W ESTENBERGER – S UPERINTENDENTE abril/2015.
Coordenador de Relações Internacionais
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
“O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E VOCÊ” Prof. Jorge Luiz de Oliveira.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO GERÊNCIA DE INOVAÇÃO Escola Automatizada Tecnologia RFID Educação a Distância Biblioteca.
A DIMENSÃO HUMANA DA FORÇA
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
TCE-MA ANOS TÓPICOS 1. Linha do Tempo – Marcos importantes 2. Metodologia utilizada na formulação do PE 2.1 Etapas do trabalho.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Brasília, 15 de março de Audiência Pública Transparência e Funcionamento da Agência Nacional de Saúde.
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
AUTORREGULAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO DE SEGUROS 22 de abril de 2016 Helena Mulim Venceslau Diretora de Fiscalização da Susep XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE.
COMPRASNET Sistema de Compras do Governo Federal.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Comissão Valores Mobiliários. O que é CVM ? A CVM é orgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministéria da Fazenda.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Escola da Advocacia-Geral da União.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Escola da Advocacia-Geral da União.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
1 Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
“Regulação e Supervisão de Intermediários”. Introdução Não há país desenvolvido se não houver um mercado de seguros forte. Para proteger a sociedade,
MODELOS DE CAPITAL NO BRASIL UTILIZADOS PELA SUSEP XVII Conferência sobre Regulação e Supervisão de Seguros na América Latina IAIS-ASSAL 19 de abril 2016.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Fundamentos da Ciência da Informação Grupos para o trabalho final.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Marcio Patusco Lana Lobo Junho de ª Confecom 1 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - 4ª Reunião da CBC3 GRN4 Período de Estudo 2009~2012.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
1 Fundo de Estabilidade do Seguro Rural – FESR Junho/2016.
PADRONIZAÇÃO DE NORMAS REGULATÓRIAS PARA AMÉRICA LATINA
Transcrição da apresentação:

T ENDENCIAS EN LA REGULACIÓN : CAMBIOS RECIENTES EN LA REGULACIÓN Y SUPERVISIÓN EN I BEROAMÉRICA R OBERTO W ESTENBERGER – S UPERINTENDENTE DA S USEP Abril/2016 XVII C ONFERENCIA SOBRE R EGULACIÓN Y S UPERVISIÓN DE S EGUROS EN A MÉRICA L ATINA IAIS-ASSAL

Pilares de Atuação da SUSEP SUSEP Modernização (Supervisão Eletrônica) Desenvolvimento do Mercado Capacitação Holística Internacionalização

Projeto de Modernização da Susep ProcessosLegislaçãoGestãoAutomação Recursos Humanos

Projeto de Modernização Automação e Processos Criação de equipe exclusiva para o Projeto de Modernização/ Supervisão Eletrônica Implantação do “processo eletrônico” Registro eletrônico de produtos Assinatura digital nas comunicações com as supervisionadas Mapeamento de processos (3 pilotos) Reformulação do FIP (sistema de envio de dados pelo mercado)

Política de Gestores Normatização da gestão de riscos e controles internos na Autarquia Integração do Sistema de Recursos Humanos da SUSEP com o Governo Projeto de Modernização Gestão e Recursos Humanos

Normatização do rito sumário do processo sancionador, incluindo a responsabilização da pessoa natural Atualização das normas sobre aplicações dos ativos garantidores Flexibilização das regras de resseguro Instituição de regra determinando a implantação do ERM (gestão de riscos corporativos para fins de solvência) Projeto de Modernização Legislação e Regulamentação PBS 13 PBS 16

Regulamentação das multas para o mercado não supervisionado Projeto de Lei sobre a estabilidade da gestão da Susep Decreto com a nova estrutura da Susep Projeto de Modernização Legislação e Regulamentação

Nova Estrutura da Susep SUPERINTENDENTE SUPERVISÃO PRUDENCIAL DE SOLVÊNCIA FISCALIZAÇÃO MONITORAMENTO SUPERVISÃO DE CONDUTA FISCALIZAÇÃO MONITORAMENTO E REGISTRO DE PRODUTOS E CORRETORES ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE SEGUROS PRIVADOS AUTORIZAÇÕES E LIQUIDAÇÕES JULGAMENTOS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Principais Projetos para 2016 ESTABILIDADE DA GESTÃO NOVA ESTRUTURA MODERNIZAÇÃO: SUPERVISÃO ELETRÔNICA IMPLEMENTAÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DE CORRRETORES NOVO MARCO REGULATÓRIO DESENVOLVIMENTO DO MERCADO

Avaliação do Setor de Seguros - FSAP Comissão para acompanhamen to do grau de aderência aos PBSs da IAIS Planejamento Estratégico – metas de melhoria do grau de aderência aos PBSs da IAIS Criação da Comissão de Assuntos Internacionais (CAI) Grupos de Trabalho para acompanhamen to dos subcomitês da IAIS 2011/2012 FEV/2013 AGO/2013 SET/2013 MAI/2015 DEZ/2015 Designação de servidores para o Supervisory Cooperation Expert Team da IAIS AUTOAVALIAÇÃO E REVISÃO POR PARES DA IAIS Implementação dos PBS da IAIS