Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.

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Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio

Projetos compartilhados

Projetos “Educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer.” DEWEY

Os 4 Pilares da Educação Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI – UNESCO Segundo Delors (2010), a educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: Aprender a Aprender. Aprender a Conviver. Aprender a Fazer Aprender a Ser.

APRENDER A APRENDER É o eixo da competência cognitiva. Trata-se de preparar o indivíduo para ser um caçador de conhecimentos, ou seja, criar o desejo de educar-se constantemente, cuidando do seu próprio desenvolvimento, do autodidatismo.

APRENDER A CONVIVER É o eixo da competência relacional. É a relação do indivíduo com os outros e com o meio-ambiente entendida na sua concepção mais ampla. Relaciona-se com a cidadania, com a participação e a democracia. Colocar-se no lugar do outro

APRENDER A FAZER É o eixo da competência produtiva. Mais do que desenvolvimento de habilidades voltadas para a qualificação profissional, mas, em sentido ampliado, preparando o indivíduo para enfrentar e superar experiências praticas de maneira efetiva.

APRENDER A SER É o eixo da competência pessoal. É a relação do indivíduo consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade, autoestima, autoconceito, autoconfiança, autodeterminação, autocuidado

Fundamentados nos quatro pilares, podemos pensar em uma escola com espaço de interação, de participação e de articulação entre os segmentos , buscando sempre o respeito mútuo, a criatividade, o construtivismo, a solidariedade, a cidadania, desenvolvendo habilidades que levem os alunos a serem agentes do seu próprio saber e construtores de novos horizontes que possibilite uma vida mais feliz.

Os 3 tipos de competência: Conhecimentos: informações adquiridas por estudo ou vivência. Esse grupo reúne as competências relacionadas ao Aprender a Conhecer (ou Aprender); Habilidades: capacidade de realizar tarefas de forma organizada e eficiente. Esse grupo inclui as competências relacionadas a Aprender a Fazer (ou Saber Fazer); Atitudes: comportamento que envolve personalidade, motivado pelo querer, gerando uma ação. Esse grupo agrega as competências relacionadas a Aprender a Ser e Aprender a Conviver (ou Querer Fazer e Como Fazer).

“Fazer da interrupção um caminho novo, fazer da queda, um passo de dança, do medo, uma escada, do sono, uma ponte, da procura um encontro.” Fernando Sabino

o Programa Escola da Família torna as escolas, nos finais de semana, o espaço privilegiado de convivência familiar e comunitária, oferecendo, principalmente aos jovens, oportunidades de lazer, canais de auto-expressão” quatro eixos: Cultura, Esporte, Qualificação para o Trabalho devem trabalhados através de projetos

O projeto é a intenção que se concretiza no conjunto de atividades planejadas e inter-relacionadas, aliadas ao contexto para alcançar um objetivo específico. No Programa Escola da Família, um conjunto de projetos almeja o mesmo fim, estabelecendo prioridades nas intervenções e nas construções coletivas. Todas as atividades planejadas têm em vista criar oportunidades para a ampliação de horizontes e perspectivas para os participantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade intra e extra-escolar, a auto-estima e a identidade cultural das populações.Os pilares da educação ( ser, conviver, fazer, e aprender)

Oficinas : .

Oficina

Socialização das propostas

Bibliografia: DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo; Brasília: Cortez; MEC, Unesco, 2001 Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - 2000 Competências para a vida – Trilhando Caminhos de Cidadania Equipe UNICEF