Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital

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Transcrição da apresentação:

Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital Leandro Somma

Suply Chain Management Representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição através da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o fornecedor inicial de matérias-primas até o consumidor final.

Um modelo de Gestão

Canais físicos DE SUPRIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Lacuna em tempo e espaço entre as fontes materiais imediatas de uma empresa e seus pontos de processamento. DE DISTRIBUIÇÃO Lacuna em tempo e espaço entre os pontos de processamento da empresa e seus clientes.

Cadeia de Suprimentos Fornecedor Fabricante Distribuidor Loja

Atividades Logísticas

Atividades primárias Atividades que contribuem com a maior parcela dos custos totais e/ou são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística: Transportes. Gerenciamento de Estoques. Processamento de Pedidos. Nível de Serviço

Atividades primárias Transportes: Gerenciamento de Estoques: Seleção de modais, equipamentos e serviços correlatos. Consolidação de fretes. Determinação de rotas. Programação de veículos. Gerenciamento de Estoques: Previsão de vendas. Dimensionamento dos estoques. Combinação de produtos. Estratégias.

Atividades primárias Processamento do Pedidos: Interface dos estoques com as vendas. Definição de regras para confecção de pedidos. Nível de Serviço (Qualidade): Determinação das necessidades dos clientes. Análise da reação dos clientes aos serviços. Estabelecimento do nível de serviço logístico.

Atividades de apoio Dão suporte às atividades primárias: Aquisição do Produto. Programação do Produto. Embalagem de Proteção. Manuseio de Materiais. Armazenagem. Manutenção de Informações.

Atividades de apoio Aquisição do Produto (Suprimento): Seleção de fornecedores. Determinação dos itens e das quantidades de insumos. Programação das compras. Programação do Produto (Produção): Quantidades a produzir. Datas e locais de fabricação.

Atividades de apoio Embalagem de Proteção: Proteção contra danos. Facilidades de manuseio, transporte e armazenagem. Manuseio de Materiais (Movimentação interna): Seleção de equipamentos de movimentação. Procedimentos para recebimento, alocação, recuperação e despacho.

Atividades de apoio Armazenagem: Manutenção de Informações: Dimensionamento e configuração da área de estocagem. Definição de equipamentos e de instalações. Manutenção de Informações: Controles de custos e desempenhos. Suporte a atividades rotineiras, planejamentos e decisões. Coleta, armazenagem, tratamento e análise de dados.

Importância da Logística / SCM Os custos logísticos são significativos As expectativas do Serviços Logísticos ao cliente estão aumentando As linhas de Suprimento e Distribuição vão se estender com maior complexidade. Clientes querem respostas cada vez mais rápidas Padronização em massa Customização em massa

Logística

Objetivos da logística empresarial Desenvolver um mix de atividades logísticas do qual venha a resultar o máximo retorno possível do investimento no menor prazo. Dimensões: Impacto do projeto do sistema logístico em termo de contribuição de rendimentos. Custo operacional e as necessidades de capital desse projeto.

Retorno sobre os ativos logísticos (RAL) Se os efeitos dos níveis de atividade logística sobre as receitas da empresa são conhecidos, um objetivo financeiro factível para a logística pode ser expresso pela equação: RAL = Contribuição para a receita – Custos operacionais logísticos Ativos Logísticos Contr. p/ receita  vendas resultantes do projeto logístico Custos operac. Log.  despesas p/ proporcionar o NS Logístico ao cliente. Ativos Logísticos  capital investido no sistema logístico. O RAL deve ser maximizado com o passar do tempo.

Abordagens do estudo da Logística / SCM

EXERCÍCIO: Destaques de sucesso e Fracasso em Estratégia Logística São numerosas as empresas que empregam estratégia logística / Cadeia de Suprimentos (CS) como um elemento central de sua estratégia corporativa. Você deve identificar algumas das empresas que tiveram sucesso exatamente em função dessa estratégia logística/CS e apontar as razões dessa indicação (Galeria das Melhores). Você deve, por outro lado, identificar empresas que, na sua opinião, padecem em consequência da execução inadequada de uma importante estratégia logística/CS (Galeria das Piores).

1. Galeria das Melhores Identifique três empresas que empregam uma estratégia logística/CS como elemento central de sua estratégia geral de negócios. Visite o seu site (se tiver), visite as empresas pessoalmente, se for o caso (fotografe situações, se puder) Descreva suas operações logística/CS ( O que fazem? Como fazem?) Cite alguns elementos bem executados de logística / CS

2. Galeria das Piores Identifique três empresas mal sucedidas na execução de uma estratégia logística/CS importante para sua estratégia geral de negócios. Visite o seu site (se tiver), visite as empresas pessoalmente, se for o caso (fotografe situações, se puder). Descreva suas operações logística/CS ( O que fazem? Como fazem?) Cite alguns elementos mal sucedidos de logística / CS

3. Análise comparativa Do ponto de vista da logística / CS, o que distingue a Galeria das Melhores da Galeria das Piores? Quais são as características comuns das melhores? Quais são as características comuns das piores?