Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Advertisements

Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Centro Educacional Pioneiro
Professor Izaias Cordeiro Néri
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROJETO “NARRATIVA” 4º TERMOS (A, B e C) EJA 2010 Professora: Climéria.
QUEM SOMOS ? A maioria se conheceu no Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) e entrou para o projeto Tecnojovem. O QUE JÁ FIZEMOS? Cobertura fotográfica.
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
M OVIE M AKER : P RODUÇÃO DE FILMES. PRODUZIR FILMES COM O WINDOWS LIVE MOVIE MAKER  Contextualização  Windows Live Movie Maker – características gerais.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
M ICROSOFT W ORD 2007 C OMANDOS Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
PROJETO: FORMAÇÃO DE ALUNOS MONITORES DO LEI Instrutor: Gilmar Procópio Martins Júnior Escola: Edite Alcântara Mota EEFM.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Aula 5 - Arquiteturas Pedagógicas Internet e educação Webquest Cloud Computing: Pbworks Blogs Google Docs SkyDrive Edição de Imagens Edição de Videos.
19 de Maio de 2009 Colégio Dr. Luís Pereira da Costa Nelson Jorge | | UED – Criar, partilhar e interagir.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Tecnologias Educativas I Docente: Fernando Costa Discente : Érica Simões.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) Valéria Machado da Costa Fiocruz/Icict-Ctic.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Capacitações em Acolhimento e Classificação de Risco Concórdia 24 e 25 de Julho/14.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Sessão de Formação. Programa da Sessão de Formação Introdução ● História do projecto ● Mais-valias da plataforma Plataforma ● Formatos finais ● Integração.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
UMA ASSOCIAÇÃO MODERNA NÃO PODE DEIXAR DE ESTAR NA REDE 2.0.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
INFORMÁTICA APLICADA À LOGÍSTICA Professora Claudete Vedana.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
MÍDIA KIT Blog Moda e Moldes.
Mobilidade 1. Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP Compartilhar: por que? O que é a web 2.0? Superintendência de Tecnologia STA – STE.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
SISTEMA OPERACIONAL Administra todos os recursos do computador fazendo a interação entre software e hardware. Sua função é gerenciar e disponibilizar.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Como fazer um vídeo Windows Movie Maker PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUBPROJETO.
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme Sousa Lorena Araújo Anápolis 2013

O que é REA? ► A sigla REA se refere aos Recursos Abertos Educacionais que estão dispostos de forma acessível ao público e às vezes sem custo nenhum nas formas de mídias como: fotos, vídeos, sites, softwares e também em livros didáticos que contribuam para o aprendizado. ► Ao se referir ao uso do REA no contexto escolar abordaremos: Como ele pode ajudar; A forma de trabalhar; Onde encontrar; Como criar; Como adaptar; Como compartilhar;

REA: Como ajudar Nem sempre os livros didáticos escolares obtém as informações atualizadas, visto que são livros adotados e que costumam ser utilizados por alguns anos mesmo tendo o conteúdo desatualizado. As vantagens do uso do REA são: Alunos e professores podem ter acesso ao livro didático atualizado na qual podem fazer o download e imprimir; Acesso livre ao conhecimento por meio de aulas, slides, livros online; O material disposto na internet, ele pode ser modificado, adaptado afim de gerar um conteúdo mais consistente e eficaz no processo didático; Muito materiais didáticos recebidos não permitem fotocópias ou alterações.

REA: Forma de trabalhar ► Este recurso permite montar, criar e adaptar o material, de acordo com a necessidade do aluno; ► O planejamento é essencial, e a avaliação da qualidade do material publicado na internet deve ser imprescindível; ► As licenças de uso que neste caso são concedidas de forma licença livre garante ao receptor de uma obra protegida por direito autoral as liberdades de utilizar e gozar dos benefícios de seu uso, copiar e distribuir, estudar e modificar, e distribuir modificações daquela obra.

REA: Onde encontrar Ainda não é fácil encontrar os recursos educacionais abertos na Internet, mas há ferramentas que podem ajudar a encontrar esses recursos e sempre visando também a importância das licenças de uso de cada material. Alguns sites na qual se encontram o REA: ► Google Pesquisa Avançada: Permite filtrar a busca por tipos de direitos de uso; Funciona para textos, imagens e afins. ► Busca Creative Commons: É um agregador de vários mecanismos de buscas num só lugar, buscando vários sites como: Google, Flickr(imagens),BlipTV (vídeos), entre outros. ► Flickr: Busca imagens e fotos. ► Jamendo: Comunidade de música livre.

REA: Como criar Há três pontos de vista para sua criação: Produção do material afim de compartilhamento; Usar o material produzido de forma que contribua para o planejamento de aulas; Produção de material afim de distribuí-lo aos alunos, seja de modo impressa ou repondo o material online. A forma de compartilhamento e a licença de uso é o que define o REA, e também deve ser olhado os seguintes pontos: ► O formato do documento deve ser padrões abertos, ex: “DOC” ou “ODT” e usar programas como o Google Docs onde pode criar os documentos de texto(planilhas, slides, imagens etc.) ► Foto: Picasa ou GIMP; ► Vídeo: Windows Movie Maker ou VLMC; ► Música: Audacity

REA: Como adaptar Nem sempre se têm o hábito de compartilhar os melhores conteúdos por receio de plágio, ou críticas, falta de reconhecimento e entre outros. Mas adaptar o conteúdo de forma que contribua para o conhecimento é quebrar os parâmetros lineares de um educação voltada para um sistema monótono. O material distribuído e atualizado gera uma melhor visão dos estudos e sua adaptação pode ser nas formas de: material impresso; edição de imagens; vídeo; áudio.

REA: Como compartilhar ► Versões “offline” ou “locais” de REA, são recursos que não precisam do uso da internet, assim professores terão um espaço para compartilhar e trocar recursos de forma válida; ► O uso da Internet : criação de blogs, que servirá como um espaço de informações e comunicações entre alunos e professores; ► Plano de Aula; ► Fotos e imagens: Flickr ► Vídeos: Youtube

Referências Links: A A